Pré-Vestibular(Poliedro) Demonstração

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 17 15:06

(Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? :D Poderiam me ajudar aqui, por favor? Não é uma questão de vestibular propriamente dita.
Aprendi que um triângulo é semelhante a outro se o seguinte for verdade: 2 ângulos em comum ↔ semelhante; lados proporcionais ↔ semelhantes. Bem, isso soa até óbvio, e eu já vi prova da primeira. Quanto a segunda o meu livro me apresenta o seguinte texto:
a) dois triângulos são semelhantes quando possuem os lados proporcionais.
689.png
689.png (19.79 KiB) Exibido 1529 vezes
Demonstração:
1) marcamos AD = b' e AE = c', e como temos por hipótese b/b' = c/c', assim [tex3]\mathrm{\overline {DE} // \overline{CB}}[/tex3] e ∆ADE ~ ∆ACB com a/x = b/b' = c/c' → a' = x

2) ∆ADE [tex3]\cong[/tex3] ∆A'C'B' (LLL)
690.png
690.png (18.45 KiB) Exibido 1529 vezes
Imagem original:
688.png
688.png (69.29 KiB) Exibido 1529 vezes
Como é possível concluir que [tex3]\mathrm{\overline {DE} // \overline{CB}}[/tex3] a partir de b/b' = c/c'? Até parece óbvio, mas eu não sei o porquê.



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Dez 2020 17 17:53

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Eis que abro minha página e eu sou você por um minuto:
buglouco.png
buglouco.png (9.97 KiB) Exibido 1512 vezes
glitch doido né?

Enfim, eu me deparei com essa sua questão esses dias, porque eu escrevi um livro sobre esse assunto. É uma excelente pergunta!

A resposta é a seguinte: é o teorema de Tales. Essa resposta é meio zoada, então vamos "provar" o teorema de Tales.

Primeiro é bom constar: Axioma é uma sentença que você assume que é verdade sem prová-la seja ela indemonstrável ou não. A matemática toda é criada a partir de uns axiomas básicos (se quiser saber mais procure os postulados de Euclides ou os axiomas de Zermelo).

Pra provar o teorema de Tales a gente assume algumas coisinhas:

1-)- A área de um triângulo é metade do produto da base vezes a altura. Isso é quase um axioma.

2-) - O critério de congruência A-A-L é válido, ou seja: Se dois triângulos tiverem os três ângulos iguais e um lado respectivo em comum, então os triângulos são iguais/congruentes. Isso não é um axioma, mas dá trabalho provar.

3-) - Dada uma reta [tex3]r[/tex3] e um ponto [tex3]P[/tex3] , ambos aleatórios, então sempre pode-se traçar por [tex3]P[/tex3] uma, e apenas uma, reta paralela a [tex3]r[/tex3] . Esse é um axioma de Euclides, chamado axioma do paralelismo. Muito importante.

4-) - Quando duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, obtemos ângulos colaterais iguais. Isso não é um axioma, mas dá trabalho provar (porque eu teria que te mostrar os outros axiomas pra provar esse aqui, por isso eu botei num livro tudo isso aqui).

Então, vamos lá: Seja dado o [tex3]\triangle ABC[/tex3] e sejam [tex3]P[/tex3] , entre [tex3]A[/tex3] e [tex3]B[/tex3] , e [tex3]Q[/tex3] , entre [tex3]A[/tex3] e [tex3]C[/tex3] , de forma que [tex3]PQ \parallel BC[/tex3] , então: [tex3]\frac{AP}{PB} = \frac{AQ}{QC}[/tex3] .

Prova:
imagefulera.png
imagefulera.png (7.91 KiB) Exibido 1512 vezes
Sejam [tex3]M[/tex3] e [tex3]N[/tex3] respectivamente os pés das alturas de [tex3]P[/tex3] em relação a [tex3]AC[/tex3] e de [tex3]Q[/tex3] em relação a [tex3]AB[/tex3] . Então:

[tex3]\frac{[APQ]}{[BPQ]} = \frac{\frac12 \cdot AP \cdot QN}{\frac12 \cdot PB \cdot QN} = \frac{AP}{PB}[/tex3]

Analogamente:

[tex3]\frac{[APQ]}{[QCP]} = \frac{AQ}{QC}[/tex3]

Agora sejam [tex3]X[/tex3] e [tex3]Y[/tex3] os pés das alturas de [tex3]B[/tex3] e [tex3]C[/tex3] até [tex3]PQ[/tex3] . Como [tex3]PQ \parallel BC[/tex3] o item (4) diz que [tex3]BXYC[/tex3] é um retângulo. Por conta do A-A-L, os lados opostos de um retângulo são iguais e no caso teríamos [tex3]BX = CY[/tex3] . Isso implica que [tex3][BPQ] = [CPQ][/tex3] (mesma base [tex3]PQ[/tex3] e mesmas alturas [tex3]BX=CY[/tex3] ). O que prova o que queríamos: [tex3]\frac{AP}{PB} = \frac{[APQ]}{[BPQ]} = \frac{[APQ]}{[QCP]} = \frac{AQ}{QC}[/tex3] .

Agora veja que:

[tex3]\frac{AP}{PB} = \frac{AQ}{QC}\iff \frac{AP}{PB}+1 = \frac{AQ}{QC}+1 \iff \frac{AP+PB}{PB} = \frac{AQ+QC}{QC} \iff \frac{AB}{PB}= \frac{AC}{QC} \iff [/tex3]

[tex3]\iff \frac{PB}{AB}= \frac{QC}{AC} \iff 1 - \frac{PB}{AB} = 1 - \frac{QC}{AC} \iff \frac{AP}{AB} = \frac{AQ}{AC}[/tex3] .

Ufa! Você queria a volta disso aqui, você quer que a partir da expressão [tex3]\frac{AP}{AB} = \frac{AQ}{AC}[/tex3] provemos que [tex3]PQ \parallel BC[/tex3] . Muito simples: trace a reta [tex3]PQ' \parallel BC[/tex3] com [tex3]Q'[/tex3] no segmento [tex3]AC[/tex3] . Do teorema que acabamos de provar: [tex3]\frac{AP}{AB} = \frac{AQ'}{AC} = \frac{AQ}{AC} \iff AQ' = AQ[/tex3] de novo temos que correr para os axiomas de distância para saber que isso implica que [tex3]Q'=Q[/tex3] e portanto [tex3]PQ \parallel BC[/tex3] .

Última edição: FelipeMartin (Qui 17 Dez, 2020 18:00). Total de 1 vez.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Avatar do usuário
NigrumCibum
2 - Nerd
Mensagens: 356
Registrado em: Sáb 31 Out, 2020 16:02
Última visita: 10-04-24
Dez 2020 17 20:08

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por NigrumCibum »

FelipeMartin, Muito bom! E o fórum está estranho mesmo, mas acredito que consertarão isso logo.


Arrêter le temps!

Avatar do usuário
Babi123
2 - Nerd
Mensagens: 1371
Registrado em: Sex 28 Jul, 2017 21:05
Última visita: 17-04-24
Dez 2020 18 00:16

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por Babi123 »

NigrumCibum escreveu:
Qui 17 Dez, 2020 20:08
FelipeMartin, Muito bom! E o fórum está estranho mesmo, mas acredito que consertarão isso logo.
Aqui acabou de aparecer o meu perfil como sendo o seu NigrumCibum. :shock:



Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 18 10:18

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por anastacialina »

FelipeMartin, eita!!! Seu lindo! Entendi tudo! Me deu um trabalinho? Sim. Mas nada em comparação ao trabalho requerido para redigir a resposta ♥♥♥. Gente, mas que coisa linda :D.

Ah... eu também fui você foi por um prazo, LOL. Eu até estava prestes a te enviar uma mensagem contando esse bagulho... mas achei que não valia a pena. Bem, já que você comentou acabei comentando também. Pelo jeito não foi só conosco, né?

Você usou [XYZ] para representar a área de um triângulo, certo? Bem, isso é de praxe na representação matemática ou foi algo pontual de sua resposta? Digo isso pois eu nunca havia visto essa forma antes.

Minha nossa, você escreveu um livro? Já está disponível pra compra? Onde?

Vou até colocar umas tags para que alguém possa talvez achar isso no futuro, vai que, né?
Tags: prova, demonstração, triângulo, demonstração de semelhança de triangulo, semelhança de triângulo, casos de semelhança de triângulo, teorema de tales, prova do teorema de tales


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Dez 2020 18 10:52

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por FelipeMartin »

anastacialina escreveu:
Sex 18 Dez, 2020 10:18
FelipeMartin

Você usou [XYZ] para representar a área de um triângulo, certo? Bem, isso é de praxe na representação matemática ou foi algo pontual de sua resposta? Digo isso pois eu nunca havia visto essa forma antes.

Minha nossa, você escreveu um livro? Já está disponível pra compra? Onde?
Sim, essa notação é de praxe. Desculpa, eu realmente fiquei com preguiça de escrever área ali hahahaha. Desculpa se ficaram umas lacunas mas é que eu teria que reescrever o capítulo inteiro do livro pra mostrar esse resultado do zero (esse teorema de Tales/ de semelhança aliás é o último do capítulo).

Então, o livro por enquanto tá só no meu computador, ainda não publiquei até porque eu terminei de revisar tipo anteontem e com essa pandemia ai é capaz que demore um pouco pra ele sair por conta da papelada e tudo mais kkkkk se/quando ele sair eu aviso ai kkkk valeu o apoio!


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Avatar do usuário
Babi123
2 - Nerd
Mensagens: 1371
Registrado em: Sex 28 Jul, 2017 21:05
Última visita: 17-04-24
Dez 2020 18 12:50

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por Babi123 »

Babi123 escreveu:
Sex 18 Dez, 2020 00:16
NigrumCibum escreveu:
Qui 17 Dez, 2020 20:08
FelipeMartin, Muito bom! E o fórum está estranho mesmo, mas acredito que consertarão isso logo.
Aqui acabou de aparecer o meu perfil como sendo o seu NigrumCibum. :shock:
😰👇
Screenshot_20201218-124430.png
Screenshot_20201218-124430.png (226.02 KiB) Exibido 1441 vezes
Isso aqui tá acontecendo quando "aperto" no "início".



FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Dez 2020 18 12:53

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por FelipeMartin »

sim, na página inicial tá tudo bugado. A tela fica travada com as perguntas e com os usuários fixos


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Avatar do usuário
Babi123
2 - Nerd
Mensagens: 1371
Registrado em: Sex 28 Jul, 2017 21:05
Última visita: 17-04-24
Dez 2020 18 12:55

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por Babi123 »

FelipeMartin escreveu:
Sex 18 Dez, 2020 12:53
sim, na página inicial tá tudo bugado. A tela fica travada com as perguntas e com os usuários fixos
Poxa 😔



FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Dez 2020 18 13:01

Re: (Poliedro) Demonstração

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Babi123, você pode fazer o log out daqui e ai a página inicial fica normal (pelo menos pra mim), mas depois tem que logar de novo.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”