Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-Vestibular(UERJ-2017/2018)

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
ALANSILVA
2 - Nerd
Mensagens: 1381
Registrado em: 26 Jul 2013, 22:59
Última visita: 15-03-23
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceu: 423 vezes
Agradeceram: 162 vezes
Jul 2018 07 14:44

(UERJ-2017/2018)

Mensagem não lida por ALANSILVA »

Numa questão discursiva da prova da UERJ, questão 10 fiquei com dúvida quanto à solução apresentada no gabarito.
A probabilidade de vencer é o evento (V), oposto de perder (V ).
A probabilidade de vencer é P(V), que corresponde a acertar, sucessivamente, os quatro pares de cartas, e isso é obtido pelo produto das probabilidades de cada jogada:

[tex3]P(V)=1.\frac{1}{7}.1.\frac{1}{5}.1.\frac{1}{3}.1.1[/tex3]

O que não entendi o porquê da probabilidade multiplicar todos os eventos e não somar. Isso é minha dúvida. Se tiver como explicar detalhadamente agradeço


Assim segue a questão abaixo:

Um jogo individual de memória contém oito cartas, sendo duas a duas iguais, conforme ilustrado:
imagem UERJ.jpg
imagem UERJ.jpg (16.99 KiB) Exibido 5082 vezes
Observe as etapas do jogo:
1. viram-se as figuras para baixo;
2. embaralham-se as cartas;
3. o jogador desvira duas cartas na primeira jogada.

O jogo continua se ele acertar um par de figuras iguais. Nesse caso, o jogador desvira mais duas cartas, e assim sucessivamente. Ele será vencedor se conseguir desvirar os quatro pares de cartas iguais em quatro jogadas seguidas. Se errar algum par, ele perde o jogo.
Calcule a probabilidade de o jogador perder nesse jogo.
Resposta

Gabarito: [tex3]P=\frac{104}{105}[/tex3]

No meio da dificuldade se encontra a oportunidade (Albert Einstein)
Avatar do usuário

314159265
2 - Nerd
Mensagens: 384
Registrado em: 23 Fev 2017, 11:48
Última visita: 19-08-20
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 221 vezes
Jul 2018 07 17:05

Re: (UERJ-2017/2018)

Mensagem não lida por 314159265 »

Porque pra ele vencer tem que acertar o primeiro par E o segundo E o terceiro E o quarto. "E" em probabilidade equivale ao sinal de multiplicação, enquanto "OU" equivale a soma.

Avatar do usuário

Princesa
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2021, 05:32
Última visita: 07-08-22
Mar 2022 28 11:32

Re: (UERJ-2017/2018)

Mensagem não lida por Princesa »

Sobre essa questão, existe outra forma de fazê-la ?
Eu tentei fazer pelos pares de cartas: calculei o total de pares que poderiam ser formados (C8,2) dos quais apenas 4 eram corretos. E aí fui calcular a probabilidade de ser escolhido os pares corretos
4/28 . 3/27 . 2/26 . 1/25

Mas não deu certo ☹
Alguém poderia me explicar porque eu não poderia fazer desse jeito, ou, se meu raciocínio estiver correto, onde errei ?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Pré-Vestibular”