Olá caros usuários.

Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.

Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.

Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.

O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.

Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas 😞 Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.

Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.

Grande abraço,
Prof. Caju

Seções de Regras

Regras do Fórum

Estas regras são divulgadas para esclarecer as várias responsabilidades de todos os membros da comunidade aqui no Estude! Com Prof. Caju. Elas devem ser respeitadas por todos para garantir que nosso fórum funcione sem problemas e ofereça uma experiência divertida e produtiva para todos os membros da comunidade e visitantes.

  1. Não é permitido postar o enunciado das questões em forma de imagem. Utilize imagens apenas para as figuras que não puderem ser digitadas.

    Essa regra existe para que os mecanismos de busca da internet (Google, por exemplo) consigam "ler" o conteúdo das mensagens.
    Postando o enunciado em forma de imagem, o Google não irá indexar e, no futuro, quando alguém procurar ajuda na internet sobre esta mesma questão que você acabou de postar em forma de imagem, essa pessoa não encontrará a ajuda necessária. #
  2. Não é permitido anexar figuras hospedadas em servidores externos.

    O fórum dispõe de uma ferramenta para inserção de figuras. Clique aqui para ver como inserir imagens em sua mensagem.

    O moderador que constatar essa situação excluirá a mensagem e informará o membro sobre a situação. #
  3. Não será tolerado qualquer tipo de palavreado de baixo calão nas mensagens, ofensas e provocações nas conversações. Se alguém perceber tais comportamentos, deverá comunicar por MP (mensagem privada) um Moderador ou Administrador do fórum para que as medidas cabíveis sejam tomadas. #
  4. Os títulos dos tópicos deverão informar, sempre que possível:
    1. a fonte,
    2. o ano e
    3. o assunto do qual se trata o problema.
    Exemplo: (FUVEST – 2008) Logaritmos.

    Títulos como: “urgente!,” “ajuda!”, “Help!”, “questão difícil”, “problema” serão editados por um Moderador sem aviso prévio aos autores dos tópicos.

    Se você está com dificuldade para resolver um problema, informe essa dificuldade no corpo da sua mensagem, não no Título do tópico. #
  5. Não poste vários problemas em um mesmo tópico. Crie um tópico para cada problema. #
  6. Não poste a mesma questão em mais de um fórum, nem duas vezes a mesma questão no mesmo fórum (mesmo em datas diferentes).

    Por exemplo, postar a mesma questão no fórum "Pré-Vestibular" e no fórum "Ensino Médio". Um moderador irá apagar todas as repetidas, deixando somente a que for mais antiga. #
  7. Não use letras MAIÚSCULAS em todas letras, tanto nos títulos dos tópicos nem nas mensagens. Utilize normalmente, no início de frase ou quando necessário. Uma mensagem toda em letras maiúsculas tem menos chance de ser respondida e um título todo em letras maiúsculas deixa o fórum com uma aparência feia, desorganizado. #
  8. Não é permitido postar uma mesma mensagem em dois tópicos diferentes (isso é chamado flood), seja no mesmo fórum ou em fóruns diferentes. Sua mensagem será respondida da mesma forma. #
  9. Não é permitida propaganda de nenhuma espécie no fórum. Qualquer mensagem com esse tipo de conteúdo será imediatamente apagada e o membro será advertido. #
  10. Não crie um novo tópico para responder a um tópico já existente. Responda no próprio tópico que já existe. #
  11. Os membros não deverão agir como Moderadores. Se tal atitude for percebida, o membro receberá uma advertência. Se quiser ajudar, avise um Moderador ou Administrador por MP. #
  12. Utilize a fonte tamanho padrão nas suas mensagens. #
  13. Não faça mensagens muito coloridas, use Smilies com moderação. #
  14. Dicas do Fórum

    1. Leia os tutoriais de inserção de Equações e Figuras. Você os encontra na parte superior de cada página do fórum. #
    2. Uma mensagem qualquer deve ser clara para ser bem compreendida.

      Em Matemática, Física ou Química esse princípio é ainda mais crítico. Evite adaptações nos enunciados dos problemas, informe a fonte (Vestibular, Olimpíada etc.), poste as alternativas se a questão for objetiva (se souber, poste a resposta também). Adaptando ou omitindo informações que você não acha importante pode resultar num problema de interpretação dúbia ou sem sentido (pois aquela informação pode ser importante de fato). Neste caso, ao invés de ganhar tempo ao deixar de digitar determinado texto, você corre o risco de não ter a sua dúvida esclarecida. #
    3. Procure postar suas mensagens nos fóruns corretos.
      Leia a descrição de cada fórum e os anúncios intitulados " Leia isso antes de criar um tópico". Nestes anúncios você encontrará informações detalhadas de postagem. #
    4. Alguns botões e seus usos.

      a) Botões "Enviar" e "Prever"

      O botão Prever permite que você possa verificar como ficará a sua mensagem ao enviá-la. Utilize este botão para identificar possíveis erros de digitação. Após fazer uma breve revisão e certificar-se de que está tudo ok, clique no botão Enviar.

      b) Botão "Editar"

      O botão Editar serve para corrigir erros cometidos na digitação de uma mensagem após você a ter enviado.

      Esse botão só estará disponível em sua mensagem até 24 horas após você a ter enviado pela primeira vez. Se você quiser editar uma mensagem depois desse tempo, você poderá contatar um Moderador ou Administrador e solicitar que a correção seja feita.

      c) Botão "Excluir Mensagem"

      Você poderá excluir uma mensagem enviada duas vezes acidentalmente através deste botão.

      Esse botão só estará disponível até 24 horas após você ter inserido sua mensagem. Se, depois desse tempo, você quiser deletar sua mensagem, entre em contato com um moderador indicando o motivo para que possamos analisar e aprovar ou não o pedido.

      Lembramos que as mensagens postadas no fórum são de domínio público, não tendo o autor o direito de deletá-la após o período estipulado. #
    5. Algumas perguntas freqüentes:

      Como faço para localizar minhas mensagens?
      Para localizar todas as suas mensagens clique em Ver minhas mensagens no menu do fórum.

      Posso postar quantos problemas eu quiser?
      Sim, você pode postar quantos problemas quiser, obedecendo sempre o bom senso, pois se você inserir 20 mensagens uma atrás da outra, você estará tolindo outros usuários de aparecerem na primeira página do fórum, assim você poderá ser mal visto na comunidade.
      Por outro lado, recomendamos que faça uma busca no fórum antes de postar o seu problema. Existe uma chance bastante razoável de que o problema que você está prestes a postar já tenha sido postado por outro membro. Além disso, deve haver uma quantidade considerável de problemas semelhantes já resolvidos. Seguem alguns critérios de busca:

      i) Pela instituição. Exemplo: FUVEST;
      ii) Pelo ano. Exemplo: 2008;
      iii) Instituição e ano. Exemplo: FUVEST 2008;
      iv) Pelo assunto. Exemplo: Progressão Aritmética;
      v) Uma palavra do enunciado que não seja muito comum.

      Como posso enviar uma mp (mensagem privada)?
      Para enviar uma mensagem privada clique no nick do destinatário. Na janela seguinte clique em Enviar Mensagem Privada. Você também pode enviar uma mp clicando no botão Mensagem Privada que se encontra abaixo do nick do seu destinatário .

      Como faço para acessar todos os tópicos sem resposta?
      Para localizar todos os tópicos sem resposta clique em Ver mensagens sem resposta na Página Principal do fórum.

      Se você tiver alguma dúvida quanto à prática destas regras, envie uma mensagem particular através do fórum para o usuário caju. #