Química GeralDúvida sobre a estrutura química do DNA.

Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jun 2014 22 18:57

Dúvida sobre a estrutura química do DNA.

Mensagem não lida por amandacastro »

Boa noite, pessoal.
Farei uma pergunta estranha, mas mesmo assim espero que possam me ajudar.

Estava lendo sobre a estrutura química do DNA na internet e percebi algo estranho nas imagens que apareciam. No grupo fosfato, em alguns sites, havia um hidrogênio ligado a um dos oxigênios e um outro oxigênio fazendo uma ligação dupla. Me refiro aos oxigênios mais externos do fosfato(na imagem da esquerda as bolinhas brancas são os hidrogênios). Em outras imagens, como a da direita, havia um oxigênio fazendo ligação dupla e um outro com excesso de carga negativa, ionizado. Pesquisando para saber qual representação estava correta eu descobri que a presença ou não de um oxigênio protonado ligado ao fósforo depende do ph da solução em que o DNA está após a sua extração. Se for ph ácido, haverá um hidrogênio lá, caso contrário, não.

Depois disso assisti a este vídeo sobre extração de DNA caseiro e me surgiu outra dúvida:
O ph desta solução é ácido? Há um próton ali onde eu disse? Caso não seja, como eu poderia modificar esta experiência para obter isso?
https://www.youtube.com/watch?v=LzvdoVVUUDI

Acho interessante poder modificar experiências para obter novos resultados, acho que acrescenta no aprendizado quando você faz algo diferente do que viu em vídeos ou leu em livros.
Obrigado!
Anexos
estrutura.jpg
estrutura.jpg (45.98 KiB) Exibido 898 vezes

Editado pela última vez por amandacastro em 22 Jun 2014, 18:57, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jun 2014 23 22:55

Re: Dúvida sobre a estrutura química do DNA.

Mensagem não lida por amandacastro »

Pessoal.
Talvez eu tenha me complicado um pouco no post e tenha confundido vocês.

Eu só quero saber como posso alterar o ph daquela solução do vídeo para que fique ácida.
Não há opção de editar o post original, se não eu teria alterado o título para ficar mais claro.

Se vocês souberem para quem mais posso perguntar isso, por favor, me digam.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Geral”