Pré-Vestibular(Poliedro) Geometria plana — ângulos

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 04 11:21

(Poliedro) Geometria plana — ângulos

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Poderiam me ajudar a responder essa questão? Vi uma resolução online muito linda e bem, mas bem simples. Ela usou o conceito de ângulo central e ângulo inscrito na circunferência. Se você for capaz de ver isso, não demorará mais que 1 minutos para resolver de cabeça. Mas eu não vi! LOL. Bem, estou aqui por gostaria de uma resolução que não fosse essa: ângulo inscrito e central. Digo isso, pois o capítulo não trabalha esse assunto, trabalho apenas ângulos no triângulo. Como todos os exercícios até agora foram resolvidos usando apenas isso, gostaria de resolver esse da mesma forma. Claro, se for possível, pode ser que não seja, né? Bem, é isso.

PS: Ah.. cheguei a conclusão de que α + β = 40º. Mas não consegui encontrar outra relação.
Poliedro — Considerando AB = AC = AD, calcule α (alfa) e β (beta).
612.png
612.png (30.43 KiB) Exibido 2632 vezes
Resposta

α = 15º e β = 25º

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
Jvrextrue13
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: 18 Jul 2020, 16:58
Última visita: 09-06-21
Dez 2020 04 11:44

Re: (Poliedro) Geometria plana — ângulos

Mensagem não lida por Jvrextrue13 »

Oi :)
Bom eu também achei [tex3]\alpha+\beta=40º[/tex3]
Agora outra relação que voce pode achar é o seguinte, o triângulo [tex3]\Delta ABD[/tex3] é isósceles, logo os ângulos [tex3]\angle{ABD}[/tex3] e [tex3]\angle{ADB}[/tex3] são iguais. Da mesma lógica ( com triângulo isósceles ) conseguimos achar os ângulos [tex3]\angle{ABC=65\\\angle{ADC}=75º}
[/tex3]

Entretanto, a gente sabe que [tex3]\angle{ABD}=\angle{ABC-\alpha=}65-\alpha[/tex3] e [tex3]\angle{ADB}=\angle{ADC}-\beta=75-\beta[/tex3] e daí conseguimos que [tex3]\beta-\alpha=10[/tex3]
Resolvendo o sistema da tudo certo :)
Se quiser que eu faça a conta para achar os angulos de 65º e 75º só falar :)

Editado pela última vez por Jvrextrue13 em 04 Dez 2020, 11:45, em um total de 1 vez.
Ensinar/ajudar é uma das melhores formas de fixar o que já foi estudado :D
Avatar do usuário
matjevs
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: 30 Nov 2020, 00:32
Última visita: 20-07-21
Dez 2020 04 11:55

Re: (Poliedro) Geometria plana — ângulos

Mensagem não lida por matjevs »

AB=AC=AD: o exercício está dizendo que ali forma três isósceles: o primeiro é o ∆ABD, o segundo é ∆ABC e o terceiro é ∆ACD; em sendo isósceles, eles têm dois lados iguais com os ângulos opostos a esses lados iguais também. assim, observando o primeiro: é dado pra gente o ângulo oposto ao lado da base, logo os outros ângulos saem "de graça", veja: já temos 80º em Â, sabemos que em os ângulos em ^B e ^D serão iguais. logo, fazemos 180º-(50º+30º)=100º/2= 50º para cada! depois, aplicamos o mesmo conceito de mesmos ângulos para os outros triângulos. para o segundo: 180º-50º=130º/2=65º, isto é, alfa+50º=65º, portanto, alfa é 15º. para o terceiro: 180º-30º=150º/2=75º, isto é, beta+50º=75º, portanto beta é 25º. qualquer coisa, pergunte-me!
Editado pela última vez por matjevs em 04 Dez 2020, 11:59, em um total de 2 vezes.
OM NIA VINCIT AMOR
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Dez 2020 04 13:13

Re: (Poliedro) Geometria plana — ângulos

Mensagem não lida por anastacialina »

Obrigada, Jvrextrue13! Muito obrigada! Como eu não vi isso? LOL. Depois que alguém responde fica tudo tão óbvio! Duh...

matjevs, muito obrigada também! Entendi perfeitamente. Era simples, eu que fui moca... sempre eu.

Bem, só por motivo de cronologia eu vou eleger a resposta do Jvrextrue13. Não é nada, absolutamente nada pessoal, tá? :lol:

Editado pela última vez por anastacialina em 04 Dez 2020, 13:14, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Pré-Vestibular”