Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

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Maratonas de MatemáticaII Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

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joaopcarv
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Mar 2018 28 12:03

Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Solução do problema 10

Pela divisão euclidiana [tex3]\rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{p_{(x)} \ = \ q_{(x)} \ \cdot \ (x^2 \ + \ 1) \ + \ x^2 \ + \ 1}[/tex3]

Sabendo que o resto dessa divisão é [tex3]\mathsf{x^2 \ + \ 1}[/tex3] , então o grau de [tex3]\mathsf{q_{(x)}}[/tex3] é maior do que [tex3]\mathsf{2}[/tex3] . Sendo o grau de um polinômio um número natural, então o grau de [tex3]\mathsf{q_{(x)} \ \geq \ 3.}[/tex3]

Logo, alternativa [tex3]\mathsf{b)}[/tex3] já foi refutada;

Sendo que [tex3]\mathsf{p_{(x)} \ = \ q_{(x)} \ \cdot \ (x^2 \ + \ 1) \ + \ x^2 \ + \ 1}[/tex3] e o grau de [tex3]\mathsf{q_{(x)} \ \geq \ 3}[/tex3] , então o grau de [tex3]\mathsf{p_{(x)}}[/tex3] é no mínimo [tex3]\mathsf{5}[/tex3] [tex3]\rightarrow [/tex3]

[tex3]\mathsf{p_{(x)} \ \geq \ \underbrace{\overbrace{(x^3 \ + \alpha \cdot x^2 \ + \beta \ \cdot \ x \ + \ \gamma)}^{grau \ mínimo \ de \ q_{(x)}} \ \cdot \ (x^2 \ + \ 1)}_{o \ grau \ mínimo \ de \ q_{(x)} \ gera \ um \ polinômio \ de \ grau \ 5} \ + \ x^2 \ + \ 1}[/tex3]

Em outras palavras, se o grau de [tex3]\mathsf{q_{(x)} \ \geq \ 3}[/tex3] , então o grau de [tex3]\mathsf{p_{(x)} \ \geq \ 5.}[/tex3]

Portanto, alternativa [tex3]\mathsf{a)}[/tex3] é falsa;

Veja que não temos como afirmar o que é [tex3]\mathsf{q_{(x)}}[/tex3] , e por isso não sabemos quais serão os conjuntos de suas raízes, e então não podemos afirmar nem refutar [tex3]\mathsf{d).}[/tex3]

Já explicado o raciocínio, podemos enfim ir à alternativa certa [tex3]\rightarrow[/tex3]

Sabendo que [tex3]\mathsf{p_{(x)} \ = \ q_{(x)} \ \cdot \ (x^2 \ + \ 1) \ + \ x^2 \ + \ 1}[/tex3] , então podemos reescrever :

[tex3]\mathsf{p_{(x)} \ = \ (x^2 \ + \ 1) \ \cdot \ (q_{(x)} \ + \ 1)}[/tex3] , logo [tex3]\mathsf{(x^2 \ + \ 1)}[/tex3] é um fator de [tex3]\mathsf{p_{(x)}.}[/tex3]

Como [tex3]\mathsf{(x^2 \ + \ 1)}[/tex3] é um fator de [tex3]\mathsf{p_{(x)}}[/tex3] , as raízes desse polinômio podem ser achadas por :

[tex3]\mathsf{0 \ = \ (x^2 \ + \ 1) \ \cdot \ (q_{(x)} \ + \ 1) \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{(q_{(x)} \ + \ 1) \ = \ 0 \ ou \ (x^2 \ + \ 1) \ = \ 0 \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{x^2 \ = \ -1 \ \ \therefore \ x \ = \ \pm \ i}[/tex3] é raiz de [tex3]\mathsf{p_{(x)}}[/tex3].


Problema 11

(FUVEST - 2011) A esfera [tex3]\epsilon[/tex3] , de centro [tex3]\mathsf{O}[/tex3] e raio [tex3]\mathsf{r \ > \ 0}[/tex3] , é tangente ao plano [tex3]\alpha[/tex3] . O plano [tex3]\beta[/tex3] é paralelo a [tex3]\alpha[/tex3] e contém [tex3]\mathsf{O}[/tex3] . Nessas condições, o volume da pirâmide que tem como base um hexágono regular inscrito na intersecção de [tex3]\epsilon[/tex3] com [tex3]\beta[/tex3] e, como vértice,um ponto em [tex3]\alpha[/tex3] , é

[tex3]\mathsf{a) \ \dfrac{\sqrt3 \ \cdot \ r^3}{4};}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b) \ \dfrac{5 \ \cdot \sqrt3 \ \cdot \ r^3}{16};}[/tex3]

[tex3]\mathsf{c) \ \dfrac{3 \ \cdot \sqrt3 \ \cdot \ r^3}{8};}[/tex3]

[tex3]\mathsf{d) \ \dfrac{7 \ \cdot \sqrt3 \ \cdot \ r^3}{16};}[/tex3]

[tex3]\mathsf{e) \ \dfrac{\sqrt3 \ \cdot \ r^3}{2}}[/tex3]
Resposta

[tex3]\mathsf{Alternativa \ e)}[/tex3]

Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 13:07, em um total de 1 vez.
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Optmistic
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Optmistic »

Solução do problema 11

Olá !

Se a esfera é tancente de [tex3]\alpha [/tex3] , [tex3]\beta[/tex3] é paralelo a [tex3]\alpha [/tex3] e ainda contem O (o centro) significa que temos uma meia esfera, com uma pirâmide dentro ... rascunho abaixo:

Veja que o raio é a mesma medida da altura da pirâmide .

O volume será dado por ...

V = [tex3]\frac{Ab.h}{3}[/tex3]

A altura já sabemos que é a mesma medida do raio = r

Agora vamos calcular a área da base ...

[tex3]Ab=\frac{3a²\sqrt{3}}{2}[/tex3]

como a = r ...

[tex3]Ab=\frac{3r²\sqrt{3}}{2}[/tex3]


agora basta juntar tudo ...

[tex3]V=\frac{Ab.h}{3}[/tex3]

[tex3]V=\frac{\frac{3r^{2}\sqrt{3}}{2}.r}{3}[/tex3]

[tex3]V=\frac{3r^{2}.r.\sqrt{3}}{2.3}[/tex3]

[tex3]V=\frac{3r^{3}.\sqrt{3}}{2.3}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{V=\frac{r^{3}.\sqrt{3}}{2}}}[/tex3]

:D

Problema 12 (Unicamp - 2014)

Considere a matriz :

[tex3]\begin{pmatrix}
1 & a & 1 \\
b & 1 & a \\
1 & b & 1 \\
\end{pmatrix}[/tex3]

onde a e b são reais e distintos.

Podemos afirmar que :

a) A matriz não é invertível
b) O determinante = a² - b²
c) A matriz é igual à sua transporta
d) O seu determinante é positivo
Resposta

d)
Anexos
considere o triângulo como uma pirâmide, só pra facilitar o entendimento kkk ... :D
considere o triângulo como uma pirâmide, só pra facilitar o entendimento kkk ... :D
Screenshot_1.png (9.52 KiB) Exibido 4992 vezes

Editado pela última vez por joaopcarv em 12 Abr 2018, 13:07, em um total de 1 vez.
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snooplammer
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por snooplammer »

Solução do problema 12

[tex3]\left| \begin{array}{rcr}
1 & a &1 \\
b & 1 & a\\
1 & b & 1
\end{array} \right|=a^2-2ab+b^2[/tex3]

[tex3]a^2-2ab+b^2=(a-b)^2[/tex3]

O determinante será positivo pois [tex3]a\neq b[/tex3] logo [tex3](a-b)^2[/tex3] nunca irá zerar. E todo [tex3]x \in \mathbb{R} \, \wedge x\neq 0 [/tex3] elevado a expoente par é positivo

Problema 13 (Fuvest - 2014)

Um corpo de massa [tex3]M[/tex3] desliza sem atrito, sujeito a uma força gravitacional vertical uniforme, sobre um “escorregador logarítmico”: suas coordenadas [tex3](x, y)[/tex3] no plano cartesiano, que representam distâncias medidas em metros, pertencem ao gráfico da função.
fontefuvest.png
fontefuvest.png (22.95 KiB) Exibido 4951 vezes
[tex3]f_{(x)} = \log_{\frac{1}{2}} x + 4[/tex3]

O corpo começa sua trajetória, em repouso, no ponto [tex3]A[/tex3] , de abcissa [tex3]x = 1[/tex3] , e atinge o chão no ponto [tex3]B[/tex3] , de ordenada [tex3]y = 0[/tex3] , conforme a figura ao lado. Não levando em contas dimensões do corpo e adotando [tex3]10 \dfrac{m}{s^2}[/tex3] como o valor da aceleração da gravidade,
[tex3]a)[/tex3] encontre a abcissa do ponto [tex3]B[/tex3] ;
[tex3]b)[/tex3] escreva uma expressão para a energia mecânica do corpo em termos de sua massa [tex3]M[/tex3] , e de sua altura [tex3]y[/tex3] e de sua velocidade escalar [tex3]v[/tex3] ;
[tex3]c)[/tex3] encontre a abcissa do ponto a partir do qual [tex3]v[/tex3] é maior do que [tex3]\sqrt{60} \ \dfrac{m}{s}[/tex3]
Resposta

[tex3]a) \ 16; \\
b)\ M\cdot\bigg(g\cdot y \ + \ \dfrac{v^2}{2}\bigg); \\
c) \ x \ > \ 8.[/tex3]
Editado pela última vez por joaopcarv em 13 Abr 2018, 10:19, em um total de 4 vezes.
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joaopcarv
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Abr 2018 17 00:28

Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Solução do problema 13

[tex3]\mathsf{a)}[/tex3] Ponto [tex3]\mathsf{B\ \rightarrow \ y_b \ = \ 0 \ :}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\cancelto{0}{f_{(x)}} \ = \ \log_{\frac{1}{2}} x_b \ + \ 4 \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{-4 \ = \ \log_{\frac{1}{2} x_b} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\bigg(\dfrac{1}{2}\bigg)^{-4} \ = \ x_b \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{x_b \ = \ 16}}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b) \ E_m \ = \ E_{pg} \ + \ E_c \ + \ E_{el}}[/tex3]

Sendo que a energia mecânica [tex3]\mathsf{E_m}[/tex3] é a soma da potencial gravitacional [tex3]\mathsf{E_{pg}}[/tex3] com a cinética [tex3]\mathsf{E_c}[/tex3] e com a [tex3]\mathsf{E_{el}}[/tex3] , e que a última não se apresenta no sistema, temos :

[tex3]\mathsf{E_m\ = \ E_{pg} \ + \ E_c \ + \ \cancelto{0}{E_{el}} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{E_m \ = \ M \ \cdot \ g \ \cdot \cancelto{y}{\Delta H} \ + \ \dfrac{M \ \cdot \ v^2}{2} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{E_m \ = \ M \ \cdot \ \bigg(g \ \cdot \ y \ + \ \dfrac{v^2}{2}\bigg)}}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{c)}[/tex3] A energia mecânica do sistema se conserva... sendo a inicial no ponto [tex3]\mathsf{A}[/tex3] , em que a velocidade é nula (partindo do repouso) e [tex3]\mathsf{x_a \ = \ 1.}[/tex3]

O ponto [tex3]\mathsf{P_{(x_p, \ y_p)}}[/tex3] é o que tem velocidade [tex3]\mathsf{v \ = \ \sqrt{60} \ \dfrac{m}{s}} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\mathsf{\not{M} \ \cdot \ \bigg(g \ \cdot \ y_a \ + \ \dfrac{\cancelto{0}{v^2}}{2}\bigg) \ = \ \not{M} \ \cdot \ \bigg(g \ \cdot \ y_p \ + \ \dfrac{(\sqrt{60})^2}{2}\bigg) \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{10 \ \cdot \ \bigg(\cancelto{0}{\log_{\frac{1}{2}} \ \cancelto{1}{x_a}} \ + \ 4\bigg) \ = \ 10 \ \cdot \ \bigg(\log_{\frac{1}{2}} x_p \ + \ 4\bigg) \ + \ 30 \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{-3 \ = \ \log_{\frac{1}{2}} x_p \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{x_p \ = \ 8}}[/tex3]

Então, para abcissas maiores do que [tex3]\mathsf{x_p \ = \ 8}[/tex3], como o logartimo tem base no intervalo [tex3]\mathsf{]0,1[}[/tex3] e a energia mecânica é constante, a velocidade aumenta.

Problema 14

(FUVEST - 1983) Num plano são dados dois círculos cujas circunferências têm raio igual a [tex3]\mathsf{1}[/tex3] . A distância entre os centros é também igual a [tex3]\mathsf{1}[/tex3] . Calcule a área da intersecção dos dois círculos.
Resposta

[tex3]\mathsf{A \ = \ \dfrac{4\cdot \pi \ - \ 3\cdot \sqrt{3}}{6}}[/tex3]
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Solução do problema 14
FUVEST  1983.png
FUVEST 1983.png (21.9 KiB) Exibido 4772 vezes

A área da intersecção dos dois círculos será dada por 2 x [tex3](A_{\text{setor circular}} - A_{\Delta EO_1F})[/tex3]

1) [tex3]\angle EO_1F = 120º[/tex3] , pois

[tex3]\Delta EO_1O_2[/tex3] , assim como o [tex3]\Delta FO_1O_2[/tex3] , é equilátero

2) [tex3]A_{\text{setor circular}} = \frac{\pi}{3}[/tex3]

3) [tex3]A_{\Delta EO_1F} = \frac{1\cdot 1\cdot \text{sen(120º)}}{2} = \frac{\sqrt{3}}{4}[/tex3]


Logo, [tex3]\mathsf{A \ = \ \dfrac{4\cdot \pi \ - \ 3\cdot \sqrt{3}}{6}}[/tex3]



Problema 15 Unicamp-1998

a) De quantas maneiras é possível distribuir 20 bolas iguais entre 3 crianças de modo que cada uma delas receba, pelo menos, 5 bolas?
b) Supondo que essa distribuição seja aleatória, qual a probabilidade de uma delas receber exatamente 9 bolas ?

GABARITO

a) 21 maneiras

b) \frac{2}{7}
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Re: II Maratona de Matemática FUVEST / UNICAMP

Mensagem não lida por joaopcarv »

Solução do problema 15

Vamos pensar nas ternas [tex3]\mathsf{x \ + \ y + \ z \ = \ 20}[/tex3] tais que [tex3]\mathsf{x, \ y, \ z \ \in \ \mathbb{N}; \ x, \ y, \ z \ \geq 5}[/tex3]

Começando com os casos com [tex3]\mathsf{5:}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\bullet \ (5, \ 5, \ 10) \ \Rightarrow \ P^{^2}_{_{3}} \ \therefore \ \dfrac{3!}{2!} \ = \ 3 \ casos}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\circ \ (5, \ 6, \ 9) \ \Rightarrow \ P_{_{3}} \ \therefore \ 3! \ = \ 6 \ casos}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\bullet \ (5, \ 7, \ 8) \ \Rightarrow \ P_{_{3}} \ \therefore \ 3! \ = \ 6 \ casos}[/tex3]

Como acabaram os casos com [tex3]\mathsf{5}[/tex3] , só teremos mais duas distribuições possíveis:

[tex3]\mathsf{\bullet \ (6, \ 6, \ 8) \ \Rightarrow \ P^{^2}_{_{3}} \ \therefore \ \dfrac{3!}{2!} \ = \ 3 \ casos}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\bullet \ (6, \ 7, \ 7) \ \Rightarrow \ P^{^2}_{_{3}} \ \therefore \ \dfrac{3!}{2!} \ = \ 3 \ casos}[/tex3]

No total, temos [tex3]\mathsf{3 \ + \ 6 \ + \ 6 \ + \ 3 \ + \ 3 \ = \ \boxed{\boxed{\mathsf{21\ casos}}}}[/tex3]

E os casos que contém [tex3]\mathsf{9}[/tex3] bolinhas estão marcados com [tex3]\circ[/tex3] , ou seja, são eles [tex3]\mathsf{6}[/tex3] .

A probabilidade pedida é [tex3]\mathsf{\dfrac{6}{21} \ = \ \boxed{\boxed{\mathsf{\dfrac{2}{7}}}}}[/tex3]

Problema 16

(Fuvest - 2018) Considere o polinômio [tex3]\mathsf{P_{(x)} \ = \ x^n \ + \ a_{_{n \ - \ 1}} \cdot x^{n \ - \ 1} \ + \ \dots \ + \ a_{_{1}} \cdot x \ + \ a_{_{0}}},[/tex3] em que [tex3]\mathsf{a_{_{0}}, \dots, \ a_{_{n \ - \ 1}} \ \in \ \mathbb{R}.}[/tex3] Sabe-se que as suas [tex3]\mathsf{n}[/tex3] raízes estão sobre a circunferência unitária unitária e que [tex3]\mathsf{a_{_{0}} \ < \ 0.}[/tex3]

O produto das [tex3]\mathsf{n}[/tex3] raízes de [tex3]\mathsf{P_{(x)},}[/tex3] para qualquer inteiro [tex3]\mathsf{n \ \geq \ 1,}[/tex3] é:

[tex3]\mathsf{a) \ -1}[/tex3]
[tex3]\mathsf{b) \ i^n}[/tex3]
[tex3]\mathsf{c) \ i^{n \ + \ 1}}[/tex3]
[tex3]\mathsf{d) \ (-1)^n}[/tex3]
[tex3]\mathsf{e) \ (-1)^{n \ + \ 1}}[/tex3]
Resposta

Alternativa [tex3]\mathsf{e)}[/tex3]

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