Pré-Vestibular(FUVEST 2017) Geometria Plana Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

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lincoln1000
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(FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por lincoln1000 »

O retângulo [tex3]ABCD[/tex3] , representado na figura, tem lados de comprimento [tex3]AB=3[/tex3] e [tex3]BC=4[/tex3] . O ponto [tex3]P[/tex3] pertence ao lado [tex3]\overline{BC}[/tex3] e [tex3]\overline{BP}=1[/tex3] . Os pontos [tex3]R[/tex3] , [tex3]S[/tex3] e [tex3]T[/tex3] pertencem aos lados [tex3]\overline{AB}[/tex3] , [tex3]\overline{CD}[/tex3] e [tex3]\overline{AD}[/tex3] , respectivamente. O segmento [tex3]\overline{RS}[/tex3] é paralelo a [tex3]\overline{AD}[/tex3] e intercepta [tex3]\overline{DP}[/tex3] no ponto [tex3]Q[/tex3] . O segmento [tex3]\overline{TQ}[/tex3] é paralelo a [tex3]\overline{AB}[/tex3]
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Sendo [tex3]x[/tex3] o comprimento de [tex3]\overline{AR}[/tex3] , o maior valor da soma das áreas do retângulo [tex3]ARQT[/tex3] , do triângulo [tex3]CQP[/tex3] e do triângulo [tex3]DQS[/tex3] , para [tex3]x[/tex3] variando no intervalo aberto [tex3]]0,3[[/tex3] , é

a) [tex3]\frac{61}{8}[/tex3]
b) [tex3]\frac{33}{4}[/tex3]
c) [tex3]\frac{17}{2}[/tex3]
d) [tex3]\frac{35}{4}[/tex3]
e) [tex3]\frac{73}{8}[/tex3]
Resposta

a) [tex3]\frac{61}{8}[/tex3]

Última edição: lincoln1000 (Qua 13 Set, 2017 14:27). Total de 2 vezes.


"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."

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joaopcarv
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Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Eu queria poder enviar uns anexos para melhor explicação... mas agora não posso :?

Mesmo assim, vou tentar explicar de forma bem descritiva :

[tex3]BC \ = \ BP \ + \ PC \ \rightarrow[/tex3] Sendo : [tex3]BC \ = \ 4[/tex3] e [tex3]BP \ = \ 1[/tex3] :

[tex3]4 \ = 1 \ + \ PC[/tex3]

[tex3]PC \ = \ 3[/tex3]

Agora, observe o [tex3]\Delta CDP[/tex3] . Temos [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]D \widehat{C} P \ = \ 90 ^\circ \ e \ CD \ = \ PC \ = 3[/tex3] . Logo, é um triângulo retângulo e isósceles.

Por isso : [tex3]D \widehat{C} P \ = \ P \widehat{D} C \ = \ 45 ^\circ[/tex3]

Veja o [tex3]\Delta DQS[/tex3] . Ele tem um ângulo reto e [tex3]Q \widehat{D} S \ = \ 45^\circ[/tex3] .
Então também é um triângulo retângulo e isósceles, com [tex3]DS \ = \ QS \ = x[/tex3] .

Como [tex3]DS \ \perp \ QS \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ = \ \frac{DS \ . \ QS}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ = \ \frac{x^2}{2}[/tex3]

Para o [tex3]\Delta CQP \ \rightarrow[/tex3]

Veja que a altura relativa a [tex3]CP[/tex3] é igual a [tex3]RB \ = \ (3 \ - \ x)[/tex3] . Para essa área, podemos fazer :

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{CP \ . \ RB}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{3 \ . \ (3 \ - \ x)}{2}[/tex3]

[tex3]A(\Delta CQP) \ = \ \frac{9\ - \ 3 \ . \ x}{2}[/tex3]

Para o retângulo [tex3]ARQT \ \rightarrow[/tex3]

A base dele é [tex3]AR \ = \ x[/tex3] .

Como a gente já viu (lá no [tex3]\Delta DQS[/tex3] ), [tex3]AR \ = \ DS \ = \ QS \ = \ DT \ = \ x[/tex3] . Logo, a altura [tex3]AT[/tex3] é :

[tex3]AT \ = \ AD \ - \ DT[/tex3]

[tex3]AT \ = \ (4 \ - \ x)[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ AR \ . \ AT[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ x \ . \ (4 \ - \ x)[/tex3]

[tex3]A(ARQT) \ = \ 4 \ . \ x \ - \ x^2[/tex3]

[tex3]A(\Delta DQS) \ + \ A(\Delta CQP) \ + \ A(ARQT)[/tex3] \ = [/tex3]

[tex3]\frac{x^2}{2} \ + \ \frac{9\ - \ 3 \ . \ x}{2} \ + \ 4 \ . \ x \ - \ x^2 \ \rightarrow[/tex3] Juntando termos semelhantes, chegamos em:

[tex3]-\frac{x^2}{2} \ + \ \frac{5 \ . \ x}{2} \ + \frac{9}{2}[/tex3]

(Concavidade para baixo)

A maior área é no maior [tex3]x[/tex3] . Para isso, usamos [tex3]Xv[/tex3] e [tex3]Yv[/tex3] .

Poderíamos fazer direto por : [tex3]Yv \ = \ \frac{- \Delta}{4 \ . \ a}[/tex3] , só que, pelos valores de [tex3]a, b, c[/tex3] acho melhor calcular [tex3]Xv[/tex3] e substituir.

[tex3]Xv \ = \ \frac{- b}{2 \ . \ a}[/tex3]

[tex3]Xv \ = \ \frac{- \ \frac{5}{2}}{\frac{2 \ . \ -1}{2}}[/tex3]

[tex3]Xv \ = \ \frac{5}{2} \ \rightarrow[/tex3] Substituindo :

[tex3]-\frac{\frac{5}{2}^2}{2} \ + \ \frac{5 \ . \ \frac{5}{2}}{2} \ + \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{-25}{8} \ + \ \frac{25}{4} \ + \ \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{25}{8} \ + \ \frac{9}{2} \ =[/tex3]

[tex3]\frac{25}{8} \ + \ \frac{36}{8} \ =[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\frac{61}{8} \ u^{2}}} \ \rightarrow[/tex3] Maior soma possível dessas áreas!



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Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Agora analisando... acho que daria na mesma ter calculado [tex3]Xv[/tex3] e [tex3]Yv[/tex3] (no que diz respeito ao "trabalho" de fazer continhas com essas frações)... kk


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Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por lincoln1000 »

Hmmm... Então a ideia é colocar todas as áreas em função de [tex3]x[/tex3] para dai resolver, boa resolução, obrigado!


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Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Sempre que falar maior área em geometria (tem uma da Fuvest de analítica que fala disso, por exemplo) e ele der uma variável, eu tento colocar em função dessa variável para assim chegar em um polinômio de segundo grau e ir pelas coordenadas do vértice.

Questòes assim são mais clichês... rsrs

Vc quer USP... quer qual curso?


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Re: (FUVEST 2017) Geometria Plana

Mensagem não lida por Gwynbleidd »

Não consigo enxergar como a altura relativa a CP é igual a RB, alguém pode dar uma ajuda?



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