Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Reino Fungi, Reino Protista e Protozooses(UPE-2016) Doenças em geral Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Abr 2020 28 17:17

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

Planck escreveu: 28 Abr 2020, 17:02 Concordo, não me atentei a isso. Nessa lógica, o primeiro item também seria incorreto. Então, a questão não foi tão “sacana” assim. Fui pesquisar um pouco aqui nos livros e eles citam como reservatório natural morcegos, gambás e tatus.

Poxa, eu ainda precisaria memorizar os reservatórios naturais. Ainda continuo achando essa questão "sacana"

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2020 28 17:23

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por MateusQqMD »

joãofw escreveu: 28 Abr 2020, 17:15 Não foi isso o que eu interpretei. Sei que a infecção por tripanossomos é pelo contato da ferida com as fezes. No caso dos animais silvestres, isso pode acontecer. Peguemos um tatu, ao ser picado pelo barbeiro, as fezes contaminadas infectam o local da ferida do tatu. Assim, pode-se afirmar que ele pode funcionar como reservatório natural, visto que conterá o agente etiológico circulando na corrente sanguínea. Depois, um barbeiro pode ingerir o sangue desse tatu contaminado. Assim, o barbeiro torna-se o hospedeiro intermediário.
Mas o que você quer argumentar com isso?

Sinceramente, não consegui entender.
joãofw escreveu: 28 Abr 2020, 17:15 Sei que a infecção por tripanossomos é pelo contato da ferida com as fezes.
Para mim isso resolve o problema.

Interpretei que na tabela (B) devemos relacionar a principal forma de infecção com uma dada doença. Em uma visão limitada, a principal forma de infecção é por meio dos insetos (apesar de ocorrer com a ingestão de alimentos contaminados, transfusões sanguíneas, etc).

Inclusive qualquer animal silvestre pode atuar como reservatório, basta que seja picado e contaminado pelo barbeiro. Penso até que seja complicado excluir o item por citar preguiças e tamanduás. Qual argumento você usaria para desqualificá-los como hospedeiros?

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Abr 2020 28 19:30

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

eu quero chegar no seguinte raciocínio. Por que a afirmativa "IV" não pode ser correta também? ( diante do exposto)
Avatar do usuário

lingered
Pleno
Mensagens: 84
Registrado em: 29 Mar 2020, 22:52
Última visita: 06-07-23
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 23 10:20

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por lingered »

Oi,
Repare que, por exemplo, no item I a fonte direta é, realmente, a capivara? O carrapato que picar uma que esteja contaminada pode transmitir a doença, mas a fonte mesmo são as capivaras. Em relação ao item IV, comumente, nota-se que a principal fonte, onde você vai encontrar o agente etiológico, são os insetos. Os barbeiros. Acho que o problema está nessa ligação direta. Não concorda que quando falamos em Doença de Chagas já pensamos no barbeiro contaminado? Não pensamos nesse intermédio como ocorre com a febre maculosa, sim?
Ou seja, é como o Mateus falou. Concorda?
Mas, realmente, questão sacana.
"No fundo é tudo merda, mas nós queremos doravante cagar em cores diferentes para ornar o jardim zoológico da vida."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Set 2020 23 16:42

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

Concordo demais. A questão bagunçou minha mente quando ela introduz o conceito de fonte e reservatório. E eu não saberia, de cor, quais animais funcionavam como fonte. E tenho em mente que o VETOR é o Triatoma sp .
Avatar do usuário

lingered
Pleno
Mensagens: 84
Registrado em: 29 Mar 2020, 22:52
Última visita: 06-07-23
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 23 17:22

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por lingered »

Uma questão "ouro". Não havia sacado esse seu raciocínio(fonte e reservatório), bacana abstrair essa diferença. O barbeiro é vetor e fonte, sim?
Supimpa!

"No fundo é tudo merda, mas nós queremos doravante cagar em cores diferentes para ornar o jardim zoológico da vida."
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Reino Fungi, Reino Protista e Protozooses”