Pré-Vestibular(ENEM 2020) Permutações de Elementos nem Todos Distintos Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jan 2021 24 19:53

(ENEM 2020) Permutações de Elementos nem Todos Distintos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Três amigos, André, Bernardo e Carlos, moram em um condomínio fechado de uma cidade. O quadriculado representa a localização das ruas paralelas e perpendiculares, delimitando quadras de mesmo tamanho nesse condomínio, em que nos pontos A, B e C estão localizadas as casas de André, Bernardo e Carlos, respectivamente.
ENEM 2020 Permutação de Elementos nem Todos Distintos.png
ENEM 2020 Permutação de Elementos nem Todos Distintos.png (50.87 KiB) Exibido 1464 vezes
André deseja deslocar-se da sua casa até a casa de Bernardo, sem passar pela casa de Carlos, seguindo ao longo das ruas do condomínio, fazendo sempre deslocamentos para a direita [tex3](\rightarrow)[/tex3] ou para cima [tex3](\uparrow),[/tex3] segundo o esquema da figura.

O número de diferentes caminhos que André poderá utilizar para realizar o deslocamento nas condições propostas é

A) 4
B) 14
C) 17
D) 35
E) 48

Última edição: MateusQqMD (Ter 26 Jan, 2021 12:09). Total de 1 vez.
Razão: acrescentar imagem.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jan 2021 24 19:55

Re: (ENEM 2020) Permutações de Elementos nem Todos Distintos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Para ir de A até B, deve-se andar 4 vezes para a direita e 3 vezes para cima. O número de ordens que isso pode ser feito é [tex3]P^{4\, 3}_{7} = \frac{7!}{4!3!}.[/tex3] Por exemplo, uma ordem possível é

[tex3]\text{D} \,\text{D} \, \text{D} \, \text{D} \, \text{C} \, \text{C} \, \text{C} \,[/tex3]

Ou seja, lê-se que André andou, em um primeiro momento, 4 vezes para direta (4 D's) e, em seguida, 3 vezes para cima (3 C's).

Para ir de A até C, deve-se andar 2 vezes para direita e 2 vezes para cima. Isso pode ser feito de [tex3]P^{2, \,2}_4 = \frac{4!}{2!2!}[/tex3] modos. Agora, para ir de C até B, deve-se andar 2 vezes para direita e 1 vez para cima. Isso pode ser feito de [tex3]P^{2}_3 = \frac{3!}{2!}[/tex3] modos.

Portanto, André pode ir de A até B, sem passar por C, de [tex3]\frac{7!}{4!3!} - \frac{4!}{2!2!} \times \frac{3!}{2!} = 17[/tex3] modos.

Última edição: MateusQqMD (Seg 13 Dez, 2021 10:26). Total de 2 vezes.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”