Química OrgânicaAcil x Acetil Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Argean
Avançado
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Set 2022, 16:42
Última visita: 22-05-24
Agradeceu: 2 vezes
Mai 2024 09 17:07

Acil x Acetil

Mensagem não lida por Argean »

Bom dia a todos.

Estou tendo dificuldade em diferenciar o grupo ACETIL do grupo ACIL. Parecem muito iguais.

Por ex:
Na formação do Acetil Coa, temos a substituição do H da carboxila pelo grupo -S-CoA e formamos o Acetil CoA
Na formação do do Triacil glicerol temos a formação de um éster pela junção da Carboxila com o Alcool, formando um 3 acilas (tri-acil)

Mas olhando a ligação que se forma nos dois casos (Acetil e Triacil) , parecem iguais.
Nos dois casos teremos uma carbonila ligada a alguma coisa.

Obrigado

Editado pela última vez por Argean em 09 Mai 2024, 17:10, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2158
Registrado em: 15 Nov 2018, 22:45
Última visita: 20-05-24
Agradeceu: 599 vezes
Agradeceram: 552 vezes
Mai 2024 11 09:23

Re: Acil x Acetil

Mensagem não lida por Jigsaw »

Argean escreveu: 09 Mai 2024, 17:07 Bom dia a todos.

Estou tendo dificuldade em diferenciar o grupo ACETIL do grupo ACIL. Parecem muito iguais.

Por ex:
Na formação do Acetil Coa, temos a substituição do H da carboxila pelo grupo -S-CoA e formamos o Acetil CoA
Na formação do do Triacil glicerol temos a formação de um éster pela junção da Carboxila com o Alcool, formando um 3 acilas (tri-acil)

Mas olhando a ligação que se forma nos dois casos (Acetil e Triacil) , parecem iguais.
Nos dois casos teremos uma carbonila ligada a alguma coisa.

Obrigado
Argean, pelo que entendi no caso do Acetil Coa ha apenas um grupo CH3 ligado ao "grupo comum" enquanto no Acyl Coa há uma cadeia R muito maior (não confundir com radicais acetila e acila):
image-37.png
image-37.png (52.41 KiB) Exibido 128 vezes

Avatar do usuário
Argean
Avançado
Mensagens: 135
Registrado em: 16 Set 2022, 16:42
Última visita: 22-05-24
Agradeceu: 2 vezes
Mai 2024 11 10:14

Re: Acil x Acetil

Mensagem não lida por Argean »

Jigsaw, valeu, meu caro. Vou olhar esses detalhes com mais atenção. Bioquímica é bem complexa, mas muito interessante.

Abs

Responder

Voltar para “Química Orgânica”