Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Pesquisa resultou em 58 ocorrências

Voltar

por legislacao
18 Mar 2019, 13:35
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Trabalho da força de atrito no plano inclinado

Olá, Uma ideia é utilizarmos o Teorema da Energia Cinética, \tau_{\text{total}} = \Delta \text{E}_c . Como o carro desce com velocidade constante, \Delta \text{E}_c = 0 \tau_{\text{p}} + \tau_{\text{fat}} = \tau_{\text{total}} 1000\cdot 10 \cdot 5 + \tau_{\text{fat}} = 0 \tau_{\text{fat}} = - 50 kJ...
por legislacao
30 Mar 2019, 09:33
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Trabalho da força peso

Planck, fui aplicar num exercício o que você me ensinou, mas não cheguei a resposta certa. Em relação ao exercício abaixo: koa.png Você disse que para calcular o trabalho da força peso no plano inclinado devo usar a fórmula \boxed{\tau =m\cdot \vec{g}\cdot \sen\theta\cdot \Delta h} e para queda livr...
por legislacao
30 Mar 2019, 12:13
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Trabalho da força peso

Que alivio, cheguei a achar que eu estava ficando louco kkk Então posso considerar que em relação a força peso no plano inclinado somente a força peso "P" e sua componente Px realizam trabalho, certo? Logo para calcular a força peso total eu uso a fórmula T = m.g.h e para calcular somente ...
por legislacao
10 Abr 2019, 16:45
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Aceleração em blocos (leis de newton)

Mateus, muito obrigado! Agora eu consigo visualizar porque ao calcular a aceleração por esse metodo de considerar como se fosse um só sistema ignora-se a força que A faz em B e a força que B faz em A, afinal como agora existe somente um corpo, não há troca de forças dentro dele, portanto considera-s...
por legislacao
11 Abr 2019, 17:41
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Equação MUV no plano inclinado

Se o garoto começou lá de cima, a posição inicial não deveria ser 2,5? Se o segmento \overline{AB} estivesse plano ao solo, o ponto A seria (igualmente) o s_0 e o ponto B seria o s_f. O s_0 é a origem do movimento. A posição final se deu 2,5[m] depois. Agora consegui visualizar certinho, eu tinha f...
por legislacao
14 Abr 2019, 19:53
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Força de atrito e distância para frear

MateusQqMD escreveu: 14 Abr 2019, 19:39 Olá. Está correto sim! :)
ok, muito obrigado!
por legislacao
15 Abr 2019, 11:38
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Força de atrito e freio ABS

Oi Matheus, muito obrigado pelo empenho em responder passo a passo. Entendi quase todo o raciocínio, só não entendi qual foi o pensamento que eu deveria ter pra chegar no raciocínio que devo igualar as equações tirando o -Vo2 delas e não outra incógnita. Quero dizer, porque não foi isolada nas duas ...
por legislacao
15 Abr 2019, 14:36
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Força de atrito e freio ABS

Você deve manipular as equações de forma que seja possível julgar as alternativas de um dado enunciado, por isso que eu isolei −v2o−vo2 ali em cima, já que −v2o=−v2o−vo2=−vo2 . O que você não poderia fazer seria isolar μeμe e μdμd e depois igualar esses coeficientes, pois eles não são iguais. Ok, e...
por legislacao
16 Abr 2019, 16:27
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Direito Constitucional e constitucionalismo

Letra A está errada, a união não é soberana, ela também é autônoma, assim como os estados, df e municípios. A soberania é da republica federativa do Brasil.
por legislacao
17 Abr 2019, 15:21
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Força de atrito e freio ABS

No meu primeiro comentário eu mostrei o motivo da aceleração da frenagem não depender da massa do carro: Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever: \text{F}_{\text{at}} = \te...