Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-VestibularGeometria Analitica - Area do Paralelogramo Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Ronny
Guru
Mensagens: 436
Registrado em: 19 Abr 2017, 22:55
Última visita: 02-11-18
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Fev 2018 22 23:14

Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por Ronny »

A area de um paralelogramo [tex3]ABCD[/tex3] sabendo que: [tex3]D(6;4)[/tex3] ; a equacao de um lado [tex3]x-2y=0[/tex3] e a equacao do lado [tex3]BC[/tex3] e [tex3]x-y-1=0[/tex3] e de:

[tex3]A) 2
[/tex3]
[tex3]B) 3[/tex3]

[tex3]c) 5
[/tex3]
[tex3]D) 4[/tex3]
Resposta

Letra A

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Ronny
Guru
Mensagens: 436
Registrado em: 19 Abr 2017, 22:55
Última visita: 02-11-18
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Fev 2018 23 01:26

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por Ronny »

vai uma ajuda pessoal?

Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Fev 2018 23 10:09

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por csmarcelo »

A interseção das duas retas dadas dará as coordenadas do segundo vértice.

[tex3]x-2y=0\rightarrow y=\frac{x}{2}[/tex3]

[tex3]x-y-1=0\rightarrow y=x-1[/tex3]

[tex3]\frac{x}{2}=x-1\rightarrow\begin{cases}x=2\\y=1\end{cases}[/tex3]

Fazendo as devidas substituições, verificamos que o ponto D não pertence à nenhuma das retas acima e, portanto, não é adjacente ao ponto de coordenadas [tex3](2,1)[/tex3] , que, por esse motivo, chamaremos de B.

Repare, agora, que cada um dos outros dois lados (aos quais, necessariamente, D pertence) são paralelos a um dos dois primeiros e, portanto, tendo como única diferença em suas equações reduzidas o coeficiente linear.

Com isso, descobrimos que as equações das outras retas são [tex3]\frac{x}{2}+1[/tex3] e [tex3]x-2[/tex3] .

Calculando as interseções adequadamente, ou seja, entre as retas não paralelas, encontramos os dois pontos que restam, A e C, adjacentes tanto a B quanto a D, de, respectivamente, coordenadas [tex3](4,2)[/tex3] e [tex3](4,3)[/tex3] .

Agora, basta escolhermos um par de pontos adjacentes para calcularmos o comprimento da base e depois um dos outros dois pontos para calcularmos a altura relativa.

[tex3]d(B,A)=\sqrt{(x_B-x_A)^2+(y_B-y_A)^2}=\sqrt{5}[/tex3]

[tex3]d(C,AB)=\frac{|a\cdot x_C+\cdot y_C+c|}{\sqrt{a^2+b^2}}=\frac{2\sqrt{5}}{5}[/tex3] , onde, apenas para ficar claro, considerando a equação geral da reta AB, [tex3]a[/tex3] é o coeficiente do termo que contém a incógnita [tex3]x[/tex3] , [tex3]b[/tex3] é o coeficiente do termo que contém a incógnita [tex3]y[/tex3] e [tex3]c[/tex3] é o termo independente.

Área do paralelogramo: [tex3]\frac{2\sqrt{5}}{5}\cdot\sqrt{5}=2[/tex3]
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Ronny
Guru
Mensagens: 436
Registrado em: 19 Abr 2017, 22:55
Última visita: 02-11-18
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Fev 2018 23 18:11

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por Ronny »

Percebi tudo, muito obrigado ! Apos sua explicacao teorica, eu acabei resolvendo o exercico, e so via se batia com o que voce fazia, para achar a altura, eu usei outro proceso, temos que a altura sera perpendicular ao lado relativo( neste DC) suporte do ponto A, entao uma vez que eu ja tenho a equacao da recta do lado DC, posso achar o coeficiente angular da altura h ( a partir da condicao de perpendicularismo) e de enseguida achar a equacao geral da altura a partir do ponto em A, e depois para achar a distancia basta simplesmente relacionar a equacao geral da altura com o ponto A. Bate ? Nao tentei ainda :D
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Ronny
Guru
Mensagens: 436
Registrado em: 19 Abr 2017, 22:55
Última visita: 02-11-18
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Fev 2018 23 18:12

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por Ronny »

Percebi tudo, muito obrigado ! Apos sua explicacao teorica, eu acabei resolvendo o exercico, e so via se batia com o que voce fazia, para achar a altura, eu usei outro proceso, temos que a altura sera perpendicular ao lado relativo( neste DC) suporte do ponto A, entao uma vez que eu ja tenho a equacao da recta do lado DC, posso achar o coeficiente angular da altura h ( a partir da condicao de perpendicularismo) e de enseguida achar a equacao geral da altura a partir do ponto em A, e depois para achar a distancia basta simplesmente relacionar a equacao geral da altura com o ponto A. Bate ? Nao tentei ainda :D
Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Fev 2018 23 18:27

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por csmarcelo »

Pelo que entendi, você teria que achar o ponto de interseção da altura com o lado DC e, então, calcular a distância de A até esse ponto.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Ronny
Guru
Mensagens: 436
Registrado em: 19 Abr 2017, 22:55
Última visita: 02-11-18
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Fev 2018 23 20:31

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por Ronny »

Sim. seria mais trabalhoso, de facto ! mas Acredito que tambem daria certo, por que afinal de contas nosso objectivo e achar a altura, que essa mesma altura parte de um determinando ponto e intersecta um lado( ortogonalmente), e como nos ja temos a equacao desse lado que essa tal altura vai tocar, e conhecemos tambem as coordenadas do ponto que ela parte( em que essa ponto e o ponto suporte relativa ao lado que ela intersecta), e possivel acharmos a equacao da altura e usarmos a equacao da altura e o ponto de onde ela parte para acharmos a sua distancia.
Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Fev 2018 25 19:06

Re: Geometria Analitica - Area do Paralelogramo

Mensagem não lida por csmarcelo »

Sim, sim. De fato é totalmente possível. Seu raciocínio está perfeito. A fórmula que usei é só um "atalho" que, provavelmente, deriva dele.

Editado pela última vez por csmarcelo em 25 Fev 2018, 21:04, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Geometria Plana - Paralelogramo - Área
    por ismaelmat » » em Ensino Fundamental
    1 Respostas
    3904 Exibições
    Última mensagem por 314159265
  • Nova mensagem Área do Paralelogramo ABCD
    por ismaelmat » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1380 Exibições
    Última mensagem por dressajardim
  • Nova mensagem Área Paralelogramo
    por Auto Excluído (ID:18124) » » em Ensino Médio
    11 Respostas
    8366 Exibições
    Última mensagem por Ivo213
  • Nova mensagem GAAL, Área do paralelogramo
    por caioleitemg » » em Ensino Superior
    3 Respostas
    5120 Exibições
    Última mensagem por paulo testoni
  • Nova mensagem Área do paralelogramo
    por GehSillva7 » » em Ensino Superior
    7 Respostas
    1301 Exibições
    Última mensagem por alevini98

Voltar para “Pré-Vestibular”