Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-Vestibular(Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 04 18:00

(Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Sup? :lol: Poderiam me ajudar nessa questão aqui? Fico super confusa com essa negócio de prova, sou mega ruim. Às vezes nem sei se o que eu fiz vale como prova. Olhem só:
613.png
613.png (11.98 KiB) Exibido 1302 vezes
B^ vale alfa pelo fato de BC estar paralelo a bissetriz do ângulo externo de A.
C^ vale alfa pelo fato de fazer parte do par alterno interno com alfa.
Logo o triângulo é isósceles. Na verdade ele é equilátero, mas já ouvi algumas literaturas dizerem que triângulos equiláteros são um caso particular de isósceles. Afinal o triângulo equilátero ao possuir 3 lados iguais entre si, também possui 2. Não sei se isso é válido, mas juro que já vi isso em algum lugar sério, só não me lembro agora.

Fico muito insegura com demonstrações, erro todas! LOL. Não sei se isso serve como prova, acho que não. Poderiam dizer algo sobre isso? Poderiam corrigir?
Poliedro — Demonstre que é isósceles o triângulo ABC, no qual a bissetriz do ângulo externo em A é paralela ao lado BC.

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário

Jvrextrue13
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: 18 Jul 2020, 16:58
Última visita: 09-06-21
Dez 2020 04 18:19

Re: (Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por Jvrextrue13 »

Oi :), eu acho que sua prova está super válida. Por que você acha que sua demonstração não está valida? Eu acho que não seria válida se você tivesse usado em sua demonstração alguma coisa que fosse consequência do que você quer demonstrar, mas na vdd você partiu de outros fatos e conclui o que o enunciado pedia.

PS: Editei o comentário porque fui rever e não entendi o motivo dele ser equilátero kkk talvez eu esteja mto cansado e n conseguindo perceber algo trivial

Editado pela última vez por Jvrextrue13 em 04 Dez 2020, 18:25, em um total de 2 vezes.
Ensinar/ajudar é uma das melhores formas de fixar o que já foi estudado :D
Avatar do usuário

NigrumCibum
2 - Nerd
Mensagens: 356
Registrado em: 31 Out 2020, 16:02
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes
Dez 2020 04 18:51

Re: (Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por NigrumCibum »

Jvrextrue13 escreveu: 04 Dez 2020, 18:19 Oi :), eu acho que sua prova está super válida. Por que você acha que sua demonstração não está valida? Eu acho que não seria válida se você tivesse usado em sua demonstração alguma coisa que fosse consequência do que você quer demonstrar, mas na vdd você partiu de outros fatos e conclui o que o enunciado pedia.

PS: Editei o comentário porque fui rever e não entendi o motivo dele ser equilátero kkk talvez eu esteja mto cansado e n conseguindo perceber algo trivial
Na verdade não é equilátero, apenas isóscles.
Arrêter le temps!
Avatar do usuário

Jvrextrue13
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: 18 Jul 2020, 16:58
Última visita: 09-06-21
Dez 2020 04 18:52

Re: (Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por Jvrextrue13 »

[/quote]
Na verdade não é equilátero, apenas isóscles.
[/quote]

Pse, eu só tinha falado isso pois ela colocou na postagem dela que o triângulo era equilátero, mas de qualquer forma a demonstração tá válida
Ensinar/ajudar é uma das melhores formas de fixar o que já foi estudado :D

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Dez 2020 04 19:16

Re: (Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Seja X na reta AB tal que A esteja entre B e X. Seja G um ponto qualquer naquele trecho da bissetriz que você desenhou.

como a bissetriz é paralela a BC elas determinam o mesmo ângulo em BA (transversal) logo <ABC = <XAG = alfa

o mesmo argumento aplicado para a transversal CA: <BAC = <CAG = alfa
Editado pela última vez por FelipeMartin em 04 Dez 2020, 19:19, em um total de 2 vezes.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 04 19:50

Re: (Poliedro) Demonstração com triângulo isósceles

Mensagem não lida por anastacialina »

É vero, ele não é equilátero, embora possa ser. Me confundi... shame on me! LOL

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Pré-Vestibular”