Pré-Vestibular(UFLA) Inequação Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

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Liliana
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(UFLA) Inequação

Mensagem não lida por Liliana »

Os valores de [tex3]a[/tex3] para os quais a inequação [tex3]\frac{x}{(x^2+4)}>\frac{x+a}{x^2+1}[/tex3] seja verdadeira para todo [tex3]x[/tex3] são:

a) [tex3]a<-\frac34[/tex3] ou [tex3]a>\frac34[/tex3]
b) [tex3]-\frac34 < a < \frac34[/tex3]
c) [tex3]a<-\frac34[/tex3]
d) [tex3]-\frac43 < a < \frac43[/tex3]
e) [tex3]a>\frac 43[/tex3]


Resposta

c)

Última edição: caju (Seg 19 Mar, 2018 15:14). Total de 1 vez.
Razão: Retirar enunciado da imagem.



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MatheusBorges
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por MatheusBorges »

[tex3]x^{2}+4\\
x^{2}+1[/tex3]
São números não negativos (E sempre diferentes de 0!), portanto você pode multiplicar cruzado e manter a desigualdade, fazendo isso encontramos:
[tex3]ax^{2}+3x+4a<0[/tex3]
Como você quer para todo x [tex3]\rightarrow \Delta <0\\
9-4.a.4a<0\rightarrow a<\frac{-3}{4}\cup a>\frac{3}{4}[/tex3]
Mas repare que você quer que a função seja negativa para todo x, e a é o coeficiente angular da função:
[tex3]0>a\rightarrow a<\frac{-3}{4}[/tex3]

Última edição: MatheusBorges (Seg 19 Mar, 2018 16:03). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
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Optmistic
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por Optmistic »

Olá!

Resolvendo ...

[tex3]\frac{x}{(x²+4)}>\frac{x+a}{(x²+1)}[/tex3]

[tex3]\frac{(x²+1).(x)}{x²+4}>x+a[/tex3]

[tex3](x²+1).x>(x+a).(x²+4)[/tex3]

[tex3]x³+x>x³+4x+ax²+4a[/tex3]

[tex3]x³-x³-ax²+x-4x-4a>0[/tex3]

[tex3]-ax²-3x-4a>0[/tex3]

multiplico por -1 ...

[tex3]ax²+3x+4a<0[/tex3]

[tex3]\Delta =9-16a²[/tex3]

Nosso delta deve ser menor que zero, assim:

[tex3]\Delta <0[/tex3]

[tex3]9-16a²<0[/tex3]

[tex3]9<16a²[/tex3]

[tex3]\frac{9}{16}<\ a²[/tex3]

[tex3]a<\sqrt{\frac{9}{16}}[/tex3]

[tex3]a< {-\frac{3}{4}\ ou\ a>\frac{3}{4}}[/tex3]

Como temos < 0 , concavidade pra baixo, usamos o negativo ...

Assim:


[tex3]\boxed{\boxed{a<-\frac{3}{4}}}[/tex3]

:D
Última edição: Optmistic (Seg 19 Mar, 2018 18:13). Total de 2 vezes.


" A dúvida é o sinônimo do saber ! " :wink:

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MatheusBorges
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Optmistic, da uma olhada na sua resolução, no fim.


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Optmistic
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por Optmistic »

MafIl10 escreveu:
Seg 19 Mar, 2018 16:17
Optmistic, da uma olhada na sua resolução, no fim.
Havia invertido o sinal por engano -.- .... Obrigado! :)


" A dúvida é o sinônimo do saber ! " :wink:

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petras
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por petras »

Optmistic,

A resolução de [tex3]\frac{9}{16}<\ a²[/tex3] não é [tex3]a<\pm {\frac{3}{4}}[/tex3] e sim [tex3]a<\frac{-3}{4}\cup a>\frac{3}{4}[/tex3] como o Mafil10 desenvolveu. Temos uma função do 2o grau e portanto precisamos estudar os sinais e não apenas tirar a raiz.



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MatheusBorges
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Re: (UFLA) Inequação

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Ele poderia até tirar a raíz, só tem que tomar cuidado com:
[tex3]\frac{9}{16}<\ a^{2}\rightarrow |a|>\frac{3}{4}\rightarrow a<\frac{-3}{4} \cup a>\frac{3}{4} [/tex3]



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