Pré-Vestibular(UCS - 2012) Função Exponencial Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Bira
1 - Trainee
Mensagens: 103
Registrado em: Ter 25 Abr, 2017 22:36
Última visita: 10-05-20
Localização: Maceió - AL
Contato:
Ago 2017 25 23:28

(UCS - 2012) Função Exponencial

Mensagem não lida por Bira »

Olá, boa noite fiquei com uma dúvida a respeito dessa questão:
Qual é a meia-vida de uma substância que se desintegra a uma taxa de 4% ao ano? (Considere [tex3]ln2=0,7[/tex3] )

Na resolução é feito o uso de uma propriedade que não havia ouvido falar:
"A partir do dado que a taxa de degradação é de 4% ao ano, a quantidade restante da substância em função do tempo será: [tex3]Q(t)=Q_o*e^{-0,04t}[/tex3] "

A minha dúvida é: Quando coloquei na calculadora, o valor saiu próximo do esperado, após um ano, mas não era o valor exato de 96% restante. Como é um vestibular, eu posso aceitar que a degradação será sempre uma função exponencial de base [tex3]e[/tex3] com o expoente referente à degradação?

Obrigado desde já.




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Ago 2017 25 23:43

Re: (UCS - 2012) Função Exponencial

Mensagem não lida por undefinied3 »

Sim, você pode usar direto isso sempre. Empiricamente verifica-se que reações de desintegração, quimicamente falando, seguem uma lei de velocidade de ordem um, ou seja, pode-se escrever [tex3]v=k[A][/tex3] , sendo [tex3][A][/tex3] a concentração/quantidade/o que for (na química sempre usamos concentração, mas tratando-se de sólidos não faz muito sentido) do que estiver desintegrando. A partir daí dá pra deduzir a fórmula:
[tex3]v=k[A] \rightarrow -\frac{d[A]}{dt}=k[A] \rightarrow -\frac{1}{[A]}d[A]=kdt \rightarrow \int \frac{1}{[A]}d[A]=-k \int dt[/tex3]
[tex3]ln[A]=-kt+C_0 \rightarrow [A]=e^{-kt}.e^{C_0}[/tex3]
Para [tex3]t=0[/tex3] , temos [tex3][A]=[A]_0 \rightarrow e^{C_0}=[A]_0[/tex3]
[tex3]\therefore [A]=[A]_0e^{-kt}[/tex3]
Lembrando que o menos que sai coloca-se na taxa de variação (a velocidade) é porque estamos perdendo substância, então descrevemos isso matematicamente com o sinal de -
Outra maneira é que desintegrações apresentam meia vida constante. Isso só é possivel de ocorrer se o processo for descrito por uma exponencial.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Bira
1 - Trainee
Mensagens: 103
Registrado em: Ter 25 Abr, 2017 22:36
Última visita: 10-05-20
Localização: Maceió - AL
Contato:
Ago 2017 25 23:48

Re: (UCS - 2012) Função Exponencial

Mensagem não lida por Bira »

Entendi, nossa, não lembrava nem um pouco de quando tinha visto essa dedução na faculdade kkkkk
Muito obrigado undefined! :)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”