Pesquisa resultou em 845 ocorrências

Voltar

por caju
Qua 02 Mai, 2007 21:08
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: (Escola Naval - 1973) Quantidade de Polígonos Regulares

Olá a todos, Analisando um pouco meus alfarrábios, vi que a definição de polígono regular realmente só leva em consideração os lados iguais e os ângulos internos iguais, não leva em consideração se há ou não alguma concavidade. Sendo assim, como já disse nosso amigo marco_sx, devemos levar em consid...
por Thales Gheós
Dom 05 Out, 2008 15:52
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Geometria Analítica: Lugar Geométrico

x^2+y^2=4 é uma circunferência de raio igual a 2. O lugar geométrico dos pontos P será também uma circunferência de mesmo centro, cujo raio pode ser obtido através do teorema de Pitágoras aplicado no triângulo retângulo PTO: \overline{PO}=\sqrt{13}. Portanto, a circunferência procurada é x^2+y^2-13...
por caju
Qui 02 Fev, 2012 19:01
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Círculos num Triângulo

Olá andreluiz, Iremos utilizar uma fórmula não muito famigerada, mas de fácil dedução. É a fórmula do raio r do círculo inscrito a um triângulo retângulo ABC de hipotenusa h e catetos c_1 e c_2 : \fbox{r=\frac{c_1\cdot c_2}{h+c_1+c_2}} Deixo como exercício a parte da dedução, mas dou uma dica: seja ...
por caju
Sáb 04 Fev, 2012 18:19
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Área de um Triângulo

Olá andreluiz, De onde você tirou esta questão? Eu a vi em um site russo uma vez, mas não dava a solução. Vou mostrar o que eu consegui fazer. Acho que fiquei uns 45 minutos pensando nesta questão, mas não consegui achar a área. Mas tenho um início, vamos ver se alguém tenta terminar com o que eu in...
por Cássio
Sáb 19 Mai, 2012 14:49
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: (Cone Sul) Somatório

Existem números inteiros ímpares a_1,a_2,...,a_{2010} tais que \sum_{i=1}^{2009}i\cdot a_i ^4=2010\cdot a_{2010}^4 ? Não \sum_{i=1}^{2009}i\cdot a_i ^4=\sum_{i=1}^{1005}[(2i-1)\cdot a_{2i-1}^4]+\sum_{i=1}^{1004}(2i\cdot a_{2i}^4}) Veja que [(2i-1)\cdot a_{2i-1}^4] equivale a um número ímpar, pois 2...
por jhonim
Qua 22 Ago, 2012 20:22
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: (ITA - 1999) Pêndulo

A resposta do amigo de cima está quase completa, só faltou um detalhe. Quando a partícula desce do ponto A para o ponto B, além de "transferir" a energia potencial para energia cinética, podemos considerar que a força de reação normal se torna nula, pois no ponto B a partícula não está mais em conta...
por jhonim
Seg 17 Set, 2012 20:28
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Eletroquímica

Na eletrólise ígnea só serão liberados os íons do composto ( Ba^{2+}\,\,e\,\,2Cl^{-} ), enquanto na eletrólise aquosa também serão liberados o cátion H^{+} e o ânion OH^{-} , provenientes da ionização da água. Tanto na eletrólise ígnea quanto na aquosa, os ânions direcionam-se ao ânodo e os cátions,...
por theblackmamba
Sex 21 Dez, 2012 20:42
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: (ITA) Reação Ácido-Base

Olá Jhonim, Você pode utilizar a Teoria de Brönsted-Lowry: Ácido: uma espécie que cede prótons H^+ . Base: uma espécie que recebe prótons H^+ . E também a Teoria de Lewis: Ácido: uma espécie que recebe pares eletrônicos isolados. Base: uma espécie que doa pares eletrônicos isolados. Perceba que na f...
por VALDECIRTOZZI
Sex 31 Mai, 2013 08:57
Ir ao forum
Ir ao tópico

Re: Solução Tampão

Inicialmente temos o equilíbrio: CH_3COOH \leftrightharpoons CH_3COO^-+ H^+ Pelos dados do problema há incialmente: n_{CH_3COOH}=n_{CH_3COO^-}=0,5 \cdot 0,1=0,05 \ mol Ao adicionarmos x \ mols de H^+ , o equilíbrio se desloca para a esquerda e ficamos com: [CH_3COOH]=\frac{0,05+x}{V} [CH_3COO^-]=\fr...
por rodrigosantos
Ter 04 Jun, 2013 19:58
Ir ao forum
Ir ao tópico

Equações Diferenciais - Equações de Clairaut

Uma definição alternativa para a equação de Clairaut é qualquer equação na forma \ F(y-x\frac{dy}{dx},\frac{dy}{dx})=0. Mostre que uma família de soluções para a última equação é \ F(y-cx,c)=0, onde \ c é uma constante arbitrária.