Pré-Vestibular(UF-GO adaptada) Conjunto

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
balini
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Seg 25 Jan, 2016 20:19
Última visita: 24-04-16
Jan 2016 25 20:58

(UF-GO adaptada) Conjunto

Mensagem não lida por balini »

Em uma empresa, cujos funcionários são constituídos de 60% de mulheres e 40% de homens, são praticadas duas atividades esportivas: hidroginástica e natação. Foi realizada uma pesquisa e constatou-se que, entre as mulheres, 20% praticam apenas hidroginástica; 15% apenas natação; e 15% não praticam qualquer das duas atividades. Quanto aos homens, foi constatado que 30% praticam apenas hidroginástica; 10% praticam hidroginástica e natação; e 10% não praticam qualquer das duas atividades. De acordo com essas informações, julgue os itens a seguir:

1) 25% do total de funcionários não praticam qualquer dessas duas atividades.
2) do total de funcionários, a quantidade dos que praticam apenas hidroginástica é superior a 25%.
3) o número de funcionários que praticam natação é maior que o número dos que praticam hidroginástica.
4) o número de homens que praticam hidroginástica é a metade do número de mulheres que praticam as duas atividades.
Resposta

V, V, V, F
-----------------

Eu resolvi assim: Supondo que sejam 100 funcionários no total, 60 serão mulheres e 40 homens.
Praticam apenas hidroginástica: 12 mulheres e 12 homens
Praticam apenas natação: 9 mulheres e 20 homens
Praticam as duas atividades: 30 mulheres e 4 homens
Não praticam qualquer das duas atividades: 9 mulheres e 4 homens.

Logo: 1) 9 mulheres+4 homens = 13 funcionários, que representa 13% do total de 100. Então, alternativa falsa.
2) 12 mulheres+12 homens = 24 funcionários, que representa 24% do total de 100. Alternativa falsa também.
3) Natação: 29 funcionários. Hidroginástica: 24 funcionários. Alternativa verdadeira.
4) Homens que praticam hidroginástica: 12; mulheres que praticam as duas atividades: 30. Alternativa falsa.

Última edição: balini (Seg 25 Jan, 2016 20:58). Total de 1 vez.



ttbr96
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1132
Registrado em: Sáb 15 Set, 2012 00:53
Última visita: 08-04-17
Jan 2016 26 00:25

Re: (UF-GO adaptada) Conjunto

Mensagem não lida por ttbr96 »

creio que a sua resolução esteja correta.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
balini
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Seg 25 Jan, 2016 20:19
Última visita: 24-04-16
Jan 2016 28 23:29

Re: (UF-GO adaptada) Conjunto

Mensagem não lida por balini »

Pois é, não consegui entender como os itens 1 e 2 poderiam ser verdadeiros, pensei que existia alguma resolução que eu não estava conseguindo ver, mas acho que o gabarito está errado.. essa questão é do livro Fundamentos de Matemática Elementar Vol. 1. Até procurei erratas desse livro, mas não achei, então fiquei na dúvida.. obrigada por responder, anyway :)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Pré-Vestibular”