Pré-Vestibular Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos. Moderador:[ Moderadores TTB ]
Ensino Médio Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular Moderador:[ Moderadores TTB ]
Ensino Fundamental Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares). Moderador:[ Moderadores TTB ]
Ensino Superior Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares). Moderador:[ Moderadores TTB ]
IME / ITA Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.). Moderador:[ Moderadores TTB ]
Olimpíadas Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008). Moderador:[ Moderadores TTB ]
Demonstrações Fórum de coletânea das melhores demonstrações de teoremas de matemática.
Se você quiser postar uma demonstração aqui, poste, inicialmente, no fórum correspondente utilizando o título "Demonstração Teorema X" e substitua com o nome do teorema/fórmula que você postou e, depois, envie o link para um moderador pedindo para sua mensagem ser movida para o fórum "Demonstrações". Somente moderadores poderão mover sua mensagem para este fórum. Moderador:[ Moderadores TTB ]
Questões Perdidas Aqui ficará uma coletânea de questões antigas, com mais de 1 ano, que não foram respondidas ainda. Não é possível postar novas questões nesse fórum, apenas é possível resolver as que forem movidas para cá pelos moderadores. Moderador:[ Moderadores TTB ]
Um microbiologista está estudando o crescimento
exponencial de uma colônia de fungos em um experimento. Suponha que, a cada hora, o número de fungos em sua colônia aumenta de forma exponencial. No...
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Analisesousp ,
Sendo k o fator pelo qual o número de fungos é multiplicado a cada hora, temos 1600=200k^3 \Longrightarrow k^3=8 \Longrightarrow k=8^{1/3}=\boxed{2}
Uma empresa funciona em um único prédio, que possui 10 andares. Sobre os funcionários dessa empresa, é verdade que “se um funcionário, mulher ou homem, trabalha no décimo andar, então ela/ele é um...
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Pode deixar :wink:
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Eu estava fazendo um trabalho e terei que provar uma certa propriedade de um polinômio, isso não é muito relevante aqui, o ponto é que eu estava pensando em provar isso com o princípio da indução,...
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Sim, eu sei que é bem mais fácil, mas eu queria saber se estaria errado usar indução nesse caso
Que ponto notável é o centro da circunferência para o triângulo DRO.
IMG-20240422-WA0015.jpg
a)ortocentro
b)circuncentro
c)baricentro
d)incentro
e)n.r.a
5 elevado na x maior que 3 na x + 3 na x + 1
Gabarito: x maior que log 5/3 4
Fui fazendo, mas parei em 5/3 na x maior que 3 na x + 3, ou cometi algum erro antes disso?
Considere um cone circular reto, cujo raio da base mede
R, e cuja geratriz mede g. Considere uma formiga, inicialmente sobre um ponto P situado na circunferência da base do cone, que se desloca dando...
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Analisesousp ,
O arco de 60 \degree de raio g tem comprimento 2\pi R. Um arco de 60 graus é uma fração \frac{60}{360}=\frac{1}{6} de uma circunferência completa, e o comprimento de uma...
Considere uma amostra com cinco números inteiros
distintos, cuja mediana é igual a 18. Ao se retirar o terceiro maior número da amostra, a mediana dos quatro números restantes continua a ser 18. Ao...
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petras
A) 20, B) 21, C) 22, D) 23
2023, professor licenciatura em matemática, várzea grande-MT
2 elevado a 3x + 1 . 5 elevado a 2x - 3 maior que 6
Gabarito: x e R quando x maior que log200 375
Enrrosquei nessa, pq é minha primeira vez fazendo inequação com mais de um termo..
Alguma dica?
Seja o segmento de reta \overline{MQ} e os pontos N e P sobre \overline{MQ} , na ordem M, N, P, Q. Considere um ponto K não situado sobre a reta suporte de \overline{MQ} . Suponha que: \overline{MN}...
Um pedaço de liga de cobre e prata contém 5% de cobre e tem massa igual a 4 kg. Determinar a massa de cobre que deve ser acrescentada, para
obtermos uma liga que contenha 2% de prata .
Sobre um mesmo plano, considere uma semicircunferência de diâmetro MP e centro O e duas semicircunferências de diâmetro MO e OP, conforme mostra a figura a seguir.
Dado um conjunto A, o conjunto das partes de A, representado por P(A), é o conjunto cujos elementos são todos os subconjuntos de A. Assim, se o conjunto P(P(A)) tem 16^{8} elementos, o número de...
Olá, pessoal! Preciso de ajuda com um conceito interessante. Alguns amigos desenvolveram um jogo caseiro inspirado nas máquinas caça-níqueis tradicionais. A particularidade desse jogo é que os...
Em um triângulo ABC, tomamos a bissetriz interna AD e a bissetriz externa AE, com D e E sobre o lado BC. Sabendo que BC= 12, AB= 10 e AC= 5. Calcule, então, DE:
Um feirante recebeu em 1 dia 108 laranjas e as colocou em 2 cestas. Vendeu 1/3 das laranjas de 1 cesta a um comprador A e vendeu 1/6 das laranjas da outra cesta ao comprador B. Sabe-se que agora as 2...
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Analisesousp , seja x a quantidade de laranjas na primeira cesta e y a quantidade na segunda. Sabemos que x+y=108 \Longrightarrow 5x+5y=540. (1)
Maria tem o triplo da idade que Ana tinha quando Maria tinha a idade que Ana tem. Quando Ana tiver a idade de Maria, a diferença de idade entre elas será de 10 anos. Qual a idade de Maria e de Ana,...
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Analisesousp , há a citação de 3 períodos no enunciado (quando maria tinha a idade que ana tem (passado) | o presente | quando ana tiver a idade que maria tem (futuro)). Sendo m e a as idades de...