Química GeralMassa de oxigenio dentro de um cilindro Tópico resolvido

Avatar do usuário
sebastiao22
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2023, 16:25
Última visita: 28-10-23
Out 2023 27 16:32

Massa de oxigenio dentro de um cilindro

Mensagem não lida por sebastiao22 »

Olá! Sou novo no fórum, estou com a seguinte dúvida: Como calcular a massa de oxigênio dentro de um cilindro? Tenho a pressão 2200 psi, a temperatura 25°C e o volume ocupado pelo oxigênio de 15L. Lembrando que o oxigênio dentro do cilindro se encontra no Estado Líquido. Qual equação devo utilizar? Como proceder?

Avatar do usuário
παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 963
Registrado em: 08 Abr 2023, 17:28
Última visita: 07-06-24
Localização: Evanston, IL
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 30 vezes
Out 2023 27 16:51

Re: Massa de oxigenio dentro de um cilindro

Mensagem não lida por παθμ »

sebastiao22,

Se o oxigênio estivesse gasoso, a equação de Clapeyron provavelmente seria uma boa aproximação:

[tex3]PV=nRT.[/tex3]

Mas como o oxigênio está líquido, ela não funcionaria bem. Porém, uma equação de estado mais generalizada que fornece uma excelente precisão para fluidos acima de suas temperaturas críticas e uma aproximação mediana para líquidos é a equação de Van der Waals:

[tex3]\left(P+\frac{an^2}{V^2}\right)(V-nb)=nRT,[/tex3]

onde [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] são constantes características da substância.

Porém, se você quiser um cálculo com alta exatidão, não sei te dizer bem o que pode ser feito, provavelmente você precisa perguntar pra alguém com uma especialização maior no assunto. Só avisando que vai ser difícil encontrar essa ajuda nesse fórum, que é mais voltado pra vestibular.

Avatar do usuário
sebastiao22
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2023, 16:25
Última visita: 28-10-23
Out 2023 27 19:17

Re: Massa de oxigenio dentro de um cilindro

Mensagem não lida por sebastiao22 »

παθμ escreveu: 27 Out 2023, 16:51 sebastiao22,

Se o oxigênio estivesse gasoso, a equação de Clapeyron provavelmente seria uma boa aproximação:

[tex3]PV=nRT.[/tex3]

Mas como o oxigênio está líquido, ela não funcionaria bem. Porém, uma equação de estado mais generalizada que fornece uma excelente precisão para fluidos acima de suas temperaturas críticas e uma aproximação mediana para líquidos é a equação de Van der Waals:

[tex3]\left(P+\frac{an^2}{V^2}\right)(V-nb)=nRT,[/tex3]

onde [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] são constantes características da substância.

Porém, se você quiser um cálculo com alta exatidão, não sei te dizer bem o que pode ser feito, provavelmente você precisa perguntar pra alguém com uma especialização maior no assunto. Só avisando que vai ser difícil encontrar essa ajuda nesse fórum, que é mais voltado pra vestibular.

ola, na0u. obrigado pela resposta! onde encontro forum de ajuda universitaria? sou estudante de engenharia quimica e estava procurando um cálculo com alta exatidão
Avatar do usuário
παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 963
Registrado em: 08 Abr 2023, 17:28
Última visita: 07-06-24
Localização: Evanston, IL
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 30 vezes
Out 2023 28 16:00

Re: Massa de oxigenio dentro de um cilindro

Mensagem não lida por παθμ »

sebastiao22 escreveu: 27 Out 2023, 19:17 ola, na0u. obrigado pela resposta! onde encontro forum de ajuda universitaria? sou estudante de engenharia quimica e estava procurando um cálculo com alta exatidão
sebastiao22, eu lhe respondi em mensagem privada.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Geral”