(FGV-SP 2018 - Economia) Existe quantidade ilimitada de bolas de três cores diferentes (branca, preta, azul) em um depósito, sendo que as bolas se diferenciam apenas pela cor. Oito dessas bolas serão colocadas em uma caixa. A quantidade de caixas diferentes que podem ser compostas com oito bolas é
Resposta
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"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"
Outra maneira de pensar mais simples (na verdade a mesma, mas de maneira mais visual):
A ideia para número de soluções inteiras e não negativas de uma equação linear é essa ideia que apresentarei aqui abaixo, mas tentando fugir de notações e rigores de símbolos matemáticos que às vezes afugenta os alunos rsrs.
Considere que podemos ter todo tipo possível de caixa, em que teremos bolas com as 3 cores, por exemplo 3 brancas, 4 pretas e 1 azul. Ou duas cores, por exemplo, 4 brancas e 4 azuis. Ou até mesmo todas da mesma cor, 8 pretas, por exemplo. Imagine a seguinte situação. Vamos fazer um esquema com bolas e pauzinhos onde cada maneira que enxergamos as bolas e pauzinhos distribuídos, nos devolve as cores brancas, pretas e azuis, brancas as bolas do lado esquerdo do primeiro pauzinho, pretas entre o primeiro e segundo pauzinho e azul do lado direito do segundo pauzinho. Por exemplo:
O O | O O O O | O O isso significa que temos 2 bolas brancas, 4 pretas e 2 azuis.
O O O | O | O O O O isso significa que temos 3 bolas brancas, 1 preta e 4 azuis.
O O O O O O | | O O isso significa que temos 6 brancas e 2 azuis
O O O O O O O O | | isso significa que temos 8 brancas
|O|O O O O O O O isso significa que temos 1 preta e 7 azuis
Assim por diante, observe que cada permutação das oito bolinhas e dois pauzinhos me retorna uma combinação de cores das bolinhas dentro da urna. Ou seja, existe uma relação biunívoca das permutações de bolinhas e pauzinhos com o que queremos descobrir. que são todos tipos diferentes de caixas diferentes que podemos montar. Então, vamos permutar as 8 bolinhas e 2 pauzinhos para descobrir todas maneiras possíveis. (conteúdo de permutação com repetição)
Isso pode ser feito de [tex3]\frac{10!}{8!2!}=45[/tex3]
Um grupo de oito alunos está sendo liderado em um passeio por dois professores e, em determinado momento, deve se dividir em dois subgrupos. Cada professor irá liderar um dos subgrupos e cada aluno...
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Olá, reznor
Cada aluno pode escolher seu professor de dois modos. Há 2^8 modos de montarmos os subgrupos, dos quais dois não nos interessam: quando todos os alunos escolhem o mesmo professor.
9. (FGV) Considere, no espaço cartesiano bidimensional, os movimentos unitários N, S, L e O definidos a seguir, onde (a,b) \in R² é um ponto qualquer:
N(a, b) = (a, b + 1)
S(a, b) = (a, b – 1)
L(a,...
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gab1234 ,
Observe que o movimento N equivale a andar 1 unidade para cima e o movimento S equivale a andar uma unidade para baixo. Assim, ao combinarmos esses dois movimentos em qualquer ordem, não...
(FCC - SABESP 2018 - ADVOGADO)
Os códigos de arquivamento de processos em um fórum são constituídos por duas letras seguidas por dois algarismos. São usadas as 26 letras do nosso alfabeto, o que...
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Cada letra inicial comporta 26x10x10=2600 códigos. Dessa forma, a primeira letra deve ser A, pois o código BA00 se encontra na 2601a posição.
Cada combinação de primeira e segunda letras comporta...
Em uma reunião de condomínio, os moradores resolveram fazer um sorteio para decidir a ordem em que suas casas serão pintadas. As 8 casas desse condomínio estão dispostas conforme o esquema ao lado....
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Podemos imaginar que as casas serão sorteadas ambas simultaneamente. Como há 8 casas, tem-se C_8^2 = \frac{8!}{2!6!} = 28 maneiras de selecionar duas delas.
Para serem transportadas ao aeroporto, seis pessoas de uma mesma família, sendo dois adultos e quatro crianças, devem ocupar as duas primeiras fileiras de bancos de uma van, com três assentos em cada...
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Colocando como arranjos:
A^2_2\cdot A^4_4=P2\cdot P4=2!\cdot4!
Mas a questão e tão trivial que acaba sendo uma formalização desnecessária.