Física IIFrequência e intensidade Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 11:17

Frequência e intensidade

Mensagem não lida por AnaFlavia »

Para que uma pessoa possa ouvir as conversas de uma outra, são necessários alguns parâmetros: a frequência e a intensidade do som emitido pela pessoa e os valores máximos e mínimos da frequência e da intensidade sonora que o ouvinte consegue captar. O limiar de audição caracteriza, para cada frequência, os valores mínimos da intensidade sonora capazes de sensibilizar o sistema auditivo de uma pessoa. O gráfico a seguir mostra, numa mesma escala, as frequências e os níveis de intensidade sonora de uma pessoa que está falando (A) e de outra que está ouvindo (B).
questao questao.png
questao questao.png (27.1 KiB) Exibido 1712 vezes
De acordo com o gráfico, o ouvinte (B) consegue captar todos os sons emitidos pela pessoa que está falando (A), desde que esteja perto dela, porque, necessariamente,

A) as pessoas com audição normal são capazes de escutar tudo aquilo que as outras pessoas falam, independentemente da frequência e da intensidade dos sons emitidos.
B) todos os sons pronunciados têm nível de intensidade maior do que o limiar de audição do ouvinte (B) dentro da faixa de frequências emitidas.
C) todos os sons pronunciados têm frequência menor do que as frequências que o ouvinte B pode perceber dentro da faixa de níveis de intensidade emitidos.
D) a faixa correspondente à região da fala do emissor (A) é composta de frequências que estão dentro da faixa de audição do receptor (B).
E) a intensidade, a frequência e o timbre sonoro dos sons emitidos são maiores do que aqueles que o ouvinte (B) é capaz de perceber na situação descrita pelo gráfico.

*** Alguém pode me ajudar na interpretação desse gráfico?? estou com muita dificuldade :/ :/ :/

R: Letra B

Última edição: AnaFlavia (Dom 29 Out, 2017 11:17). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 13:00

Re: Frequência e intensidade

Mensagem não lida por rippertoru »

Considerando o ouvinte (B), o gráfico mostra o nível minimo ou menor valor de intensidade sonora para cada frequência.
O som emitido por (A) está na faixa de frequência entre 100 e 10 000 (Hz), e cuja intensidade sonora está ACIMA do nível minimo que (B) possa ouvir.

Considerando a letra:
"De acordo com o gráfico, o ouvinte (B) consegue captar todos os sons emitidos pela pessoa que está falando (A), desde que esteja perto dela, porque, necessariamente,"

a) (Falso) Pois a faixa de audição humana está entre 20 a 20 000 (Hz), então depende da frequência em que o som está sendo emitido.
b) (Verdadeiro) Observando o gráfico, o nível de som emitido por ar (destacado em vermelho) é maior que o nível mínimo que (B) pode ouvir (em preto), além disso, o som emitido está dentro da faixa em que (B) pode ouvir.
c) (Falso) Todos os sons pronunciados estão dentro da faixa em que o ouvinte (B) pode ouvir.
d) (Falso) Parcialmente verdadeiro, pois é necessário que o ouvinte deve esteja próximo para a intensidade sonora estar acima do limiar do ouvinte (B).
e) (Falso) A intensidade, a frequência e o timbre emitidos por (A) não são maiores nem menores do que (B) é capaz de ouvir.



Sem sacrifício não há vitória.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Out 2017 29 14:02

Re: Frequência e intensidade

Mensagem não lida por AnaFlavia »

rippertoru, o minimo que B pode ouvir está próximo de 1000hz? Pegando o ponto mais abaixo dessa curva? ou eu estou analisando errado? Tem como me explicar um pouco melhor o por quê de não ser a alternativa D?



Avatar do usuário
rippertoru
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 494
Registrado em: Ter 23 Mai, 2017 16:46
Última visita: 24-08-23
Localização: Paraíba
Out 2017 29 14:08

Re: Frequência e intensidade

Mensagem não lida por rippertoru »

AnaFlavia escreveu:
Dom 29 Out, 2017 14:02
rippertoru, o minimo que B pode ouvir está próximo de 1000hz? Pegando o ponto mais abaixo dessa curva? ou eu estou analisando errado? Tem como me explicar um pouco melhor o por quê de não ser a alternativa D?
De acordo com o gráfico, o ouvinte (B) consegue captar todos os sons emitidos pela pessoa que está falando (A), desde que esteja perto dela, porque, necessariamente,

D) a faixa correspondente à região da fala do emissor (A) é composta de frequências que estão dentro da faixa de audição do receptor (B).

Porque não basta a região da fala do emissor (A) ser composta por frequências que estão na faixa de audição do receptor (B) é necessário que (A) fale com uma intensidade maior para que (B) possa ouvir (ACIMA do limiar), então essa afirmativa está parcialmente certa.
A alternativa (B) justifica melhor, pois leva em consideração a intensidade e a faixa de frequência.



Sem sacrifício não há vitória.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”