A medida da velocidade de um veículo, utilizando radar, baseia-se no fato de que as ondas emitidas pelo radar e detectadas após serem refletidas pelo veículo em movimento têm frequências diferentes. Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler.
A onda refletida pelo veículo citada no texto é uma:
A)onda eletromagnética que tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente.
B)onda eletromagnética e se propaga com a velocidade da luz.
C)onda mecânica e tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente.
D)onda mecânica e se propaga com a velocidade do som.
E)onda eletromagnética que, devido à sua alta frequência, se propaga com velocidade maior que a velocidade da luz.
Física II ⇒ Enem 2009(2ª aplicação)
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Out 2014
15
16:12
Enem 2009(2ª aplicação)
Última edição: Sami (Qua 15 Out, 2014 16:12). Total de 1 vez.
Abr 2020
26
22:54
Re: Enem 2009(2ª aplicação)
Olá, Sami.
O funcionamento de um radar é bem interessante. O nome “Radar” é oriundo do seu significado, em inglês, Radio Detection and Rangig. Esse aparelho é utilizado para localizar objetos a longa distância.
A velocidade é calculada por 2 ou 3 sensores no próprio asfalto. Desse modo, quando um carro passa por esses sensores, eles enviam um sinal para o computador de processamento de dados do aparelho. Por física básica, mede-se o tempo entre os sinais:
O tempo e a distância são dados que os computadores possuem para calcular a velocidade. Mas, os sensores estão ligados à câmera e, nesse sentido, quando acusam alta velocidade, ela é acionada. Os modelos digitais tiram fotos de 640 x 480 pixels e possuem um programa que identifica a placa dentro da foto. Eles utilizam um sistema de reconhecimento para identificar cada caractere. Após isso, as imagens são criptografadas e enviadas para a central do órgão de trânsito para um software de análise. Um detalhe, as câmeras ficam ligadas o tempo todo, mas, só registram quando os sensores acusam a infração.
As ondas emitidas pelo radar, ondas de rádio, se propagam alargando-se e ganhando a forma de um cone até atingir o alvo (veículo). Após isso, o sinal é refletido e recebido pelo aparelho.
Desse modo, note que o equipamento utiliza-se de ondas de rádio, que são ondas eletromagnéticas e, por isso, propagam-se na velocidade da luz.
O funcionamento de um radar é bem interessante. O nome “Radar” é oriundo do seu significado, em inglês, Radio Detection and Rangig. Esse aparelho é utilizado para localizar objetos a longa distância.
A velocidade é calculada por 2 ou 3 sensores no próprio asfalto. Desse modo, quando um carro passa por esses sensores, eles enviam um sinal para o computador de processamento de dados do aparelho. Por física básica, mede-se o tempo entre os sinais:
[tex3]\text t= \Delta \text s \cdot \text v[/tex3]
O tempo e a distância são dados que os computadores possuem para calcular a velocidade. Mas, os sensores estão ligados à câmera e, nesse sentido, quando acusam alta velocidade, ela é acionada. Os modelos digitais tiram fotos de 640 x 480 pixels e possuem um programa que identifica a placa dentro da foto. Eles utilizam um sistema de reconhecimento para identificar cada caractere. Após isso, as imagens são criptografadas e enviadas para a central do órgão de trânsito para um software de análise. Um detalhe, as câmeras ficam ligadas o tempo todo, mas, só registram quando os sensores acusam a infração.
As ondas emitidas pelo radar, ondas de rádio, se propagam alargando-se e ganhando a forma de um cone até atingir o alvo (veículo). Após isso, o sinal é refletido e recebido pelo aparelho.
Desse modo, note que o equipamento utiliza-se de ondas de rádio, que são ondas eletromagnéticas e, por isso, propagam-se na velocidade da luz.
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