14. Sobre números naturais e inteiros é correto afirmar:
...
16)Entre 0 e 100 existem apenas 4 números cujo resto da divisão por 2, e por 3, e por 5 é 1
Eu tentei resolver montando uma função com mmc entre os 3 números, mas só cheguei a 3 resultados (31,61,91). Está dando a questão como correta, deve ter alguma outra forma, se alguém puder me explicar a resolução agradeço.
Pré-Vestibular ⇒ (UEM-2016) MMC
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01
10:39
Re: (UEM-2016) MMC
Acho que é o próprio UM!!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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01
17:20
Re: (UEM-2016) MMC
Pensei da seguinte forma:
Se o número ao ser dividido por 2 e por 5 deixa resto 1, então isto é o mesmo que determinar um número que ao ser dividido por 10 (2 . 5) deixa resto 1. Com isso, não foi difícil pensar em {11, 21, 31, 41, 51, 61, 71, 81, 91}; afinal, tais números estão compreendidos entre 0 e 100.
Por conseguinte, devemos considerar, dentre os elementos do conjunto acima aqueles cujo resto da divisão por 3 seja 1. Ou seja, {31, 61, 91}.
Última edição: danjr5 (Sáb 01 Jul, 2017 17:20). Total de 1 vez.
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01
17:26
Re: (UEM-2016) MMC
Poderíamos também ter feito...
[tex3]\mathsf{MMC(2, 3, 5) = 30}[/tex3] . Mas, o resto é UM, então:
Multiplicando por 0:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 0 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{1}}[/tex3]
Multiplicando por 1:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 1 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{31}}[/tex3]
Multiplicando por 2:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 2 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{61}}[/tex3]
Multiplicando por 3:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 3 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{91}}[/tex3]
[tex3]\mathsf{MMC(2, 3, 5) = 30}[/tex3] . Mas, o resto é UM, então:
Multiplicando por 0:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 0 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{1}}[/tex3]
Multiplicando por 1:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 1 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{31}}[/tex3]
Multiplicando por 2:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 2 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{61}}[/tex3]
Multiplicando por 3:
[tex3]\\ \mathsf{30 \cdot 3 + 1 =} \\ \boxed{\mathsf{91}}[/tex3]
Última edição: danjr5 (Sáb 01 Jul, 2017 17:26). Total de 1 vez.
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habilidade é saber como fazer;
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