Física IIIEsféra condutora em campo elétrico uniforme.

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Picolino
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Qua 22 Dez, 2021 23:03
Última visita: 29-03-24
Jan 2024 10 18:43

Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por Picolino »

Opa pessoal, blz? Estava tentando resolver o problema de uma esféra condutora de Raio R imersa em um campo elétrico uniforme E, quando me surgiram algumas dúvidas para determinar a densidade de cargas na esfera em função do ângulo. Segue meu raciocinio.

Podemos determinar a densidade de cargas P(x) - x é ângulo - pela expressão: P(x) = e0En , em que En é o campo elétrico na surficie na direçãão Normal.
Sabemos que o campo elétrico dentro da esféra deve ser nulo, tendo em vista que o condutor está em equilíbrio.

Então beleza, se o campo elétrico é nulo dentro da esfera, podemos escrevelo como sendo a soma vetorial do campo E com o campo induzido Ei
E + Ei = 0, Ei = -E; para qualquer ponto dentro da esfera.

considerei o campo induzido num ponto muito próximo internamente da superfície com sendo aproximadamente igual ao campo induzido muito proximo á superfície, mas com "sinal trocado", ou seja:
Es = 2.E
Colocando o campo resultante na direção normal:
En = 2.Ecos(x)
Usando a expressão para P(x): P(x) = 2.e0Ecos(x). mas na verdade a resposta é
Resposta

3.e0Ecos(x)
Para obter o campo na superfície,eu deveria somar o campo da surperficie do "lado de fora" e o do "lado de dentro", obtendo assim Es = 3E?

Avatar do usuário

παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 889
Registrado em: Sáb 08 Abr, 2023 17:28
Última visita: 25-04-24
Localização: Evanston, IL
Jan 2024 11 00:15

Re: Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por παθμ »

Picolino,
Picolino escreveu: Qua 10 Jan, 2024 18:43 considerei o campo induzido num ponto muito próximo internamente da superfície com sendo aproximadamente igual ao campo induzido muito proximo á superfície, mas com "sinal trocado", ou seja:
Es = 2.E
Colocando o campo resultante na direção normal:
En = 2.Ecos(x)
Sinceramente, eu não entendi o que você tentou fazer aqui. Pelo o que você escreveu, me parece que você tentou usar o fato de que, quando "vamos" do interior da esfera para o exterior, basta somarmos um termo [tex3]\frac{\sigma(\theta)}{\epsilon_0},[/tex3] na direção radial para fora, ao campo elétrico interno para obtermos o campo elétrico externo, mas as equações que você escreveu não fazem sentido. Uma coisa que talvez tenha a ver com o seu equívoco: Lembre-se que todas as cargas na superfície da esfera contribuem para o campo em um determinado ponto, mesmo que esse ponto esteja infinitamente próximo à superfície. Você não pode considerar apenas a contribuição das cargas muito próximas.


Esse problema da esfera metálica em um campo elétrico uniforme é bastante usual. Uma forma de resolvê-lo usando apenas eletrostática elementar é a seguinte: considere duas esferas uniformemente carregadas, com densidades de carga [tex3]\pm \rho,[/tex3] com seus centros, O e O', separados de uma distância [tex3]a[/tex3] muito pequena. Seja [tex3]\vec{a}=\vec{OO'}.[/tex3]
Screenshot 2024-01-10 235625.png
Screenshot 2024-01-10 235625.png (42.67 KiB) Exibido 325 vezes
Para calcular o campo em um ponto dentro da interseção das duas esferas, podemos usar o fato de que o campo no interior de uma esfera homogênea de densidade de carga [tex3]\rho[/tex3] é [tex3]\vec{E}=\frac{\rho}{3\epsilon_0}\vec{r},[/tex3] o que pode ser facilmente mostrado com a lei de Gauss. Daí, contabilizando as contribuições das duas esferas, o campo elétrico em um ponto dentro da região de interseção é [tex3]\vec{E}=\frac{\rho}{3\epsilon_0}\vec{r_+}+\frac{-\rho}{3\epsilon_0}\vec{r_-}=\frac{\rho}{3\epsilon_0}(\vec{r_+}-\vec{r_-}),[/tex3] onde r+ e r- são os vetores posição do ponto em relação ao centro da esfera positiva e o centro da esfera negativa, respectivamente.

Mas veja que [tex3]\vec{a}+\vec{r_+}=\vec{r_-} \Longrightarrow \vec{r_+}-\vec{r_-}=-\vec{a},[/tex3] logo o campo elétrico dentro da interseção das esferas é constante, de módulo [tex3]E=\frac{\rho a}{3\epsilon_0}[/tex3] e apontando para a esquerda.

Agora, considere o limite [tex3]a \rightarrow 0,[/tex3] de modo que a região das esferas que está fora da interseção tem uma espessura infinitesimal. Podemos então, em primeira aproximação, considerar essa superfície na parte de fora da interseção como uma única esfera (daí a relevância disso para o problema original).
Screenshot 2024-01-11 000834.png
Screenshot 2024-01-11 000834.png (62.3 KiB) Exibido 325 vezes
Imagine que traçamos dois raios, um partindo de O e outro de O', formando um ângulo [tex3]\theta[/tex3] com a horizontal. Ao fazer isso, veja que o raio que parte de O está "atrasado" de uma distância [tex3]a \cos(\theta)[/tex3] em relação ao raio que parte de O' (se isso não estiver claro, desenhe. É a mesma aproximação que você faz quando você resolve questões de óptica física sobre fendas). Por isso, a distância entre a superfície da esfera imaginária negativa e a da esfera imaginária positiva, para um dado [tex3]\theta,[/tex3] é [tex3]\delta =a \cos(\theta).[/tex3] Daí, como essa região de espessura [tex3]\delta[/tex3] possui densidade de carga [tex3]\rho,[/tex3] a densidade superficial de carga é [tex3]\sigma(\theta)=\rho \delta(\theta)=\rho a \cos(\theta).[/tex3] Você pode verificar facilmente que essa equação também vale para pontos na esfera em outros quadrantes, não sendo necessário alterar nenhum sinal.

Ou seja, acabamos de achar uma função de distribuição de carga em uma superfície esférica que gera um campo elétrico uniforme dentro de si: precisamente o que queríamos. Sendo [tex3]E_0[/tex3] o campo externo, queremos que [tex3]\frac{\rho a}{3\epsilon_0}=E_0 \Longrightarrow \rho a=3\epsilon_0 E_0,[/tex3] e aí:

[tex3]\boxed{\sigma(\theta)=3\epsilon_0 E_0 \cos(\theta)}[/tex3]


Esse é o jeito "carteado" de resolver esse problema, que utiliza apenas conceitos básicos de eletrostática. O jeito formal de resolver o problema é usando o fato de que a equação de Laplace, [tex3]\nabla ^2 V=0,[/tex3] possui a seguinte solução geral em sistemas com simetria axial:

[tex3]V(r, \theta)=\sum_{l=0}^{\infty}\left(A_lr^l+\frac{B_l}{r^{l+1}}\right)P_l(\cos(\theta)),[/tex3] onde [tex3]A_l,[/tex3] [tex3]B_l[/tex3] são constantes e [tex3]P_l[/tex3] é o l-ésimo polinômio de Legendre. Feito isso, usamos algumas identidades fundamentais da eletrostática e plugamos condições de contorno, chegando no mesmo resultado para [tex3]\sigma(\theta).[/tex3]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Picolino
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Qua 22 Dez, 2021 23:03
Última visita: 29-03-24
Jan 2024 11 10:55

Re: Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por Picolino »

Professor, primeiramente peço perdão pela falta de clareza, teu entendi o que o senhor disse, mas eu realmente não consegui visualizar como o campo na supercie resultaria em 3E. Fiz um desenho pra me explicar melhor.
esfera condutora imersa em um campo elétrico unforme.jpg
esfera condutora imersa em um campo elétrico unforme.jpg (17.48 KiB) Exibido 316 vezes
Na situação 1 concluí que o campo induzido na esfera deveria ser, em módulo, igual ao campo E, para todos os pontos dentro dela, ou seja, para qualquer valor de r < R.
Na situação 2 considerei um ponto sobre a superfície, r = R, em vermelho, e somei os vetores. Na parte interna o Ei no sentido da esquerda cancela com E, e E soma com o Ei no sentido da direita, obtendo assim 2E, contudo acredito que eu somei E duas vezes sobre um mesmo ponto, o que seria incorreto.
Talvez o mais correto fosse fazer o seguinte:
esfera condutora imersa em um campo elétrico 2.jpeg
esfera condutora imersa em um campo elétrico 2.jpeg (9.44 KiB) Exibido 316 vezes
Aqui considerei E apenas uma vez sobre o ponto vermelho. Somando os vetores em módulo, obtemos 3E. Daí segue En(x) = 3Ecos(x), e finalmente:
P(x) = 3e0Ecos(x)

Não sei se o que eu fiz na situação 3 foi um "freestyle" ou se é realmente o que ocorre, mas como disse, não consegui visualizar outra forma de encontrar o campo elétrico na superfície igual a 3E.
Desde já mt obgg.
Avatar do usuário

παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 889
Registrado em: Sáb 08 Abr, 2023 17:28
Última visita: 25-04-24
Localização: Evanston, IL
Jan 2024 11 11:33

Re: Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por παθμ »

Picolino escreveu: Qui 11 Jan, 2024 10:55 Professor, primeiramente peço perdão pela falta de clareza, teu entendi o que o senhor disse
eu não sou professor, só tenho 18 anos :P pode se referir a mim por παθμ
Picolino escreveu: Qui 11 Jan, 2024 10:55 Na situação 1 concluí que o campo induzido na esfera deveria ser, em módulo, igual ao campo E, para todos os pontos dentro dela, ou seja, para qualquer valor de r < R.
Isso, o campo gerado pelas cargas na superfície deve ser [tex3]E_0[/tex3] para a esquerda em todos os pontos do interior.
Picolino escreveu: Qui 11 Jan, 2024 10:55 Na situação 2 considerei um ponto sobre a superfície, r = R, em vermelho, e somei os vetores. Na parte interna o Ei no sentido da esquerda cancela com E, e E soma com o Ei no sentido da direita, obtendo assim 2E, contudo acredito que eu somei E duas vezes sobre um mesmo ponto, o que seria incorreto.
Eu acho que entendi o que você tentou fazer. Parece que você está dizendo que o campo elétrico gerado pelas cargas na superfície, no ponto [tex3]\theta=0,[/tex3] é [tex3]-E_i[/tex3] imediatamente dentro e [tex3]+E_i[/tex3] imediatamente fora, onde [tex3]|E_i|>0[/tex3] e positivo significa para a direita. Isso está conceitualmente errado, o correto seria [tex3]E_i^{fora}=E_i^{dentro}+\frac{\sigma(0)}{\epsilon_0},[/tex3] mantendo a convenção de sinais.

Voltando à solução correta do problema, vamos analisar os campos elétricos em [tex3]\theta=0.[/tex3] Temos [tex3]E_i^{dentro}=-E_0,[/tex3] daí [tex3]E_i^{fora}=-E_0+\frac{\sigma(0)}{\epsilon_0}[/tex3] e o campo elétrico em [tex3]\theta=0[/tex3] imediatamente fora é [tex3]E(0)=E_0+E^{i}_{fora}=\frac{\sigma(0)}{\epsilon_0}=3E_0.[/tex3]

No geral, para outros valores de [tex3]\theta,[/tex3] temos [tex3]\vec{E_i^{fora}}=\vec{E_i^{dentro}}+\frac{\sigma(\theta)}{\epsilon_0} \hat{r},[/tex3] e como [tex3]\vec{E_i^{dentro}}=-\vec{E_0}[/tex3] podemos concluir que o campo elétrico imediatamente fora da esfera em uma posição polar [tex3]\theta[/tex3] é [tex3]\vec{E}(\theta)=\vec{E_i^{fora}}+\vec{E_0}=\frac{\sigma(\theta)}{\epsilon_0} \hat{r}=3E_0 \cos(\theta) \hat{r}.[/tex3] Lembre-se também que o campo elétrico imediatamente fora de corpos condutores deve ser sempre normal à superfície.

Me parece que a sua solução realmente está usando conceitos físicos incorretos, e eu tenho dificuldade em interpretar raciocínios que usam conceitos físicos incorretos, então se eu não tiver tirado suas dúvidas me avise.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Picolino
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Qua 22 Dez, 2021 23:03
Última visita: 29-03-24
Jan 2024 11 15:27

Re: Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por Picolino »

Hmmmm agora sim creio ter entendido :D:D

Essa relação aqui [tex3]\vec{E_i^{fora}}=\vec{E_i^{dentro}}+\frac{\sigma(\theta)}{\epsilon_0} \hat{r},[/tex3] bate certinho com o que tentei fazer no outro desenho, mas concetualmente correta. Só mais uma pergunta, sabe onde posso encontrar mais problemas como este?

Vlw meu mano, foi de grande ajuda !!!
Movido de IME/ITA para Física III em Sex 19 Jan, 2024 08:57 por ALDRIN


FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Mar 2024 02 15:56

Re: Esféra condutora em campo elétrico uniforme.

Mensagem não lida por FelipeMartin »

A solução pela equação de Laplace está aqui:

viewtopic.php?t=54974

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Esfera condutora
    por durrio » » em Física III
    1 Respostas
    3266 Exibições
    Última msg por aleixoreis
  • Nova mensagem Carga dentro de Esfera condutora carregada
    por kantando » » em Física III
    11 Respostas
    3705 Exibições
    Última msg por ivanginato23
  • Nova mensagem (Farias Brito) Carga induzida em Placa condutora
    por Ardovino » » em Física III
    1 Respostas
    1279 Exibições
    Última msg por Planck
  • Nova mensagem Carga e campo elétrico de esfera e casca esférica
    por felipjesse » » em Física III
    0 Respostas
    1933 Exibições
    Última msg por felipjesse
  • Nova mensagem Unifev- Campo elétrico Uniforme
    por isahllama » » em Física III
    1 Respostas
    1985 Exibições
    Última msg por aleixoreis

Voltar para “Física III”