Física II(Unicamp) Lente convergente

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 02 19:51

(Unicamp) Lente convergente

Mensagem não lida por Liliana »

Um estudante observa uma gota de água em repouso sobre sua régua de acrílico, como ilustrado na figura.

(Não estou conseguindo colocar a imagem, mas não vai fazer diferença. Mostra só uma semicircunferência e uma seta falando que essa é a gota.)

Curioso, percebe que, ao olhar para o caderno de anotações através dessa gota, as letras aumentam ou diminuem de tamanho conforme afasta ou aproxima a régua do caderno. Fazendo alguns testes e algumas considerações, ele percebe que a gota de água pode ser utilizada como uma lente e que os efeitos ópticos do acrílico podem ser desprezados. Se a gota tem raio de curvatura de 2,5 mm e índice de refração 1,35 em relação ao ar,
a) calcule a convergência C dessa lente.
Resposta: 140 di

b) Suponha que o estudante queira obter um aumento de 50 vezes para uma imagem direita, utilizando essa gota. A que distância d da lente deve-se colocar o objeto?
Resposta: 7 mm



Por que na letra a) eu não posso usar apenas a fórmula C=1/f ? Foi usado a fórmula Equação de Halley C= [ 1 - (nlente/nmeio) ] * [1/R]

Na letra b) eu achei essa resolução:
Da Equação da Ampliação, temos 50 = −p’ /d.
Assim, vem:
p'= -50d
C=1/d + 1/p'
140= 1/d + 1/(-50d)
d= 7 mm

Mas por que usa C como foco?? O C seria o equivalente à vergência, né? Então, não seria o inverso do foco??




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 02 20:14

Re: (Unicamp) Lente convergente

Mensagem não lida por undefinied3 »

a) Porque é uma lente, e não um espelho esférico. É pra assumir que a gota atua como uma lente plano-convexa:
[tex3]C=(1-\frac{1,35}{1})(-\frac{1}{2,5.10^{-3}}+\frac{1}{\infty})=0,35.\frac{1000}{2,5}=140[/tex3]

b) Não entendi exatamente sua dúvida. A equação de Gauss é [tex3]\frac{1}{f}=\frac{1}{p}+\frac{1}{p'}[/tex3] , de fato, [tex3]C=\frac{1}{f}[/tex3] de modo que [tex3]C=\frac{1}{p}+\frac{1}{p'}[/tex3]

Última edição: undefinied3 (Sex 02 Jun, 2017 20:14). Total de 2 vezes.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 03 12:34

Re: (Unicamp) Lente convergente

Mensagem não lida por Liliana »

Sobre a letra a), na minha apostila, a fórmula V=1/f vem na parte de "lentes esféricas". Como eu saberia diferenciar quando usar ela ou usar a Equação de Halley??

E sobre a letra b), eu não tinha prestado atenção, entendi como fez a substituição. Mas usando a fórmula 1/f= 1/p + 1/p' , A=-p'/p e considerando que f=R/2, o resultado dá p=1,225 mm. Por que não dá certo dessa forma??



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 03 12:49

Re: (Unicamp) Lente convergente

Mensagem não lida por undefinied3 »

Entenda, o problema nao está na formula da vergencia mas no foco. Não é um espelho para você falar que f=R/2, é uma lente que tem indice de refração e tudo mais.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”