Genética, Citologia e BioquímicaAlelos múltiplos

Avatar do usuário
debora1997
sênior
Mensagens: 36
Registrado em: 14 Fev 2017, 18:37
Última visita: 23-04-17
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 4 vezes
Mar 2017 06 10:25

Alelos múltiplos

Mensagem não lida por debora1997 »

Em uma espécie de besouros, a cor é determinada pelos alelos múltiplos autossômicos [tex3]w^{t}[/tex3] , [tex3]w^{v}[/tex3] e [tex3]w^{a}[/tex3] , que determinam as cores turquesa, verde e azul, respectivamente. Em laboratório, foram realizados três cruzamentos entre indivíduos selecionados e a porcentagem fenotípica da prole foi definida conforme mostra a tabela.
Imagem1.png
a) Para o terceiro cruzamento, determine o genótipo do macho e o genótipo da fêmea.
b) Do cruzamento entre besouros verdes e azuis, filhos de uma fêmea turquesa, foi gerada uma prole com 200 besouros.
Quantos besouros verdes são esperados nessa prole? Qual a frequência esperada do alelo [tex3]w^{t}[/tex3] na prole?

Por favor , me ajudem com essa questão . Obrigada !!! :D

Editado pela última vez por debora1997 em 06 Mar 2017, 10:25, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 28 22:51

Re: Alelos múltiplos

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, nesta questão, sugerido que tu faças um ordem de dominância para que seja mais fácil solucionada. Como o azul predomina sob o verde e o verde predomina sobre o turquesa, o azul predomina sobre o turquesa igualmente, logo, tem-se: Azul > Verde > Turquesa. Feito isso, no terceiro cruzamento, teremos que o azul é heterozigótico, portanto, há duas possibilidades dele ser: ou [tex3]w^{a}w^{v}[/tex3] ou [tex3]w^{a}w^{t}[/tex3] ; porém, tem-se que o verde também é heterozigótico e que a única possibilidade de configuração gênica que expresse fenotipicamente a expressão heterozigótica é se ele for [tex3]w^{v}w^{t}[/tex3] , se invés de haver a cor turquesa houvesse a cor azul, o fenótipo seria azul, e, como a porcentagem fenotípica da prole não inclui a porcentagem de turquesa, conclui-se que o azul heterozigótico somente pode ter a configuração gênica [tex3]w^{a}w^{v}[/tex3] ; portanto, ficamos como resposta para a letra a sendo macho [tex3]w^{a}w^{v}[/tex3] e fêmea [tex3]w^{v}w^{t}[/tex3] .

Partamos agora para a letra b, a qual retoma o pensamento da questão anterior. Como ambos os besouros são cria de uma fêmea, turquesa, tem que seus genótipos são: [tex3]w^{v}w^{t}[/tex3] e [tex3]w^{a}w^{t}[/tex3] . Por meio de uma multiplicação de fatores, encontraremos como possibilidades genotípicas os seguintes resultados para os cruzamentos entre esses dois animais: [tex3]w^{a}w^{v}[/tex3] ; [tex3]w^{a}w^{t}[/tex3] ; [tex3]w^{v}w^{t}[/tex3] e; [tex3]w^{t}w^{t}[/tex3] .
Como o heterozigótico [tex3]w^{a}w^{v}[/tex3] é fenotipicamente azul, somente há expressão fenotípica os animais com expressão genotípica [tex3]w^{v}w^{t}[/tex3] , o que corresponde a 1/4 da prole, sendo, portanto, 50 besouros; a frequência esperada do alelo [tex3]w^{t}[/tex3] é de 50%, porém, a expressão fenotípica da cor turquesa é, igual ao verde, de 25%, 50 besouros. O azul, por ser predominante em todos os casos, portanto, mesmo possuindo a frequência de seu alelo em 25%, a cor azul é o fenótipo de 1/2 da prole, 100 besouros.

Editado pela última vez por Sypru em 28 Abr 2018, 23:01, em um total de 6 vezes.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 28 23:02

Re: Alelos múltiplos

Mensagem não lida por Sypru »

Tive de editar várias vezes a resposta por causa que estava levando um baile do LaTeX kamdmkdaskm :oops:

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”