Pré-Vestibular(PUC-RS) Função Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Fev 2021 10 09:42

(PUC-RS) Função

Mensagem não lida por florestinha89 »

O domínio da função real dada por f(x) = [tex3]\sqrt{\frac{1+x}{x-4}}[/tex3] é:
a) {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x>-1 e x<4}
b) {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x<-1 ou x [tex3]\geq [/tex3] 4}
c) {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x [tex3]\geq [/tex3] -1 e x [tex3]\leq [/tex3] 4}
d) {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x [tex3]\leq [/tex3] -1 ou x>4}
e) {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x [tex3]\geq -1[/tex3] e x<4}

Gabarito
Resposta

D. Minha dúvida é o seguinte: eu comecei fazendo as condições de existência 1+x [tex3]\geq [/tex3] 0 e isso resultou em x [tex3]\geq [/tex3] -1 e depois fiz x-4>0 porque além de está dentro da raiz é um denominador, por isso não pode ser igual aa zero. E isso deu x>4. Eu achava que a resposta era {x [tex3]\in \mathbb{R}[/tex3] |x [tex3]\geq [/tex3] -1 e x>4}. Porém não era isso. Achei que tinha algo errado com o resultado da primeira condição de existência que fiz, e um amigo que saca muito mais de matemática que eu disse que quando faço 1+x [tex3]\geq [/tex3] 0 tenho que colocar módulo e inverter o sinal, então eu revisei inequação inteiro e não encontrei nada relacionado a módulo, mas sim por estudo de sinal. Queria muito saber se tem alguma saída por módulo ou se a resposta se dá mesmo por estudo de sinais.

Peço muito que me ajudem pois estou estudando sozinha em casa, e essas dúvidas me desanimam um pouco quando não consigo sanar.
Desde já agradeço




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Fev 2021 10 10:19

Re: (PUC-RS) Função

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, florestinha89.

A função [tex3]f(x)[/tex3] está definida se [tex3]\frac{1+x}{x-4} \geq 0,[/tex3] pois o índica da raiz é par (2), ou seja, apenas números não negativos podem fazer parte do radicando.

[tex3]\bullet[/tex3] [tex3]1+x \geq 0 \,\,\, \Leftrightarrow \,\,\, x \geq -1,[/tex3] isto é, para valores maiores (ou igual) que menos um, o numerador da fração [tex3]\frac{1+x}{x-4}[/tex3] é positivo.

[tex3]\bullet[/tex3] [tex3]x-4 > 0 \,\,\, \Leftrightarrow \,\,\, x > 4,[/tex3] isto é, para valores maiores (ou igual) que quatro, o denominador da fração [tex3]\frac{1+x}{x-4}[/tex3] é positivo.

E agora a gente analisa os casos em que o numerador dividido pelo denominador resulta em um número positivo:
(PUC-RS) Função_transparent.png
(PUC-RS) Função_transparent.png (28.23 KiB) Exibido 1240 vezes
A gente entende esse quadro da seguinte forma: um número menor que [tex3]-1[/tex3] resulta em [tex3]x + 1 < 0[/tex3] e [tex3]x - 4 < 0.[/tex3] Por exemplo, vamos imaginar [tex3]x = -2[/tex3] e daí a função fica [tex3]f(-2) = \sqrt{\frac{-2 + 1}{-2 - 4}} = \sqrt{\frac{-1}{-6}}.[/tex3] Como ocorre a divisão entre dois números negativos (-1 e -6), o resultado é positivo: [tex3]f(-2) = \sqrt{\frac{1}{6}}.[/tex3]

O cuidado que precisamos ter é com o sinal no radicando, e como é uma divisão, precisamos analisar os casos do quadro de sinais.

Veja se ajudou em algo.


Referência:

[tex3]\sqrt[n]{a} = b[/tex3]

a = radicando
n = índice

Última edição: MateusQqMD (Qua 10 Fev, 2021 10:20). Total de 1 vez.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10014
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 24-04-24
Fev 2021 10 11:25

Re: (PUC-RS) Função

Mensagem não lida por petras »

florestinha89,

Apenas complementando a resolução do Matheus

florestinha89, pela sua resolução percebi que você analisou de forma isolada a fração sob a raiz...
Ex: Você fez 1+x>= 0...Se não fosse uma fração ..ok.. mas aqui o que não pode ser negativo é o resultado da fração...portanto poderia ser negativo, pois se o denominador fosse negativo, teríamos a fração com sinal positivo


Resumindo:
Raiz sem fração no radicando, verifique primeiro o índice..se for ímpar podemos ter qualquer valor no radicando, inclusive negativo
Se for par: o radicando precisa ser positivo ou zero

Raiz com fração no radicando com índice par: analise o denominador que não pode ser zero e o RESULTADO da fração deverá ser maior ou igual a zero.
Raiz com fração no radicando índice ímpar: denominador não pode ser zero



Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Fev 2021 10 12:51

Re: (PUC-RS) Função

Mensagem não lida por florestinha89 »

MateusQqMD, petras, Entendi perfeitamente. Muito boa as duas explicações, agradeço!



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Fev 2021 11 08:05

Re: (PUC-RS) Função

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Showw =)

Vlw, petras !



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”