Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-Vestibular(FUVEST 2017) Geometria Plana Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
lincoln1000
2 - Nerd
Mensagens: 350
Registrado em: 02 Jul 2017, 00:11
Última visita: 31-07-20
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 155 vezes
Contato:
Set 2017 13 14:24

(FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por lincoln1000 »

O retângulo [tex3]ABCD[/tex3] , representado na figura, tem lados de comprimento [tex3]AB=3[/tex3] e [tex3]BC=4[/tex3] . O ponto [tex3]P[/tex3] pertence ao lado [tex3]\overline{BC}[/tex3] e [tex3]\overline{BP}=1[/tex3] . Os pontos [tex3]R[/tex3] , [tex3]S[/tex3] e [tex3]T[/tex3] pertencem aos lados [tex3]\overline{AB}[/tex3] , [tex3]\overline{CD}[/tex3] e [tex3]\overline{AD}[/tex3] , respectivamente. O segmento [tex3]\overline{RS}[/tex3] é paralelo a [tex3]\overline{AD}[/tex3] e intercepta [tex3]\overline{DP}[/tex3] no ponto [tex3]Q[/tex3] . O segmento [tex3]\overline{TQ}[/tex3] é paralelo a [tex3]\overline{AB}[/tex3]
Sem título.png
Sem título.png (9.8 KiB) Exibido 2945 vezes
Sendo [tex3]x[/tex3] o comprimento de [tex3]\overline{AR}[/tex3] , o maior valor da soma das áreas do retângulo [tex3]ARQT[/tex3] , do triângulo [tex3]CQP[/tex3] e do triângulo [tex3]DQS[/tex3] , para [tex3]x[/tex3] variando no intervalo aberto [tex3]]0,3[[/tex3] , é

a) [tex3]\frac{61}{8}[/tex3]
b) [tex3]\frac{33}{4}[/tex3]
c) [tex3]\frac{17}{2}[/tex3]
d) [tex3]\frac{35}{4}[/tex3]
e) [tex3]\frac{73}{8}[/tex3]
Resposta

a) [tex3]\frac{61}{8}[/tex3]

Editado pela última vez por lincoln1000 em 13 Set 2017, 14:27, em um total de 2 vezes.
"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
Avatar do usuário

joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: 18 Out 2016, 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Agradeceu: 523 vezes
Agradeceram: 351 vezes
Set 2017 13 16:29

Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Eu queria poder enviar uns anexos para melhor explicação... mas agora não posso :?

Mesmo assim, vou tentar explicar de forma bem descritiva :

[tex3]BC \ = \ BP \ + \ PC \ \rightarrow[/tex3] Sendo : [tex3]BC \ = \ 4[/tex3] e [tex3]BP \ = \ 1[/tex3] :

[tex3]4 \ = 1 \ + \ PC[/tex3]

[tex3]PC \ = \ 3[/tex3]

Agora, observe o [tex3]\Delta CDP[/tex3] . Temos [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]D \widehat{C} P \ = \ 90 ^\circ \ e \ CD \ = \ PC \ = 3[/tex3] . Logo, é um triângulo retângulo e isósceles.

Por isso : [tex3]D \widehat{C} P \ = \ P \widehat{D} C \ = \ 45 ^\circ[/tex3]

Veja o [tex3]\Delta DQS[/tex3] . Ele tem um ângulo reto e [tex3]Q \widehat{D} S \ = \ 45^\circ[/tex3] .
Então também é um triângulo retângulo e isósceles, com [tex3]DS \ = \ QS \ = x[/tex3] .

Como [tex3]DS \ \perp \ QS \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ = \ \frac{DS \ . \ QS}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ = \ \frac{x^2}{2}[/tex3]

Para o [tex3]\Delta CQP \ \rightarrow[/tex3]

Veja que a altura relativa a [tex3]CP[/tex3] é igual a [tex3]RB \ = \ (3 \ - \ x)[/tex3] . Para essa área, podemos fazer :

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{CP \ . \ RB}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{3 \ . \ (3 \ - \ x)}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{9\ - \ 3 \ . \ x}{2}[/tex3]

Para o retângulo [tex3]ARQT \ \rightarrow[/tex3]

A base dele é [tex3]AR \ = \ x[/tex3] .

Como a gente já viu (lá no [tex3]\Delta DQS[/tex3] ), [tex3]AR \ = \ DS \ = \ QS \ = \ DT \ = \ x[/tex3] . Logo, a altura [tex3]AT[/tex3] é :

[tex3]AT \ = \ AD \ - \ DT[/tex3]

[tex3]AT \ = \ (4 \ - \ x)[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ AR \ . \ AT[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ x \ . \ (4 \ - \ x)[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ 4 \ . \ x \ - \ x^2[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ + \ A(\Delta CQP) \ + \ A(ARQT)[/tex3] \ = [/tex3]

[tex3]\frac{x^2}{2} \ + \ \frac{9\ - \ 3 \ . \ x}{2} \ + \ 4 \ . \ x \ - \ x^2 \ \rightarrow[/tex3] Juntando termos semelhantes, chegamos em:

[tex3]-\frac{x^2}{2} \ + \ \frac{5 \ . \ x}{2} \ + \frac{9}{2}[/tex3]

(Concavidade para baixo)

A maior área é no maior [tex3]x[/tex3] . Para isso, usamos [tex3]Xv[/tex3] e [tex3]Yv[/tex3] .

Poderíamos fazer direto por : [tex3]Yv \ = \ \frac{- \Delta}{4 \ . \ a}[/tex3] , só que, pelos valores de [tex3]a, b, c[/tex3] acho melhor calcular [tex3]Xv[/tex3] e substituir.

[tex3]Xv \ = \ \frac{- b}{2 \ . \ a}[/tex3]

[tex3]Xv \ = \ \frac{- \ \frac{5}{2}}{\frac{2 \ . \ -1}{2}}[/tex3]

[tex3]Xv \ = \ \frac{5}{2} \ \rightarrow[/tex3] Substituindo :

[tex3]-\frac{\frac{5}{2}^2}{2} \ + \ \frac{5 \ . \ \frac{5}{2}}{2} \ + \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{-25}{8} \ + \ \frac{25}{4} \ + \ \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{25}{8} \ + \ \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{25}{8} \ + \ \frac{36}{8} \ =[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\frac{61}{8} \ u^{2}}} \ \rightarrow[/tex3] Maior soma possível dessas áreas!

That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
Avatar do usuário

joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: 18 Out 2016, 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Agradeceu: 523 vezes
Agradeceram: 351 vezes
Set 2017 13 16:31

Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Agora analisando... acho que daria na mesma ter calculado [tex3]Xv[/tex3] e [tex3]Yv[/tex3] (no que diz respeito ao "trabalho" de fazer continhas com essas frações)... kk
That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
Avatar do usuário

Autor do Tópico
lincoln1000
2 - Nerd
Mensagens: 350
Registrado em: 02 Jul 2017, 00:11
Última visita: 31-07-20
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 155 vezes
Contato:
Set 2017 13 16:58

Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por lincoln1000 »

Hmmm... Então a ideia é colocar todas as áreas em função de [tex3]x[/tex3] para dai resolver, boa resolução, obrigado!
"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
Avatar do usuário

joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: 18 Out 2016, 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Agradeceu: 523 vezes
Agradeceram: 351 vezes
Set 2017 13 17:06

Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Sempre que falar maior área em geometria (tem uma da Fuvest de analítica que fala disso, por exemplo) e ele der uma variável, eu tento colocar em função dessa variável para assim chegar em um polinômio de segundo grau e ir pelas coordenadas do vértice.

Questòes assim são mais clichês... rsrs

Vc quer USP... quer qual curso?
That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
Avatar do usuário

Gwynbleidd
sênior
Mensagens: 44
Registrado em: 27 Out 2018, 09:15
Última visita: 16-03-20
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Jun 2019 24 13:50

Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por Gwynbleidd »

Não consigo enxergar como a altura relativa a CP é igual a RB, alguém pode dar uma ajuda?

“Evil is evil. Lesser, greater, middling… makes no difference. The degree is arbitrary. The definition’s blurred. If I’m to choose between one evil and another, I’d rather not choose at all."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Pré-Vestibular”