Pré-Vestibular(UFMG) Distância entre funções Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mar 2018 07 17:15

(UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por Liliana »

Observe esta figura.
fcc.JPG
fcc.JPG (4.14 KiB) Exibido 3398 vezes
Nela, estão representados os gráficos das funções f(x) =x²/2 e g(x) = 3x – 5. Considere os segmentos paralelos ao eixo y, com uma das extremidades sobre o gráfico da função f e a outra extremidade sobre o gráfico da função g. Entre esses segmentos, seja S o que tem o menor comprimento. Assim, o comprimento do segmento S é
A) 1/2
B ) 3/4
C) 1
D) 5/4
Resposta

A)
Eu pensei dessa forma:
Como as duas funções serão paralelas ao Oy, então ambas possuem o mesmo x. O comprimento S, então, será o módulo de f(x)-g(x), o que irá cair numa equação do segundo grau. Mas, o delta dessa equação é -1. Não sei como prosseguir, nem encontrar meu erro...




Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10002
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 23-04-24
Mar 2018 07 17:29

Re: (UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por petras »

Como x será o mesmo para as duas funções teremos a distância d = f(x) - g(x) = [tex3]\frac{x^2}{2}-(3x-5) = \frac{x^2}{2}-3x+5[/tex3]

Valor mínimo = [tex3]\frac{-\Delta}{4a}=\frac{9-10}{2}=-(-\frac{1}{2}) = \boxed{\frac{1}{2}}[/tex3]




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mar 2018 07 17:35

Re: (UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por Liliana »

Mas não deveria dar certo fazendo por bhaskara, e depois substituindo??



Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10002
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 23-04-24
Mar 2018 08 08:54

Re: (UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por petras »

Liliana, não entendi sua dúvida, Você resolveria bhaskara e substituiria o que e onde?
O delta negativo diz apenas que a parábola está acima do eico y. Essa nova função obtida da diferença é apenas uma função auxiliar que lhe dará apenas o menor comprimento pelas características do vértice de uma parábola. Ela não lhe dará as coordenadas do ponto onde você encontrará esse comprimento, Caso você queira resolver para identificar os pontos e fazer a diferença de suas ordenadas teria que fazer o seguinte:

Calcule a equação genérica das retas tangentes a 3x-5. O coeficiente angular você já tem e ficará com uma incógnita (b).
Descubra a interseção dessa nova reta com f(x). Utilize o delta igual a zero como condição de tangência e descobrirá o valor da incógnita b.
Dessa forma terá a equação completa da tangente a f(x) e portanto poderá calcular as coordenadas do ponto de interseção (x,y).
Com a coordenada x do ponto de interseção substitua em g(x) e descubra o seu valor corresponde de y1.
Agora basta fazer a diferença da coordenada y do ponto de interseção com essa coordenada y1 e chegará a solução.


Caso haja alguma dúvida nesse modo de resolução é só falar que posto a mesma.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mar 2018 12 10:56

Re: (UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por Liliana »

É que eu pensei que, como f(x) e g(x) são paralelos ao eixo y, então ambas teriam o mesmo valor de x, e fazendo f(x)-g(x)= x²/2 - 3x + 5, se eu encontrasse o x, que é o mesmo para ambos, eu substituiria e acharia o valor de S, já que S é módulo de f(x)-g(x)
Última edição: Liliana (Seg 12 Mar, 2018 10:57). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10002
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 23-04-24
Mar 2018 12 11:14

Re: (UFMG) Distância entre funções

Mensagem não lida por petras »

Mas f(x) e g(x) não são paralelos a y. O que é paralelo é o segmento com um ponto em f(x) e outro em g(x).




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”