Pré-VestibularENEM e VUNESP - (assuntos para estudo)

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lanpenn
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Dom 24 Set, 2017 18:48
Última visita: 13-11-17
Set 2017 24 19:06

ENEM e VUNESP - (assuntos para estudo)

Mensagem não lida por Lanpenn »

Olá pessoas, boa noite,

Caí de paraquedas aqui hoje...

Farei então os exames do ENEM e da VUNESP e, como uma das minhas maiores dificuldades é com matemática (não tanta assim, mas é uma das minhas prioridades), quero então saber que dicas e orientações sobre estudar matemática para essas provas. Eu já fiz cursinho (na Objetivo) por um certo tempo e já tenho algumas "manhas" para estudar. O que eu fiz até agora foi assistir resolução de questões do ENEM do ano passado de matemática (além da UNESP desse ano), anotando-as no meu fichário, de modo que eu pudesse sintetizar alguma coisa.

Eu vi que os assuntos mais caídos no ENEM são:

Funções
Cálculo de área, volume e perímetros
Seno, cosseno e tangente
Probabilidade
Análise combinatória
Progressão aritmética e geométrica


Correto?

E os assuntos mais caídos nos vestibulares VUNESP?

Por onde começar a estudar, afinal?


Agradeço a atenção de todos,
Lanpenn

Última edição: paulo testoni (Seg 25 Set, 2017 09:51). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Set 2017 24 19:35

Re: Um pouco perdido, se preparando para o ENEM e VUNESP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Oii Lanpenn...

Também estou no mesmo barco, mas no caso estou focando na Fuvest... vou prestar Fuvest, Vunesp, Comvest e Enem para engenharia...

No caso estou fazendo cursinho no Etapa também.

Olha, eu não sou "expert" nisso, mas sei que todos esses vestibulares são "conteudistas". Para mim, parece tudo igual... uma ou outra questão desequilibra um pouco, geralmente da Fuvest, mas existem questões bem difíceis mesmo da Unicamp e da Unesp.

Como eu falei, não vejo muita diferença (tipo, no simulado da Vunesp do cursinho fiz 67, no da Comvest 68 e nos vários da Fuvest (o Etapa, pelo menos da capital, foca na USP) minha média fica em 66-68 também), para vc ver como não destoa muito um exame do outro ...

Ou seja, o que você deve fazer é pegar questões preferencialmente dessas três provas e tentar fazer... não conseguiu uma vez, guarda e tenta de novo... semana que vem, ou mês que vem, talvez... eu faço isso... e mesmo as que vc conseguiu, dê um tempo (para "esquecer" o jeito de fazer a questão) e depois resolva-a de novo.

Eu também estou estudando muito exatas kkkk principalmente matemática... para poder ter uma base forte para concorrer em engenharia, né :)

Enfim, o que funcionou comigo foi ver uma vez ou outra uma vídeo-aula (aconselho Grings, por exemplo) e principalmente atacar as listas de vestibulares, que eu tiro desses sites :
Diário do Vestibulando de Medicina;
Grupo Exatas;
Ns Aulas Particulares;
Rumo ao ITA;
Projeto Medicina;
etc...

Mas o que mais me ajuda mesmo é o fato de eu responder questões tanto aqui quanto no Brainly, onde eu sou moderador... os mod's e mestres de ambos os sites me ensinam muito, e eu aprendo também vendo "o jeito" que eles fazem... além de praticar a dissertação de questões.

Não sei se o que eu te falei ficou muito "vazio", mas uma prática boa é, que nem eu disse, responder nesses sites, como aqui no TutorBrasil, e pegar questões de vestibulares para fazer (matemática é assim kk aliás, exatas são assim)...

Aqui a gente poderá te ajudar muito, como vc poderá ajudar muito a gente também :)

Última edição: joaopcarv (Dom 24 Set, 2017 19:37). Total de 1 vez.


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Set 2017 24 20:40

Re: Um pouco perdido, se preparando para o ENEM e VUNESP

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa noite Lanpenn!

Estou estudando para o enem há certo tempo. Percebi que estudar para essa prova é um pouco mais complexo do que devorar certos conteúdos. Como eles contemplam as habilidades e competências, sugiro que estude a partir da matemática do sexto ano, pois há muitas questões que cobram MMC, MDC, etc, e procure não ir por conteúdos, mas por formas de resolver as questões do ENEM, isso se ja tiver visto todos os conteúdos. Como está mais próximo da prova, sugiro que faça provas e a partir disso, vá atrás de certos modelos de resolução. É um pouco engraçado dizer isso, mas o que mais cai no ENEM é proporção entre grandezas (regra de três), pois é o que cai em geometria e em álgebra. Se fizer nesses ultimos dias pelo menos de 2012 (contando com sistema prisional) até 2016, verás um padrão. Eles são bem repetitivos. Posso te mostrar duas questões idênticas aplicadas no ENEM (100% iguais). Esses conteúdos que colocou são super importantes, entretanto, eu diria que a parte de Análise Combinatória e Probabilidade mais específica, devemos deixar por último, pois as pessoas erram muito e têm pouco peso no TRI.

Bem, meu foco não é a UNESP, mas pelas questões que eu fiz, ela cobra uma geometria mais apurada. Você encontra Lei dos Cossenos, Lei dos Senos, coisas que não vemos muito no enem. Além disso, os conteúdos cobrados se coincidem um pouco com os que você disse.

Em síntese, o ENEM é uma prova repetitiva e de muita cópia. Encontrei no enem tantas questões repetidas de outros vestibulares, tanto do próprio ENEM, quanto da UNESP, FUVEST, UNICAMP.
A exemplo disso uma questão da UNESP 2016 primeira fase, que caiu do mesmo jeito no ENEM 2016 que falava sobre associação entre engrenagens por contato e pela haste. Não sei quem copiou de quem, mas estão idênticas.

Lembre-se que estás focado em duas avaliações muito diferentes, apesar de questões semelhantes.
Não sei como será esse ano, já que a VUNESP entrou para as bancas do ENEM, entretanto, possuem focos distintos.
ENEM: foque em acertar todas as fáceis e médias e algumas difíceis, que você alcança os 800 de média geral.
UNESP: procure trabalhar os conceitos de forma mais específica e foque no difícil também.

Outra observação importante: se deseja fazer medicina ou outro curso concorrido, procure estudar por materiais de cursinhos específicos da UNESP, pois como terás que quase gabaritar, há alguns conceitos cobrados de formas distintas.

Exemplo:
Estudei nesse semestre passado para o vestibular da Unb em um cursinho específico para a Unb. Aprendi que para muitos vestibulares, um catalisador diminui a energia de ativação. Já para a Unb essa ideia é errada, pois de acordo com a fórmula de Arrhenius, ela não se altera, mas sim o caminho que a reação leva. Então são esses conceitos diferenciados que pegam na prova.

Quanto à UNESP, não tenho muito conhecimento, mas se tiver dúvidas com alguma técnica para o ENEM, posso ajudar. É a terceira vez que o farei. Já quebrei muito a cara rs.

Espero ter contribuído!

Última edição: Brunoranery (Dom 24 Set, 2017 20:47). Total de 3 vezes.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”