Pré-VestibularProduto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica (PG) Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jan 2021 20 08:49

Produto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica (PG)

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Sup? :D Poderiam me ajudar a entender o que foi feito nessa passagem aqui? Por favor?
Produto dos n primeiros termos de uma PG

Sabemos que em uma PG o produto dos termos equidistantes é constante, então:

[tex3]\mathrm{P_n = a_1 \cdot a_2 \cdot a_3 \, ... \, a_{n - 2} \cdot a_{n - 1} \cdot a_n \, (I) \\
P_n = a_n \cdot a_{n - 1} \cdot a_{n - 2} \, ... \, a_3 \cdot a_2 \cdot a_1 (II)}[/tex3]

Na equação II, invertemos a ordem dos termos, e os correspondentes estão na equação I. Fazendo [tex3]\mathrm{(I) \cdot (II)}[/tex3] , temos:

[tex3]\mathrm{(P_n)^2 = \underbrace{(a_1 \cdot a_n)(a_2 \cdot a_{n - 1}) \, ... \, (a_{n - 1} \cdot a_2)(a_n \cdot a_1)}_{\text{n grupos}} \\
(P_n)^2 = (a_1 \cdot a_n)^n \, \text{ou} \, \vert P_n \vert = \sqrt{(a_1 \cdot a_n)^n}}[/tex3]

Podemos continuar os cálculos:
[tex3]\mathrm{(P_n)^2 = {a_1}^n \cdot {a_n}^n \therefore (P_n)^2 = {a_1}^n (a_1 \cdot q^{n - 1})^{n} \\
\therefore \color{red}{(P_n)^2 = {a_1}^{2n} \cdot q^{n(n - 1)} \implies P_n = {a_1}^n \cdot q^{\frac{n(n - 1)}{2}}}}[/tex3]

Não deveria ser isso? [tex3]\mathrm{(P_n)^2 = {a_1}^{2n} \cdot q^{n(n - 1)} \implies \vert P_n \vert = \vert {a_1} \vert^n \cdot q^{\frac{n(n - 1)}{2}}}[/tex3]
Como ele (livro) sumiu com esses supostos módulos? Meus módulos estão certos, né?

Texto original, no caso de eu ter digitado ao errado:
818.png
818.png (138.96 KiB) Exibido 1509 vezes

Última edição: anastacialina (Qua 20 Jan, 2021 08:52). Total de 1 vez.


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Maifa
Pleno
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb 21 Nov, 2020 15:02
Última visita: 07-09-23
Jan 2021 20 09:42

Re: Produto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica (PG)

Mensagem não lida por Maifa »

Olha, eu acredito que quem escreveu isso só cagou pro módulo mesmo. Porque até [tex3]|P_{n}|= \sqrt{(a_{1}+a_{n})^{n}}[/tex3] fica garantido que o produto vá ser positivo. No resto do desenvolvimento não consigo identificar como que pode ocorrer essa mesma garantia, senão fazendo aquilo que tu botou ali, [tex3]|a_{1}|[/tex3] .




FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Jan 2021 20 09:55

Re: Produto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica (PG)

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Seu módulo está certo pro jeito que ele fez a prova.

O melhor jeito de provar essa fórmula é assim:

[tex3]P_n = \prod_{i=1}^n a_i = \prod_{i=1}^n a_1 \cdot q^{i-1} = a_1^n \cdot \prod_{i=1}^n q^{i-1} = a_1^n \cdot q^{\sum_{i=1}^n(i-1)} = a_1^n \cdot q^{\frac{n \cdot (n+1)}2 - n} = a_1^n \cdot q^{\frac{n \cdot (n-1)}2}[/tex3]

Dai fica claro que não depende do módulo, mas como ele não calculou diretamente o [tex3]P_n[/tex3] fica essa ambiguidade do módulo realmente


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jan 2021 20 10:34

Re: Produto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica (PG)

Mensagem não lida por anastacialina »

FelipeMartin, meu herói!!! Meu deus, consegui entender... é verdade, do jeito que você fez é possível perceber que nem precisamos do módulo, mas parece que naquela demonstração ele não sairia de lá...

Maifa, obrigada pela resposta. Todavia vou "eleger" a do Felipe, não é nada pessoal (eu nem te conheço, não daria pra ser pessoal, né? ha, ha), tá? De qualquer forma eu agradeço imensamente. Sempre que puder comente. Ah... dê uma olhada na resposta do Felipe, ele contornou o problema dos módulos.



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”