joãofw escreveu: ↑Sex 22 Mai, 2020 17:10
Mas, se eu não tivesse percebido que a função deslocou duas unidades na horizontal? como eu faria essa questão??
Seja [tex3]f(x)[/tex3]
uma função e [tex3]c> 0[/tex3]
uma constante.
É bastante conhecido que:
- [tex3]f(x+c)[/tex3] promove deslocamento horizontal para a esquerda- [tex3]f(x-c)[/tex3] promove deslocamento horizontal para a direita
Tome [tex3]f(x)=y[/tex3]
. Associe [tex3]g(x)=f(x+c)[/tex3]
, de onde vem [tex3]g(x-c)=f(x)=y[/tex3]
.
Compare as duas funções, f e g: ambas terão a imagem [tex3]y[/tex3]
. Contudo, a função f terá essa imagem no ponto [tex3]x[/tex3]
; a função [tex3]g[/tex3]
terá essa imagem no ponto [tex3]x-c[/tex3]
, que é menor do que [tex3]x[/tex3]
(já que c > 0). Como [tex3]g(x)=f(x+c)[/tex3]
, então dizemos que o gráfico de f(x+c) está à esquerda do gráfico de f(x). Colocar uma função genérica (de primeiro grau serve) e desenhá-la pode ajudar.
- [tex3]f(x)+c[/tex3] promove deslocamento vertical para baixo
- [tex3]f(x)-c[/tex3] promove deslocamento vertical para cima
Aqui a ideia é pensar que c estará atuando como termo independente. Independente de já haver um termo independente ou não, quando você coloca o c, você o está adicionando ao termo independente. Seja [tex3]f(x)+c=m(x)\rightarrow \boxed{f(x)=m(x)-c}[/tex3]
Como c > 0, então [tex3]m(x)-c< m(x)[/tex3]
, portanto o termo independente de f fica menor: por consequência a função fica "mais baixa". De novo, desenhar os gráficos pode ajudar.
joãofw escreveu: ↑Sex 22 Mai, 2020 17:10
Mas, se eu não tivesse percebido que a função deslocou duas unidades na horizontal? como eu faria essa questão??
Contudo talvez não seja tão necessário tanto.
A minha dica, nesse caso, é esboçar manualmente o novo gráfico da função. Vamos lá:
[tex3]x=-2\rightarrow f(x+2)=f(0)=2\\
x=-1\rightarrow f(-1+2)=f(1)=-1\\
....[/tex3]
E assim por diante. E aí você vai ligando os pontos da função conforme for conveniente, seguindo sempre a ideia do gráfico da função. A ideia é que esses deslocamentos não mudam o comportamento, mudam o lugar em que eles ocorrem.
A terceira (ou quarta) questão da segunda fase de matemática da Fuvest 2019 também trabalha esse conceito. Recomendo que depois a faça, para treinar.
"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"
Alan Guth