Pré-Vestibular(Insper 2014) Combinação Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 02 15:45

(Insper 2014) Combinação

Mensagem não lida por Liliana »

Um dirigente sugeriu a criação de um torneio de futebol chamado Copa dos Campeões, disputado apenas pelos oito países que já foram campeões mundiais: os três sul-americanos (Uruguai, Brasil e Argentina) e os cinco europeus (Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha). As oito seleções seriam divididas em dois grupos de quatro, sendo os jogos do grupo A disputados no Rio de Janeiro e os do grupo B em São Paulo. Considerando os integrantes de cada grupo e as cidades onde serão realizados os jogos, o número de maneiras diferentes de dividir as oito seleções de modo que as três sul-americanas não fiquem no mesmo grupo é:
a)140.
b)120.
c)70.
d)60.
e)40.
Resposta

d)
Gostaria que alguém apontasse onde está meu erro, por gentileza, pois pra mim, minha resolução faz sentido. :|

Quando me deparo com esses exercícios de contagem que sempre tem uma exceção (nesse caso, as três sul-americanas não podem estar no mesmo grupo), eu prefiro contar todas as possibilidades, para depois descontar o que não pode.
Então, Como são 2 times de 4 cada, eu fiz uma combinação C8,4= 70. Logo, há 70 maneiras diferentes de dividir 8 times em 4.
70*2= 140, pois podem ser tanto do grupo A como do B.
Mas, como tem a exceção, então, há 5 maneiras diferentes das 3 sul-americanas ficarem no mesmo grupo
_._._._, sendo as três primeiras pelas sul-americanas, restam 5 times, então.
Depois, multipliquei 5 por 2, pois podem estar tanto no A como no B.
Subtraindo, deu 130, mas nem tem esse gabarito.

Por gentileza, alguém fale onde eu errei, pois prefiro mais saber onde errei do que só "engolir" a maneira correta.
Grata!! :mrgreen:




Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jun 2018 02 17:45

Re: (Insper 2014) Combinação

Mensagem não lida por csmarcelo »

Você se equivocou ao multiplicar o total também por 2.

Em [tex3]C^8_4[/tex3] , você não define apenas as equipes de um dos grupos, mas de ambos. Ao multiplicar por dois, está repetindo as divisões.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 02 20:11

Re: (Insper 2014) Combinação

Mensagem não lida por Liliana »

csmarcelo,
Eu até pensei nisso, mas se fosse seguir esse raciocínio, eu só encontraria 5 para subtrair, e não 10, e não daria resultado do mesmo jeito...



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jun 2018 02 20:49

Re: (Insper 2014) Combinação

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não, porque você está calculando os dez manualmente. Você precisa multiplicar por 2 para considerar os três times sul americanos nas duas cidades. Nesse ponto você fez certo.

Agora, ao fazer [tex3]C^8_4[/tex3] você está definindo, por exemplo, que Uruguai, Brasil, Argentina e Itália formam um grupo para a cidade A. Isso faz com que Alemanha, Inglaterra, França e Espanha estejam em um grupo da cidade B. No entanto, você também está definindo que Alemanha, Inglaterra, França e Espanha formam um grupo para a cidade A e, consequentemente, Uruguai, Brasil, Argentina e Itália formam um grupo para a cidade B. Ou seja, não é necessário multiplicar por 2, pois cada grupo já se encontra em ambas as cidades.

Última edição: csmarcelo (Sáb 02 Jun, 2018 20:52). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Insper - 2012) Pirâmides
    por Vivianne » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    2348 Exibições
    Última msg por Daleth
  • Nova mensagem (INSPER) Porcentagem
    por CherryBoy » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    393 Exibições
    Última msg por Keijinho
  • Nova mensagem (Insper) Principio Fundamental da Contagem
    por gab1234 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1899 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (Insper) Igualdade de polinômios
    por estudante420 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    445 Exibições
    Última msg por Deleted User 24385
  • Nova mensagem (INSPER 2011) - Porcentagem
    por Deleted User 29591 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    229 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “Pré-Vestibular”