Física II(UCS RS 2015) Termologia

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
oreidosgatos
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Abr 2022, 18:43
Última visita: 29-04-22
Abr 2022 19 14:50

(UCS RS 2015) Termologia

Mensagem não lida por oreidosgatos »

Na Antiguidade, alguns povos andinos se notabilizaram por atingir uma excelência em construções megalíticas. Eram capazes de transportar blocos de pedra pesando toneladas por longas distâncias e altitudes, além de lapidá-los perfeitamente para construir muros, fortalezas, templos, etc. Algumas das construções, para ajudar a manter os blocos unidos uns aos outros, utilizavam uma técnica onde os construtores cavavam nos dois blocos a serem unidos um pequeno vão na zona de contato: metade do vão ficava num bloco, e metade no outro. Dentro desse vão, era derramado algum metal em estado líquido, que então se solidificava formando uma espécie de grampo. Se essa técnica fosse aplicada em uma construção que está a 3.000 metros de altitude, seria possível afirmar, sob o prisma da Termologia e desconsiderando exceções, que

A ) o aumento linear da pressão atmosférica com o aumento da altitude faz o volume do metal expandir mais do que o faria no nível do mar, por isso os grampos são um recurso para construção em grandes altitudes.

B ) a temperatura na qual os metais solidificam é menor ali do que no nível do mar.

C ) o calor específico sensível dos metais dobra a cada mil metros, por isso seria necessário gastar três vezes mais energia para liquefazer um metal do que o seria no nível do mar.

D ) o calor específico sensível dos metais diminui pela metade a cada mil metros, por isso o metal liquefará com três vezes menos energia, o que explicaria o esforço para deslocar os blocos montanha acima.

E ) a temperatura com que os metais solidificam é maior ali do que no nível do mar.
Resposta

B ) a temperatura na qual os metais solidificam é menor ali do que no nível do mar.
Se não me engano, quanto maior a altitude, menor a temperatura de ebulição e maior a temperatura de fusão (vi algo sobre isso em Propriedades Coligativas, em que "vogais e consoantes" eram inversas – caso de ebulição e fusão -, mas meu pensamento não bate com o gabarito). Então, por que b), e não e), está certa?



Ressuscitado pela última vez por oreidosgatos em 19 Abr 2022, 14:50.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”