Física IIDilatação Linear

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
CHEFINHO
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: Qua 03 Jun, 2020 14:24
Última visita: 30-11-20
Jul 2020 15 23:04

Dilatação Linear

Mensagem não lida por CHEFINHO »

Um termostato é um dispositivo constituído basicamente de duas lâminas metálicas firmemente ligadas uma a outra e utilizado para controlar a temperatura de aparelhos eletrodomésticos. Quando a temperatura aumenta, as lâminas curvam-se na forma de arco, o circuito se abre e a passagem da corrente elétrica cessa, conforme as figuras 1 e 2.
Figura12.jpg
Figura12.jpg (8.26 KiB) Exibido 1902 vezes
São dados alguns coeficientes de dilatação linear.
tabela.jpg
tabela.jpg (7.19 KiB) Exibido 1902 vezes
Podemos afirmar que:

a) as duas lâminas são de latão
b) as duas lâminas são de cobre, pois é o melhor condutor elétrico dentre os três apresentados
c) poderemos ter: lâmina A de aço e lâmina B de cobre
d) podemos ter: lâmina A de latão e lâmina B de cobre
e) a curvatura independe do coeficiente de dilatação linear; basta que sejam dois metais diferentes
Resposta

c

Última edição: caju (Qui 16 Jul, 2020 08:39). Total de 1 vez.
Razão: retirar o enunciado da imagem.



Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Jul 2020 16 00:00

Re: Dilatação Linear

Mensagem não lida por Tassandro »

CHEFINHO,
Note que a dilatação da lâmina B foi maior que a dilatação da lâmina A, logo, [tex3]\mathrm{α_B>α_A}[/tex3] . Como [tex3]\mathrm{α_{cobre}>α_{aço}}[/tex3] , a letra C está correta. As demais estão erradas por não atenderem à condição [tex3]\mathrm{α_A>α_B}[/tex3]



Dias de luta, dias de glória.

Autor do Tópico
CHEFINHO
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: Qua 03 Jun, 2020 14:24
Última visita: 30-11-20
Jul 2020 22 11:19

Re: Dilatação Linear

Mensagem não lida por CHEFINHO »

A lâmina A e B não tiveram a mesma dilatação? Estou um pouco confuso em relação à imagem, uma vez que o "ângulo" formado pelas laminas parece o mesmo. Por exemplo, se arrastar a Lâmina B um pouco pra esquerda, ela aparenta ficar na mesma curvatura de A, não sei se voçe entendeu o meu racíocinio...



Avatar do usuário
Jvrextrue13
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb 18 Jul, 2020 16:58
Última visita: 09-06-21
Jul 2020 22 12:07

Re: Dilatação Linear

Mensagem não lida por Jvrextrue13 »

Não , elas não sofreram a mesma dilatação, realmente eu entendo essa pequena "ilusão de ótica" mas é simples. Vemos que o ângulo do arco formado por cada lâmina que se curvou é o mesmo, entao, como o raio de curvatura da lâmina "de trás" é maior, o seu comprimento de arco é maior também. Logo, como elas sofreram a mesma variação de temperatura, a lâmina que dilatou mais tem que ter coeficiente de dilatação maior e a que dilatou menos deve ter um coeficiente menor. Agora é só analisar as alternativas e correr pro abraço !



Ensinar/ajudar é uma das melhores formas de fixar o que já foi estudado :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física II”