Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

OlimpíadasOBM-2018 Questão 3 N2 Tópico resolvido

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
GabrielOBM
sênior
Mensagens: 48
Registrado em: 11 Nov 2018, 18:19
Última visita: 12-08-21
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 11 vezes
Nov 2018 18 19:08

OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por GabrielOBM »

3- Seja ABC um triângulo acutângulo de circuncentro O e ortocentro H. A circunferencia de centro Xa passa pelos pontos A e H e tangencia o circuncículo do triangulo ABC. Defina de maneira análoga os pontos Xb e Xc. Sejam Oa, Ob, Oc os simétricos de O em relação aos lados BC, CA e AB, respectivamente. Prove que as retas OaXa, ObXb e OcXc são concorretes.


Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2018 19 02:47

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

essa questão precisa de um resultado famoso e bem importante:

Os simétricos do ortocentro em relação aos lados do triângulo que o origina pertencem ao circuncírculo.

Prova:
Seja [tex3]H_b[/tex3] o reflexo do ortocentro em relação ao lado AC então [tex3]\angle AH_bC = \angle AHC = 180 -(90-C + 90 -A) = 180 -B[/tex3] logo o quadrilátero ABCHb é cíclico, cqd.
obmforum2.png
obmforum2.png (56.12 KiB) Exibido 2240 vezes
Agora repare que os triângulos [tex3]\Delta OHO_a \equiv \Delta O_aH_a O[/tex3] porque temos uma reflexão em relação à reta BC.
rigorosamente:
Resposta

[tex3]M = OO_a \cap BC[/tex3] , [tex3]X = OH_a \cap BC[/tex3] e [tex3]N = HH_a \cap BC[/tex3] então
[tex3]\Delta HMN \equiv \Delta H_aMN[/tex3] pois são retângulos com catetos iguais
isso implica [tex3]\angle HMN = \angle H_aMN \implies \angle HMO = \angle H_aMO_a[/tex3]
[tex3]\Delta HMO \equiv \Delta H_a M O_a[/tex3] por LAL de onde [tex3]OH = O_aH_a[/tex3] mas então [tex3]\Delta OHM \equiv \Delta O_aH_aM[/tex3] por LLL de onde [tex3]\angle HOM = \angle H_aO_aM[/tex3] e por fim [tex3]\Delta OHO_a \equiv \Delta O_aH_aO[/tex3] por LAL
então [tex3]HO_a = OH_a = R[/tex3] repare então que [tex3]O_aH = O_aB = R[/tex3] então [tex3]O_a[/tex3] está na mediatriz de [tex3]BH[/tex3]
sabe-se que [tex3]X_b[/tex3] também e que [tex3]O_c[/tex3] também (pois [tex3]O_cB = OB = R[/tex3] e [tex3]O_cH = OH_c = R[/tex3] )

então o triângulo [tex3]O_aO_bO_c[/tex3] é definido pelas três mediatrizes de [tex3]HA, HB[/tex3] e [tex3]HC[/tex3]
note então: a mediatriz de [tex3]BH[/tex3] é paralela ao lado [tex3]AC[/tex3] pois ela é perpendicular à BH que é perpendicular à AC.
então o triângulo [tex3]\Delta O_aO_bO_c[/tex3] é semelhante ao [tex3]\Delta ABC[/tex3] já que todos seus ângulos são iguais.
Mais que isso: [tex3]H[/tex3] é circuncentro de [tex3]\Delta O_aO_bO_c[/tex3] e [tex3]HO_a = R[/tex3] portanto os triângulos [tex3]\Delta ABC[/tex3] e [tex3]\Delta O_aO_bO_c[/tex3] são congruentes ([tex3]O[/tex3] é ortocentro de [tex3]\Delta O_aO_bO_c[/tex3] )

estou com problemas pra terminar, pensei em usar o teorema de ceva.
Seja [tex3]Y_a = O_aH \cap BC[/tex3] , [tex3]Y_b[/tex3] e [tex3]Y_c[/tex3] análogos. Então provar que [tex3]O_aX_a[/tex3] , [tex3]O_bX_b[/tex3] e [tex3]O_cX_c[/tex3] concorrem é o mesmo que provar que [tex3]AY_a,BY_b[/tex3] e [tex3]CY_c[/tex3] concorrem.
[tex3]BY_a = c \cos B + (h_a-AH)\tg (B-C) = c\cos B + (h_a-\frac{c \cdot b\cos A}{h_a})\tg(B-C)[/tex3]
[tex3]h_a = \frac{2S}a = \frac{bc}{2R}[/tex3]
[tex3]BY_a = c \cos B + (\frac{bc}{2R} - 2R\cos A) \tg (B-C)[/tex3]
mas as contas parecem ficar feias, vou pensar um pouco mais sobre ele depois.

Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:12031) em 19 Nov 2018, 02:57, em um total de 1 vez.

Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2018 19 08:23

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

acho que consegui alguma coisa
[tex3]Q = O_bO_c \cap AH[/tex3] [tex3]P = AH \cap BC[/tex3]
[tex3]\Delta AQH \sim \Delta HY_aP[/tex3]

[tex3]\frac{AH}{2(\frac a2-O_bX_a)} = \frac{h_a-AH}{(O_bX_a - c \cos B)} \iff O_bX_a (AH) - AH c \cos B =(a-2O_bX_a)(h_a-AH) \iff [/tex3]
[tex3]O_bX_a \cdot AH=a(h_a-AH) - 2O_bX_a(h_a-AH) + AH c \cos B\iff O_bX_a(2h_a -AH) = a(h_a-AH) + AH c \cos B [/tex3]

logo [tex3]O_bX_a = a \frac{h_a - AH}{2h_a -AH} + \frac{AH c \cos B}{2h_a -AH} \iff O_c X_a = a\frac{h_a}{2h_a-AH} - \frac{AH c \cos B}{2h_a -AH}[/tex3]
logo [tex3]O_aX_b = b\frac{h_b}{2h_b - BH}- \frac{BH a \cos C}{2h_b -BH} \iff O_cX_b = b \frac{h_b-BH}{2h_b-BH} +\frac{BH a \cos C}{2h_b -BH}[/tex3]
logo [tex3]O_aX_c = c\frac{h_c}{2h_c- BH} -\frac{CH b \cos A}{2h_c -CH} \iff O_bX_c = c \frac{h_c-CH}{2h_c - CH} + \frac{CH b \cos A}{2h_c -CH}[/tex3]

[tex3]h_a AH = bc \cos A[/tex3] e [tex3]AH^2 = 4R^2 -a^2 = 4R^2 \cos ^2a[/tex3]

acho que sai pelo teorema de ceva, mas tem que fazer essas contas ai

[tex3]\frac{O_bX_a}{O_cX_a} \cdot \frac{O_cX_b}{X_bO_a} \cdot \frac{O_a X_c}{X_c \cdot O_b} = [/tex3]
[tex3]= \frac{h_a-AH + \frac{AH c \cos B}a}{h_a - \frac{AH c \cos B}a} \cdot \frac{h_b-BH + \frac{BH a \cos C}b}{h_b - \frac{BH a \cos C}b} \cdot\frac{h_c-CH + \frac{CH b \cos A}c}{h_c - \frac{CH b \cos A}c}[/tex3]
[tex3]\frac{h_a +AH( \frac{ c \cos B}a-1)}{h_a - \frac{AH c \cos B}a} = \frac{\frac{bc \cos A}{AH} + AH(\frac{ c \cos B}a-1)}{\frac{bc \cos A}{AH} - \frac{AH c \cos B}a} = \frac{bc\cos A +4R^2\cos^2A(\frac{\sen C \cos B}{\sen A}-1)}{bc\cos A - \frac{4R^2 \cos ^2A c \cos B}a} = [/tex3]
[tex3]\frac{\sen B \sen C \cos A + \cos^2A (\frac{\cos C \sen B}{\sen A})}{\sen B \sen C \cos A - \frac{\sen C \cos B \cos ^2 A}{\sen A}} =[/tex3]
[tex3]\frac{\sen B \sen C \sen A + \cos A \cos C \sen B}{\sen B \sen C \sen A - \sen C \cos B \cos A} = -\frac{\sen B}{\sen C} \frac{\cos (A-C)}{\cos (A+B)}[/tex3]

confere?
como [tex3]\cos (A+B) = \cos (\pi -C)= \cos \pi \cos C - \sen \pi \sen C = - \cos C[/tex3]

logo [tex3]\frac{\sen B \cos (A-C)}{\sen C \cos C }[/tex3]
ufa!
o resultado de ceva é então:
[tex3]\frac{\sen B \cos (A-C)}{\sen C \cos C} \cdot \frac{\sen C \cos (B-A)}{\sen A \cos A} \cdot \frac{\sen A\cos (C-B)}{\sen B \cos B} =[/tex3]
[tex3]\frac{\cos (A-C) \cdot \cos (B-A) \cdot \cos(C-B)}{\cos A \cos B \cos C}[/tex3] ...errei alguma conta de novo, desculpa
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:12031) em 19 Nov 2018, 10:19, em um total de 5 vezes.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Mar 2024 28 16:54

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por FelipeMartin »

geogebra.png
geogebra.png (73.54 KiB) Exibido 254 vezes
[tex3]\triangle HQ_aY_a \sim \triangle O_aM_aY_a[/tex3] :

[tex3]\frac{HQ_a}{O_aM_a} = \frac{Q_aY_a}{Y_aM_a}[/tex3]

[tex3]BQ_a = c \cos B, BM_a = \frac a2 \implies Q_aM_a = \frac a2 - c \cos B = Q_aY + Y_aM_a[/tex3]

[tex3]HQ_a = AQ_a - AH = c \sen B - 2 \cdot OM_a = c \sen B - \frac a{\tg A}[/tex3]
[tex3]O_aM_a = \frac a{2 \tg A}[/tex3]

[tex3]x = Q_aY_a, y = Y_aM_a[/tex3]
[tex3]\frac xy = \frac{ c \sen B - \frac a{\tg A}}{\frac a{2 \tg A}} \iff \frac xy +2 = \frac{2c \sen B \tg A}{a}[/tex3]
[tex3]\frac xy =2 \frac{\sen C \sen B}{\cos A} -2[/tex3]

[tex3]x+y = \frac a2 - c \cos B[/tex3]
[tex3]\frac { \frac a2 - c \cos B}y =2 \frac{\sen C \sen B}{\cos A} -1[/tex3]
[tex3]y = \frac{\frac a2 - c \cos B}{2 \frac{\sen C \sen B}{\cos A} -1} = \frac{(a-2c \cos B) \cos(A)}{4 \sen C \sen B - 2 \cos A}[/tex3]

donde

[tex3]Y_aC = \frac a2 + \frac{(a-2c \cos B) \cos(A)}{4 \sen C \sen B - 2 \cos A} = \frac{a \sen C \sen B - c \cos B \cos A}{(2\sen C \sen B - \cos A)} [/tex3]
[tex3]Y_aB = \frac a2 - \frac{(a-2c \cos B) \cos(A)}{4 \sen C \sen B - 2 \cos A} = \frac{a\sen C \sen B - a \cos A +c \cos B \cos A}{( 2\sen C \sen B - \cos A)}[/tex3]

analogamente:

[tex3]\frac {x'}{y'} =2 \frac{\sen C \sen A}{\cos B} -2 [/tex3]
[tex3]Y_bC = \frac b2 + \frac{(2a \cos C - b) \cos B}{4 \sen C \sen A -2\cos B}[/tex3]
[tex3]Y_bA = \frac b2 - \frac{(2a \cos C - b) \cos B}{4 \sen C \sen A -2\cos B}[/tex3]

e
[tex3]x''+y'' = b \cos A - \frac c2[/tex3]
[tex3]\frac {x''}{y''} =2 \frac{\sen A \sen B}{\cos C} -2[/tex3]
[tex3]Y_cA = \frac c2 +y'' = \frac c2 + \frac{(2b \cos A - c) \cos C}{4 \sen B \sen A -2\cos C}[/tex3]
[tex3]Y_cB = \frac c2 - \frac{(2b \cos A - c) \cos C}{4 \sen B \sen A -2\cos C}[/tex3]

só fazer Ceva ❤️

[tex3]\frac{Y_aC}{Y_aB} = \frac{a \sen C \sen B - c \cos B \cos A }{a\sen C \sen B - a \cos A +c \cos B \cos A} = \frac{ \sen C\cos C }{\sen A\sen C \sen B - \sen A \cos A + \sen C \cos B \cos A}[/tex3]
[tex3]\frac{Y_bC}{Y_bA} = \frac{b \sen C \sen A - b \cos B +a \cos C \cos B }{b \sen C \sen A-a \cos B \cos C} = \frac{\sen B \sen C \sen A - \sen B \cos B +\sen A \cos C \cos B }{ \sen A \cos A} [/tex3]
[tex3]\frac{Y_cA}{Y_cB} = \frac{c \sen B \sen A - c \cos C +b \cos A \cos C}{c \sen B \sen A - b \cos A \cos C} =\frac{\sen C \sen B \sen A - \sen C \cos C +\sen B \cos A \cos C}{\sen B \cos B } [/tex3]

agora basta verifica que

[tex3]\frac{AY_C \cdot BY_A \cdot CY_B}{Y_CB \cdot Y_AC \cdot Y_BA} =1[/tex3]

que é um problema de trigonometria:

[tex3]\frac{(\sen C \sen B \sen A - \sen C \cos C +\sen B \cos A \cos C)}{\sen B \cos B } \cdot \frac{ (\sen A\sen C \sen B - \sen A \cos A + \sen C \cos B \cos A) }{\sen C\cos C} \frac{(\sen B \sen C \sen A - \sen B \cos B +\sen A \cos C \cos B) }{ \sen A \cos A} = 1[/tex3]

queremos provar que

[tex3]\frac{(\sen C \sen B \sen A - \sen C \cos C +\sen B \cos A \cos C)}{\sen C \cos C } \cdot \frac{ (\sen A\sen C \sen B - \sen A \cos A + \sen C \cos B \cos A) }{\sen A\cos A} \frac{(\sen B \sen C \sen A - \sen B \cos B +\sen A \cos C \cos B) }{ \sen B \cos B} = 1[/tex3]

[tex3]( \frac{\sen B \sen A}{\cos C} - 1 +\frac{\sen B \cos A}{\sen C} ) \cdot (\frac{\sen C \sen B}{\cos A} - 1 + \frac{\sen C \cos B} {\sen A}) \cdot (\frac{ \sen C \sen A}{\cos B} - 1 +\frac{\sen A \cos C}{\sen B}) = 1[/tex3]

vejamos agora que

[tex3]\frac{\sen B \sen A}{\cos C} + \frac{\sen B \cos A}{\sen C} = \sen (B) \cdot (\frac{\sen A \sen C + \cos A \cos C}{\sen C \cos C}) = 2\frac{\sen (B)}{\sen (2C)} \cos (A-C) =[/tex3]
[tex3]= 2\frac{\sen (B)}{\sen (2(A+B))} \cos (A-(\pi-A-B)) = 2 \frac{\sen B}{\sen (2(A+B))}\cos (2A+B)[/tex3]
como [tex3]\sen B \cos (2A+B) = \frac{\sen (2(A+B)) - \sen (2A)}2[/tex3]
temos: [tex3]\frac{\sen B \sen A}{\cos C} + \frac{\sen B \cos A}{\sen C} = \frac{\sen (2C) - \sen (2A)}{\sen (2C)} =1 - \frac{\sen (2A)}{\sen(2C)}[/tex3]
pronto:

[tex3]( \frac{\sen B \sen A}{\cos C} - 1 +\frac{\sen B \cos A}{\sen C} ) \cdot (\frac{\sen C \sen B}{\cos A} - 1 + \frac{\sen C \cos B} {\sen A}) \cdot (\frac{ \sen C \sen A}{\cos B} - 1 +\frac{\sen A \cos C}{\sen B}) = [/tex3]
[tex3] = -\frac{\sen(2A)}{\sen(2C)} \cdot (-)\frac{\sen (2B)}{\sen(2A)} \cdot (-)\frac{ \sen (2C)}{\sen(2B)} = -1[/tex3]

deu alguma coisa com o sinal, mas, em valor absoluto o teorema funciona e tá tudo certo. Se alguém descobrisse o porquê do sinal de menos, eu ficaria agradecido, será que algum [tex3]Y_XZ[/tex3] ficou negativo? Acho que os [tex3]Y_a[/tex3] e [tex3]Y_b[/tex3] estão certos. As retas concorrem mesmo. Se alguém conseguir interpretar geometricamente esses pontos [tex3]Y[/tex3] também, seria uma maravilha. Eu suspeito que haja uma homotetia ai e se use o teorema de monge.
Editado pela última vez por FelipeMartin em 28 Mar 2024, 17:08, em um total de 2 vezes.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Mar 2024 28 17:17

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por FelipeMartin »

um detalhe interessante: o [tex3]\triangle O_aO_bO_c[/tex3] é imagem do [tex3]\triangle ABC[/tex3] na reflexão em relação ao centro do círculo de 9 pontos do [tex3]\triangle ABC[/tex3] (vulgo ponto médio de [tex3]OH[/tex3] ).

Parece ser um fato importante para resolver o problema sem trigonometria.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Mar 2024 29 06:38

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por FelipeMartin »

[tex3]HQ_a = c \sen B - \frac {a}{\tg A} = 2R \sen C \sen B - 2R \cos A = 2R(\sen C \sen B - \cos A)[/tex3]

Próstaferese:
[tex3]\sen C \sen B - \cos A = -\frac12(\cos (B+C) - \cos (B-C)) -\cos A =\frac{\cos(B-C) - \cos A}2[/tex3]

[tex3]\frac{\cos(B-C) - \cos A}2 = -\sen(\frac{A+B-C}2) \sen (\frac{B-C-A}2) = \sen (90^{\circ} - C) \sen (90^{\circ} - B) = \cos C \cos B[/tex3]

Logo: [tex3]HQ_a = 2R \cos C \cos B[/tex3] .

[tex3]\frac{HQ_a}{OM_a} = \frac{2R \cos C \cos B}{R \cos A} = \frac{2 \cos B \cos C}{ \cos A} = \frac{x}{y}[/tex3]

Agora

[tex3]\frac a2 - c \cos B = R \sen A - 2R \sen C \cos B = R( \sen A - 2 \sen C \cos B) = R \sen (B-C)[/tex3]

dai que surge meu problema com sinais.

[tex3] \frac{2 \cos B \cos C + \cos A}{ \cos A} = \frac{R \sen (B-C)}y[/tex3]

[tex3]y = \frac{R \sen (B-C) \cos A}{\cos A + 2\cos B \cos C} = R \tg (B-C) \cos A[/tex3]
[tex3]x = 2R \tg (B-C) \cos B \cos C[/tex3]

[tex3]Y_aC = \frac a2 + y = R \sen A + R \tg (B-C) \cos A = R\frac{(\sen A \cos (B-C) + \sen (B-C) \cos A)}{\cos (B-C)} = \\ =R \frac{\sen (A+B-C)}{\cos (B-C)} = R \frac{\sen (2C)}{\cos (B-C)}[/tex3]
[tex3]Y_aB = \frac a2 - y = R\frac{\sen (2B)}{\cos (B-C)}[/tex3]

Pronto: [tex3]\frac{Y_aC}{Y_aB} = \frac{\sen (2C)}{\sen (2B)}[/tex3]

e o sinal não importava! UFA.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Mar 2024 30 18:36

Re: OBM-2018 Questão 3 N2

Mensagem não lida por FelipeMartin »

problemadocapeta.png
problemadocapeta.png (51.15 KiB) Exibido 137 vezes
é claro que [tex3]Y_a = OH_a \cap BC[/tex3] .
Note que [tex3]\angle A'AH_a = 90^{\circ} \implies AA' \parallel BC[/tex3] donde tiramos que [tex3]A'[/tex3] é reflexo de [tex3]A[/tex3] em relação à mediatriz de [tex3]BC[/tex3] , donde [tex3]\widehat{AB} = \widehat{A'C} \implies \angle Y_aH_aC = \angle ACB = C[/tex3]

Lei dos senos no [tex3]\triangle H_aY_aC[/tex3] :
[tex3]\frac{H_aY_a}{\sen (90^{\circ} - B)} = \frac{Y_aC}{\sen C} \implies H_aY_a = \frac{\cos B}{\sen C} Y_aC[/tex3]
Lei dos senos no [tex3]\triangle BY_aH_a[/tex3] :
[tex3]\frac{H_aY_a}{\sen (90^{\circ} - C)} = \frac{Y_aB}{\sen (180^{\circ} - A - C)} \implies H_aY_a = \frac{\cos C}{\sen B} Y_aB[/tex3]
pronto:
[tex3]\frac{Y_aC}{Y_aB} = \frac{\sen C \cos C}{\sen B \cos B} = \frac{\sen (2C)}{\sen (2B)}[/tex3]

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem OBM-2018 Questão 1 N2 - Contagem/Lógica
    por GabrielOBM » » em Olimpíadas
    2 Respostas
    2109 Exibições
    Última mensagem por csmarcelo
  • Nova mensagem OBM-2018 Questão 2 N2
    por GabrielOBM » » em Olimpíadas
    2 Respostas
    1783 Exibições
    Última mensagem por GabrielOBM
  • Nova mensagem OBM-2018 Questão 5 N2 - Álgebra
    por GabrielOBM » » em Olimpíadas
    2 Respostas
    1403 Exibições
    Última mensagem por GabrielOBM
  • Nova mensagem OBM-2018 Questão 5 N2
    por GabrielOBM » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    1425 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem OBM-2018 Questão 6 N2 - Teoria dos Números
    por GabrielOBM » » em Olimpíadas
    0 Respostas
    1267 Exibições
    Última mensagem por GabrielOBM

Voltar para “Olimpíadas”