Get a better experience by installing our free app!
Not now
Install
Get a better experience by installing our web app!
Hide
How to do it?
In Safari, tap on the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.(If you don’t see Add to Home Screen, you can add it. Scroll down to the bottom of the list, tap Edit Actions, then tap Add to Home Screen.)
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Um dado é lançado três vezes. A probabilidade de se obter um total de 9 pontos (soma dos pontos dos três lançamentos), sabendo-se que, no segundo lançamento, obteve-se um número par, é:
a) 1/6
b) 1/18
c) 5/36
d) 13/36
e) 17/216
Resposta
R: 1/18
Se alguém puder me ajudar, agradeço!
Editado pela última vez por ALDRIN em 07 Mar 2022, 14:17, em um total de 1 vez.
Se o segundo dado obteve-se um número par, temos 3 casos:
d1 / 2 / d3
d1 / 4 / d3
d1 / 6 / d3
A probabilidade final deve ser a soma das probabilidades desses 3 casos.
d1 / 2 / d3: A soma de d1 com d3 precisa ser igual a 7, então são os casos 1/2/6, 2/2/5, 3/2/4, 4/2/3, 5/2/2, 6/2/1, ou seja, 6 possibilidades
d1 / 4 / d3: d1 + d3 = 5, logo, são os casos 1/4/4, 2/4/3, 3/4/2, 4/4/1, logo 4 possibilidades
d1 / 6 / d3: d1 + d3 = 3, logo 1/6/2 e 2/6/1, 2 possibilidades
Somando, são 6 + 4 + 2 = 12 possibilidades no total. A gente soma porque são casos que não são possíveis de ocorrer simultaneamente (o segundo dado é sempre diferente). É meio que análise por exaustão, após dar uma filtrada.
Já a quantidade total de possibilidades é igual a 6 x 6 x 6 = 6³, pois em cada lançamento de dados temos 6 valores possíveis em cada dado.
Assim, a probabilidade é calculada por 12/6³ = 12/216 = 1/18.
Um segundo candidato foi chamado para participar do programa, porém quatro das dez provas já haviam sido selecionadas anteriormente, conforme ilustrado a seguir.
O apresentador pediu para esse...
Últ. msg
Também acho que o gabarito está errado, mas fico feliz em saber que meu raciocínio está correto! :D
Muito obrigada pela resposta! :wink:
Dentro de um triangulo retângulo isósceles (MBN) , de cateto igual a 1\ \text{cm} , inscreve-se um triângulo equilátero ABC . Então a medida do lado do triângulo equilátero em \text{cm} é igual a?
Últ. msg
Poxa, também acho que seja necessário uma imagem para essa questão.
hidroxiapatita é um mineral constituído pelos íons cálcio, fosfato e hidróxido e tem fórmula unitária Ca10(PO4)6(OH)2. Ela é o principal constituinte dos osso e dentes. Não se dissolve em água, porém...
Últ. msg
Mariapazza , indicação da reação e balanceamento pelo método de tentativas: