Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-VestibularFunção quadrática/Questão desconhecida Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

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Autor do Tópico
Harison
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Mai 2021 13 11:51

Função quadrática/Questão desconhecida

Mensagem não lida por Harison »

Os gráficos das funções [tex3]f(x)=ax²+bx[/tex3] e [tex3]g(x)=2x+2[/tex3] ,com {a,b} [tex3]\subset [/tex3] [tex3]\mathbb{R}[/tex3] ,são:
20210502_180907.jpg
20210502_180907.jpg (27.27 KiB) Exibido 454 vezes
Esses gráficos têm dois pontos,P e Q,em comum,sendo que P pertence ao eixo das abscissas.

A)Calcule os valores das constantes reais a e b.

B)Determine os pontos P e Q.
Resposta

A)a=4;b=4
B)P(-1,0);Q(1/2,3)

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Leandro2112
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Mai 2021 13 17:20

Re: Função quadrática/Questão desconhecida

Mensagem não lida por Leandro2112 »

Calculando a raiz de g(x):

2x + 2 = 0
x = -1

Logo o ponto aonde f cruz com g e é mostrado no plano é o (-1,0). Substituindo esse ponto na f(x) temos:

a*(-1)^2 + b*(-1) = 0
a - b = 0 (I)

Através do gráfico da função f, notamos o Yv = -1, com isso:

Yv = [tex3]\frac{-\Delta }{4a}[/tex3]
-1 = [tex3]\frac{-(b² - 4ac)}{4a}[/tex3]
-1 = [tex3]\frac{-b²}{4a}[/tex3]
- 4a = -b²
a = [tex3]\frac{b²}{4}[/tex3] (II)

Substituindo II em I, temos:

[tex3]\frac{b²}{4}[/tex3] - b = 0
b * ([tex3]\frac{b}{4}[/tex3] - 1) = 0

b = 0 ou b = 4, então podemos concluir que a = 0, caso b = 0 ou a = 4, caso b = 4. Como a parábola é crescente, logo a > 0, então a = 4 e b = 4.

Para determinar o ponto Q, basta igualar as duas funções, então temos que:

4x² + 4x = 2x + 2
4x² + 2x - 2 = 0 (:2)
2x² + x - 1 = 0

x' = [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] e x'' = -1

Como o par do -1 já foi determinado anteriormente, então falta descobrir o par do 1/2, então substituímos em alguma função:

f([tex3]\frac{1}{2}[/tex3] ) = 2 * [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] + 2
f( [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] ) = 3

Então podemos concluir que P(-1,0) e Q(1/2,3).

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