Física IIComprimento de onda Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 11:41

Comprimento de onda

Mensagem não lida por AnaFlavia »

(FCMMG / Adaptado) As figuras seguintes representam três ondas sonoras que se propagam em um mesmo meio, captadas por um microfone em momentos diferentes e transformadas em ondas transversais na tela de um computador.
ondassss.png
ondassss.png (11.03 KiB) Exibido 2743 vezes
Quanto às suas características, pode-se afirmar que
A) as três ondas têm timbres diferentes.
B) as ondas 1 e 2 têm o mesmo período.
C) as ondas 2 e 3 têm a mesma frequência.
D) a onda 3 tem maior comprimento de onda do que a 1.
Resposta

Resposta: Letra C
Obs: Pra mim, nenhuma alternativa está correta kkk. Não consigo enxergar o porquê das ondas 2 e 3 terem a mesma frequência, já que contando as ondas, a 3 teria uma frequência maior.
Obrigada desde já! :D

Última edição: caju (Dom 29 Out, 2017 12:01). Total de 1 vez.
Razão: Colocar spoiler na resposta.



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 13:11

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por rippertoru »

Ola AnaFlavia,

a) (falso) Timbre é a característica sonora que nos permite distinguir se sons da mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas.
b) (falso) pode-se notar que as ondas 1 e 2 tem frequências distintas.
c) (verdadeiro) As ondas 2 e 3 tem fases e amplitudes diferentes, mas tem a mesma frequências.
d) (falso) o comprimento de onda é dado pela distancia entre duas cristas ou dois vales, nota-se que o comprimento da onda 3 é menor do que da onda 1.
Colocando as duas onda em fase, observa-se que as ondas estão na mesma frequência.
Screenshot_1.png
Screenshot_1.png (30.88 KiB) Exibido 2738 vezes



Sem sacrifício não há vitória.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 13:34

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por AnaFlavia »

rippertoru, Olá, muito obrigada pela ajuda! Mas eu ainda não consegui entender. Eu achava que para saber se duas ondas estão com a mesma frequência bastava contar a quantidade de ondas, e, no caso, a quantidade das ondas 2 e 3 são diferentes. Tem como me explicar de uma outra forma? por favor?



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 13:47

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por rippertoru »

AnaFlavia escreveu:
Dom 29 Out, 2017 13:34
rippertoru, Olá, muito obrigada pela ajuda! Mas eu ainda não consegui entender. Eu achava que para saber se duas ondas estão com a mesma frequência bastava contar a quantidade de ondas, e, no caso, a quantidade das ondas 2 e 3 são diferentes. Tem como me explicar de uma outra forma? por favor?
Contar a quantidade de ondas não é suficiente, pois pode-se representar ondas com mesma frequência com "6 ondas", por exemplo, e outra com "3 ondas por exemplo). Nesta questão especifica, além no "número de ondas" como vc disse, ser diferente elas estão defasadas, ou seja, o primeiro pico é positivo para uma onda (onda 2) e para outra o pico é negativo (onda 3). Então tirar uma conclusão definitiva vc deve comparar as duas ondas com a mesma fase (OU SEJA, pico positivo de uma onda coincidindo com o pico positivo da outra), se com isso, as duas alcançarem o pico ou o vale ao mesmo tempo, então elas têm a mesma frequência, se não, elas tem frequências distintas.


Sem sacrifício não há vitória.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 13:53

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por AnaFlavia »

rippertoru, Quando você traçou essas retas paralelas então foi para saber se elas alcançam o pico ao mesmo tempo? E ai sim saber se tem a mesma frequência? Mas a frequência não é a quantidade de ciclos por unidade de tempo? Como você tirou a conclusão de que entre essas retas que tu traçou é uma unidade de tempo? Tô um pouco confusa... :/



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 14:02

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por rippertoru »

AnaFlavia escreveu:
Dom 29 Out, 2017 13:53
rippertoru, Quando você traçou essas retas paralelas então foi para saber se elas alcançam o pico ao mesmo tempo? E ai sim saber se tem a mesma frequência? Mas a frequência não é a quantidade de ciclos por unidade de tempo? Como você tirou a conclusão de que entre essas retas que tu traçou é uma unidade de tempo? Tô um pouco confusa... :/
As ondas foram capturadas em momentos distintos (janelas de tempo diferentes), então ele pode ter mostrado uma onda numa janela de tempo menor (onda 1), mostrado outra onda em uma janela de tempo maior (onda 3) e outra em uma janela de tempo intermediaria (onda 2). O que quero dizer é que: não se engane com o "tamanho" das ondas, quando não há nenhuma informação sobre o tempo, use a comparação direta entre as formas de onda. Pois se ele definisse a janela de tempo de cada uma das ondas, então facilmente obteria-se a frequência de cada onda.


Sem sacrifício não há vitória.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 14:06

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por AnaFlavia »

rippertoru, Quando não me dão nenhuma informação sobre o tempo devo prosseguir a análise como você fez? Traçando retas paralelas entre ondas de mesma fase e conferir se elas alcançam o topo ao mesmo tempo ( que no caso, esse tempo foi determinado por mim)?



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 14:10

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por rippertoru »

AnaFlavia, Sim. Caso contrário ele deve fornecer alguma outra informação, para proceder de outra forma.


Sem sacrifício não há vitória.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 14:29

Re: Comprimento de onda

Mensagem não lida por AnaFlavia »

rippertoru, Entendi!! :D muito obrigada pela paciência!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Comprimento de onda
    por FISMAQUIM » » em Química Geral
    1 Respostas
    474 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Comprimento de onda
    por FISMAQUIM » » em Química Geral
    1 Respostas
    535 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Dualidade Onda x Partícula
    por Deleted User 23699 » » em Física II
    1 Respostas
    737 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (FB) Dualidade Onda x Partícula
    por Deleted User 23699 » » em Física II
    1 Respostas
    772 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Dualidade Onda x Partícula
    por Deleted User 23699 » » em Física II
    1 Respostas
    752 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Física II”