Física II(Mack-SP) Os Objetos A e B...

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
EvandroATB
Junior
Mensagens: 15
Registrado em: Qui 29 Dez, 2016 15:46
Última visita: 22-01-17
Localização: São José Dos Campos
Contato:
Jan 2017 17 10:41

(Mack-SP) Os Objetos A e B...

Mensagem não lida por EvandroATB »

(Mack-SP) Os objetos A e B, quando iluminados pela luz solar, apresentam, respectivamente, as cores vermelha e branca. Esses objetos, ao serem iluminados somente pela luz de uma lâmpada de sódio, que emite apenas a luz monocromática amarela, serão vistos, com quais cores?
Resposta

Resposta : Preta e Amarela
Por que a cor vermelha não absorve a cor amarela?




NiltonGMJr
1 - Trainee
Mensagens: 59
Registrado em: Seg 16 Jul, 2012 20:08
Última visita: 29-08-19
Jan 2017 17 15:33

Re: (Mack-SP) Os Objetos A e B...

Mensagem não lida por NiltonGMJr »

A luz solar é composta por todos as cores do espectro visível. Quando esta luz incide sobre o objeto A, o mesmo se apresenta vermelho, isto significa que todas as demais cores são absorvidas pelo objeto e apenas a luz vermelha (uma das componentes da luz solar) é refletida. Já o objeto B se apresentou branco, de modo que o mesmo não absorveu nenhuma cor, refletindo toda a luz do sol (todo o espectro vísivel).
Se o objeto A for iluminado por uma luz monocromática amarela (como no caso da luz emitida pela lâmpada de sódio), então o mesmo irá absorver essa cor, da mesma maneira que absorveu todas as outras cores do espectro visível com excessão do vermelho, e como não há uma componente de coloração vermelha na luz da lâmpada de sódio, nada será refletido, e o objeto será visto como preto.
Se o objeto B for iluminado por essa mesma lâmpada, então, assim como ocorreu com a luz solar, serão refletidas todas as cores que incidirem sobre o mesmo. Nessa caso, entretanto, há apenas uma cor, que é a amarela, de modo que o objeto B será visto como amarelo.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”