Um segundo candidato foi chamado para participar do programa, porém quatro das dez provas já haviam sido selecionadas anteriormente, conforme ilustrado a seguir.
Qual a probabilidade de essa prova ser a sorteada para esse segundo candidato?
a) 25%
b) 10%
c) 16%
d) 30%
e) 20%
GABARITO: E) 20%
Alguém pode me ajudar por favor? Não consegui entender porque a letra c está errada.
Eu resolvi assim:
Eram 10 provas, 4 delas não estavam disponíveis, então sobravam 6 provas. Dessas 6 provas restantes o candidato escolheu 1 delas, que julgou ser a mais fácil.
Até onde sei, a probabilidade é "tudo que eu quero", dividido por "tudo o que eu tenho". Dessa forma: [tex3]\frac{1}{6}[/tex3].
Como a questão quer a porcentagem eu fiz assim: [tex3]\frac{1}{6}[/tex3] x 100 = [tex3]\frac{100}{6}[/tex3] = 16,6% ≅ 16%.
Não sei o que fiz de errado. Na primeira vez que li o enunciado pensei que houvesse um erro na questão, porque sinto que faltam informações, mas como tenho muita dificuldade com probabilidade talvez eu só não tenha entendido mesmo.
O apresentador pediu para esse candidato indicar, das provas disponíveis, qual é a mais fácil. Ele respondeu que era a prova de número 3.Pré-Vestibular ⇒ IBMEC-SP - Probabilidade Tópico resolvido
- AlexandreHDK
- Última visita: 15-08-22
- Agradeceram: 131 vezes
Fev 2022
27
21:29
Re: IBMEC-SP - Probabilidade
Olá, acredito que o gabarito esteja errado, eu concordo com teu raciocínio.
Fev 2022
28
09:57
Re: IBMEC-SP - Probabilidade
Também acho que o gabarito está errado, mas fico feliz em saber que meu raciocínio está correto!
Muito obrigada pela resposta!
Muito obrigada pela resposta!
-