Ensino MédioProbabilidade + AC Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eumarccoss
Pleno
Mensagens: 89
Registrado em: Sex 10 Mai, 2019 19:25
Última visita: 13-07-19
Mai 2019 19 13:36

Probabilidade + AC

Mensagem não lida por eumarccoss »

Uma simetria, que na matemática é chamada de capicua, ocorre quando os algarismos representam o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita ou vice-versa. Uma loteria sorteia números formados por 5 algarismos. A probabilidade que ocorra, como resultado, um número capicua
é

A) 0,01.
B) 0,03.
C) 0,05.
D) 0,2.
E) 0,4.


Vi duas resoluções, mas ambas são incoerentes. Alguém poderia explicar por favor?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 19 13:40

Re: Probabilidade + AC

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Essa questão já apareceu aqui no fórum:

viewtopic.php?t=66002

viewtopic.php?t=72689

A resolução do Vinisth está mais adequada pois não é considerado [tex3]10[/tex3] opções para o primeiro algarismo, mas ambas chegam à mesma resposta. Qual parte você não entendeu?



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 19 13:46

Re: Probabilidade + AC

Mensagem não lida por MateusQqMD »

MateusQqMD escreveu:
Dom 19 Mai, 2019 13:40
Essa questão já apareceu aqui no fórum:

viewtopic.php?t=66002
Faz-se necessário determinar apenas os três primeiros algarismos pois os casos favoráveis são dados pelos casos em que o primeiro é igual ao último e o segundo igual ao penúltimo, sendo que não há restrições para o terceiro. Entende?


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eumarccoss
Pleno
Mensagens: 89
Registrado em: Sex 10 Mai, 2019 19:25
Última visita: 13-07-19
Mai 2019 19 13:52

Re: Probabilidade + AC

Mensagem não lida por eumarccoss »

MateusQqMD escreveu:
Dom 19 Mai, 2019 13:40
A resolução do Vinisth está mais adequada pois não é considerado [tex3]10[/tex3] opções para o primeiro algarismo, mas ambas chegam à mesma resposta. Qual parte você não entendeu?
Eu tinha pensado que se fosse um número normal, o 0 a esquerda não valeria, mas por ser um sorteio, deveria valer, pois há a probabilidade de sair. E se não houver (ele não estivesse incluso, como na cartela da mega-sena), não deveria ser inserido como opção nos outros casos também. Outra dúvida que eu tinha era se valia considerar, segundo essa resolução, AABAA incluso em ABCBA, o que pra mim antes não encaixava mas formulando a pergunta aqui consegui entender melhor involuntariamente hhahaha



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 19 14:22

Re: Probabilidade + AC

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Marcos, apenas um comentário: em futuras dúvidas, caso já exista algum tópico existente no fórum, e você o(s) encontre, seria mais interessante que ela fosse postada lá. Isso ajuda a manter o fórum organizado pois todas as discussões sobre um mesmo enunciado ficariam em um só lugar. :D


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eumarccoss
Pleno
Mensagens: 89
Registrado em: Sex 10 Mai, 2019 19:25
Última visita: 13-07-19
Mai 2019 19 14:25

Re: Probabilidade + AC

Mensagem não lida por eumarccoss »

MateusQqMD escreveu:
Dom 19 Mai, 2019 14:22
Marcos, apenas um comentário: em futuras dúvidas, caso já exista algum tópico existente no fórum, e você o(s) encontre, seria mais interessante que ela fosse postada lá. Isso ajuda a manter o fórum organizado pois todas as discussões sobre um mesmo enunciado ficariam em um só lugar. :D
Certo, obrigado




Movido de Pré-Vestibular para Ensino Médio em Qua 22 Mai, 2019 13:43 por ALDRIN

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”