Pesquisa resultou em 117 ocorrências

Voltar

por Andre13000
Dom 10 Dez, 2017 10:37
Ir ao forum
Ir ao tópico

Demonstração - Fórmula de Euler-Maclaurin

Estava lendo um livro do grande Euler quando dei cara com uma "simples" derivação da fórmula de soma de Euler, então decidi compartilhar :D A fórmula de Euler-Maclaurin é muito conhecida por possibilitar expansões assintóticas de expressões que transcendem as funções elementares. É utilizada para ob...
por Catador
Sex 29 Dez, 2017 12:32
Ir ao forum
Ir ao tópico

Campanha para Soluções Aceitas

Professor Caju, tudo beleza? Eu queria falar sobre a importância das soluções aceitas e propor soluções. Na verdade, além de ajudar na organização do site, as respostas aceitas funcionam como um feedback positivo para quem resolve as questões estimulando-o a resolver mais questões, seria como bater ...
por undefinied3
Sex 29 Dez, 2017 16:04
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Nós moderadores temos essa autonomia de marcar uma resposta. Normalmente é dito para darmos alguns dias para que o próprio autor do post marque, e depois disso podemos marcar. Foi o que eu fiz com as mensagens do botelho e da Angelita, pois você acabou me lembrando desse poder que tenho mas acabo es...
por sousóeu
Seg 08 Jan, 2018 04:08
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Geometria Plana ( triângulo III )

os segmentos verdes têm a mesma medida
plana1.png
[tex3]\Delta GEC[/tex3] é isósceles, com dois ângulos de 10º.
Repare então que [tex3]\angle GED = \angle GBD = 20^{\circ} [/tex3] logo GDEB é cíclico e [tex3]\angle DGE = \angle EBD = 10^{\circ}[/tex3]
como [tex3]\angle EGC = 10^{\circ}[/tex3] então [tex3]x = 20^{\circ}[/tex3]
por rodBR
Ter 09 Jan, 2018 00:06
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Limites

Olá Ronny , boa noite. Confesso que não tinha visto esse "clássico". :lol: :D Solução: Obviamente, se substituirmos 1 o limite resultará na indeterminação \frac{0}{0} . Para escapar disso, temos que fazer algumas "manobrinhas" da álgebra elementar. Inicialmente, lembre da identidade: \boxed{\boxed{x...
por LucasPinafi
Ter 09 Jan, 2018 11:23
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Limites

Passa o ln nos dois lados. \ln \left( \lim_{ x \to \infty} \left[\frac{ax-1}{ax+1} \right]^x\right) = \ln 9 Agora, tu deve lembrar que \ln \lim f(x) = \lim \ln f(x) .. Isso pq ln(x) é uma função contínua. Continuando, \lim_{ x \to \infty } \ln \left(\frac{ax-1}{ax+1} \right)^x = \ln 9 \Longrightarro...
por undefinied3
Ter 09 Jan, 2018 17:10
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Geometria Plana ( triângulo II )

Trace uma altura CH. Tome um ponto T nessa altura tal que <PAT=10. Note que, como o triângulo é isósceles, isso significa que o ponto T é o ponto onde PB e CH se cruzam. Repare que, pela construção, AP se torna bissetriz de <CAT. Observe também que fechamos outro triângulo isósceles ATB, com ângulos...
por sousóeu
Ter 09 Jan, 2018 17:32
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Geometria Plana ( triângulo II )

um desenho ilustrando a solução do undefinied3:
plana4.png
por lorramrj
Ter 09 Jan, 2018 18:30
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Retas tangentes - Derivadas

Temos, as derivadas de f(x) e g(x): f'(x) = 2x g'(x) = -2x As retas tangentes ao graf. de f(x) e g(x) em um ponto x=a: :> Gráf(f): y = 2a(x - a) + a^2 + \dfrac{1}{2}\rightarrow y = 2ax - a^2 + \dfrac {1}{2} :> Gráf(g): y = -2a(x - a) - a^2 \rightarrow y = -2ax + a^2 Seus coeficientes linear e ângula...
por Ronny
Ter 09 Jan, 2018 21:14
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Area - Integral Dupla

Obrigado por tudo !

quanto a 3.a questao, eu descobriria o quadrante correcto, calculando mesmo o angulo, se formos a calcular o angulo que essa recta faz com a semi-circunferencia, resulta em 45.o( logo 1.o quadrante, estaria localizado a area de integracao).