Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pré-Vestibular(ENEM 2017) Matemática Financeira

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
ÁguiaB
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: 19 Mai 2022, 20:37
Última visita: 03-07-23
Jul 2022 05 17:53

(ENEM 2017) Matemática Financeira

Mensagem não lida por ÁguiaB »

Um empréstimo foi feito à taxa mensal de i%, usando juros compostos, em oito parcelas fixas e iguais a P.
O devedor tem a possibilidade de quitar a dívida antecipadamente a qualquer momento, pagando para isso o valor atual das parcelas ainda a pagar. Após pagar a 5ª parcela, resolve quitar a dívida no ato de pagar a 6ª parcela.
Expressão que corresponde ao valor total pago pela quitação do empréstimo é:
Alternativas em anexo.
Resposta

A
Eu gostaria de entender o seguinte: o que me indica que esse i% age somente sobre uma parte do saldo devedor, a fim de chegar na parcela de valor P, e não sobre o saldo devedor todo? Por exemplo, eu achei que o certo seria pensar que, se o valor do empréstimo foi V, no final do primeiro mês eu teria como dívida V(1+i%); no final, do segundo mês, isto é, antes de pagar a segunda parcela mas já tendo pagado a primeira, eu teria como dívida (V-P)(1+i%), e assim sucessivamente. Porém, para resolver a questão, isso não funciona. Para chegar no resultado, eu teria que considerar que, todo mês, eu pego uma valor Q do saldo devedor e aplico sobre Q um juros de i% e, assim, consigo chegar na parcela de P reais todos os meses (acho que entendi isso da resolução do prof Caju). Desse modo, Q seria um valor constante e o lucro da empresa seria Q.i% todos os meses, certo? Não sei se estou correto sobre a forma certa de pensar. Eu gostaria de entender por que o meu pensamento do juros sobre o saldo devedor está errado. Existe algum padrão se nada for informado na questão?
Anexos
Screenshot_20220705-175223_Chrome.jpg
Screenshot_20220705-175223_Chrome.jpg (27.56 KiB) Exibido 736 vezes

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (FEPESE 2017) Matemática Financeira
    por rramenzoni » » em Concursos Públicos
    0 Respostas
    1294 Exibições
    Última mensagem por rramenzoni
  • Nova mensagem ENEM 2017 Matemática Resolvida
    por caju » » em TutorBrasil no YouTube
    7 Respostas
    30129 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem (ENEM 2019) Matemática Financeira
    por caju » » em TutorBrasil no YouTube
    1 Respostas
    2367 Exibições
    Última mensagem por caju
  • Nova mensagem SAS ENEM 2017 - Soluções
    por amy123369 » » em Físico-Química
    2 Respostas
    1812 Exibições
    Última mensagem por amy123369
  • Nova mensagem (Enem 2017) Juros e dívida
    por leomaxwell » » em Pré-Vestibular
    4 Respostas
    3870 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25

Voltar para “Pré-Vestibular”