Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
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Ensino SuperiorRaciocínio Lógico Matemático

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Gabi123
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Raciocínio Lógico Matemático

Mensagem não lida por Gabi123 »

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csmarcelo
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Re: Raciocínio Lógico Matemático

Mensagem não lida por csmarcelo »

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É interessante "decorar" as equivalências 1 e 2.

"Decorar" porque, na verdade, é bem fácil de entendê-las.

[tex3]p[/tex3] : Faz calor.
[tex3]q[/tex3] : Vou à praia.

[tex3]p\implies q[/tex3] significa, portanto: "Se fizer calor, eu vou à praia."

E podemos imaginar essa oração como sendo, por exemplo, a resposta da pergunta: "O que você fará no fim de semana?"

No entanto, você poderia dar a mesma resposta, mas de forma diferente, se o diálogo fosse da seguinte forma:

"Acho que vou à praia nesse fim de semana."
"Praia? Você nunca via à praia!"
"Mas esse fds eu quero ir. E eu só não vou à praia se não fizer calor."

"Não vou à praia se não fizer calor" é justamente [tex3]¬q\implies¬p[/tex3] .

E aí existe uma segunda equivalência, menos óbvia, e que ninguém usa na elaboração de frases na prática, mas que também quer dizer a mesma coisa.

"Acho que vou à praia nesse fim de semana."
"Praia? Você nunca via à praia!"
"Olha, pelo menos uma coisa vai acontecer esse fim de semana: não vai fazer sol ou eu vou à praia."

Essa é a equivalência [tex3]p\implies q\equiv¬p\vee q[/tex3]

Se fizer sol, as três afirmações serão verdade (você não terá mentido), se você for à praia.
Se não fizer sol, pouco importa se você vai à praia ou não, pois você prometeu ir apenas se fizesse sol.

------------------------------------------------------------------------------------------

As equivalências 3, 4 e 5 não são casos distintos, mas apenas variações da equivalência 1.

Por exemplo, da equivalência 1, temos que [tex3]p\implies q\equiv¬p\vee q[/tex3] . Repare que [tex3]p[/tex3] é negada quando a condicional vira uma disjunção. Logo, da mesma forma, [tex3]¬p\implies q\equiv p\vee q[/tex3] , que é a equivalência 3.

Tente entender as variações das equivalências 4 e 5.

------------------------------------------------------------------------------------------

As 4 últimas equivalências são rebuscadas demais para tentar entender através de interpretação de texto e é mais fácil, pelo menos para mim, derivar a expressão da esquerda a partir da expressão da direita. Assim, note que:

1) Condições permanecem sendo condições.
2) Consequências permanecem sendo consequências.
3) Quando a conjunção ou disjunção une proposições da condição, troca-se uma pela outra.
4) Quando a conjunção ou disjunção une proposições da consequência, ela permanece.

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