Física IIIUEM 2018 Física

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
medyorianna
Pleno
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Out 2022, 10:22
Última visita: 17-05-24
Mai 2024 06 15:11

UEM 2018 Física

Mensagem não lida por medyorianna »

Considere uma haste metálica, livre para se movimentar, apoiada sobre um fio condutor metálico fixo dobrado em forma de U. Esse conjunto forma uma espira retangular, cuja área varia conforme o deslocamento da haste. Considere que essa espira assim formada está imersa em uma região onde existe um campo magnético uniforme , que entra perpendicularmente no plano dessa espira, devido à presença de um ímã. Leve em conta também que a espira está em um plano paralelo à vertical e considere um pequeno intervalo de tempo imediatamente após a haste metálica ser colocada em movimento para a direita com velocidade , aumentando dessa forma a área da espira. Assinale o que for correto.
0EA76103-DCBD-560C-3408-7DD3EF0FBAD1-400.png
0EA76103-DCBD-560C-3408-7DD3EF0FBAD1-400.png (22.83 KiB) Exibido 63 vezes
01) Para um observador em repouso em relação ao ímã, elétrons livres no interior da haste começam a se movimentar junto com ela para a direita e, consequentemente, passam a sofrer a ação de uma força magnética vertical para baixo devido à presença do campo magnético, dando origem a um movimento de elétrons livres no sentido horário.

02) Para um observador em repouso em relação à haste, deve-se considerar a existência de um campo elétrico induzido nessa haste devido à ação do ímã em movimento para a esquerda com velocidade −, de modo que os elétrons livres passam a sofrer a ação de uma força elétrica vertical para baixo, dando origem a um movimento de elétrons livres no sentido horário.

04) De acordo com a lei de indução eletromagnética de Faraday, quando a haste se desloca para a direita, ocorre um aumento do fluxo de campo magnético através da espira, dando origem a uma força eletromotriz que, por sua vez, dá origem a uma corrente elétrica induzida no sentido anti-horário.

08) De acordo com a lei de Lenz, se a haste se movimentasse para a esquerda, então não surgiria uma corrente elétrica induzida na espira.

16) De acordo com a lei de indução eletromagnética de Faraday, se o campo magnético no qual a espira está imersa for gerado por um dispositivo que o faça variar no tempo, então surgirá uma corrente elétrica induzida na espira, mesmo que a haste permaneça em repouso em relação ao fio condutor em forma de U.
Resposta

Gabarito: 01-02-04-16
Gente, alguém poderia me ajudar? Meu raciocínio é que, como o campo magnético está ENTRANDO (SUL) a corrente seria horário. Porém, a 04 está como correta no gabarito :/

Editado pela última vez por medyorianna em 06 Mai 2024, 15:11, em um total de 1 vez.
"é justo que muito custe o que muito vale."
Avatar do usuário
παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 964
Registrado em: 08 Abr 2023, 17:28
Última visita: 18-05-24
Localização: Evanston, IL
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 29 vezes
Mai 2024 06 15:15

Re: UEM 2018 Física

Mensagem não lida por παθμ »

medyorianna escreveu: 06 Mai 2024, 15:11 Gente, alguém poderia me ajudar? Meu raciocínio é que, como o campo magnético está ENTRANDO (SUL) a corrente seria horário. Porém, a 04 está como correta no gabarito :/
Se o fluxo aumenta no sentido entrando na página, a corrente induzida deve ser tal que ela gera um campo magnético no sentido saindo na página. Você pode verificar pela regra da mão direita que o sentido que faz isso é o anti-horário. Por isso a 04) é correta.

Avatar do usuário
medyorianna
Pleno
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Out 2022, 10:22
Última visita: 17-05-24
Mai 2024 06 18:58

Re: UEM 2018 Física

Mensagem não lida por medyorianna »

παθμ escreveu: 06 Mai 2024, 15:15
medyorianna escreveu: 06 Mai 2024, 15:11 Gente, alguém poderia me ajudar? Meu raciocínio é que, como o campo magnético está ENTRANDO (SUL) a corrente seria horário. Porém, a 04 está como correta no gabarito :/
Se o fluxo aumenta no sentido entrando na página, a corrente induzida deve ser tal que ela gera um campo magnético no sentido saindo na página. Você pode verificar pela regra da mão direita que o sentido que faz isso é o anti-horário. Por isso a 04) é correta.
Poderia me explicar também a 01 e a 02 também?

"é justo que muito custe o que muito vale."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (UEM 2018) Espelho Plano
    por skulllsux189 » » em Física II
    0 Respostas
    1063 Exibições
    Última mensagem por skulllsux189
  • Nova mensagem (UEM 2018) Termodinâmica
    por skulllsux189 » » em Física II
    1 Respostas
    1735 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem (UEM 2018) Cinemática
    por skulllsux189 » » em Física I
    1 Respostas
    1113 Exibições
    Última mensagem por MatheusBorges
  • Nova mensagem (CVU -UEM -2018) Termodinâmica
    por skulllsux189 » » em Física I
    3 Respostas
    3112 Exibições
    Última mensagem por AlguémMeHelp
  • Nova mensagem (CVU -UEM -2018) Função Ondas
    por skulllsux189 » » em Física II
    1 Respostas
    1086 Exibições
    Última mensagem por AlguémMeHelp

Voltar para “Física III”