Delta negativo e trinômio negativo são coisas diferentes.
Quando ele diz que quer que o trinômio seja sempre positivo , ele quer que a função seja sempre positiva, (o gráfico fique sempre acima do eixo x, ou seja f(x) > 0)
Para que isto aconteça, não poderá haver raízes ou seja, o Delta será negativo, pois se houver, uma parte do gráfico será negativo (abaixo do eixo x).
Eu não mencionei na resolução mas a > 0 para que o gráfico seja sempre positivo e delta negativo
Esboce o desenho dos 2 casos e você entenderá sem dificuldades
Delta < 0 com a > 0 (estará sempre acima do eixo x)
Delta < 0 com a < 0 (estará sempre abaixo do eixo x)
Última edição: petras (Ter 13 Out, 2020 15:15). Total de 1 vez.
eu fiz a distributiva e encontrei x^{2} +x-2 e o delta deu ''-7'' agora pra encontrar as raízes dessa função como faço? igualo cada termo a zero? e ai, as duas raízes seriam ''-1''...
Nos dois exercicios abaixos temos uma situação de frenagem, a diferença é na resolução de cada um: o exercicio 1 considerou a aceleração como negativa na equação de Torricelli e o exercicio 2...
Última msg
Oi Matheus, muito obrigado pela resposta! Digamos que matematicamente eu entendi o resultado final, mas não entendi qual o critério usado para saber que no primeiro caso eu só poderia usar a...
Um ourives adota o seguinte critério para negociar certo tipo de pedra semipreciosa não polida: por uma pedra de x gramas ele paga o valor C(x) = x^{2} + 10 (reais) e a revende pelo preço V(x) = (x +...
Última msg
O enunciado está mal formulado pois não especifica o tamanho das partes. Pelo gabarito foi considerado como iguais as partes.
\mathsf{110 =x^2+10 \rightarrow x=\sqrt{100}=10g\rightarrow 2~pedras...