Data atual:
Dom 19 Mai, 2013 18:36

News News of Físico-Química

Site map of Físico-Química » Fórum : Físico-Química

Regras de utilização do Fórum
Ao não cumprir as regras do fórum, sua mensagem será deletada e você poderá ser banido do fórum.

Gases

Alguém poderia me ajudar?

Num balão de 200 L de capacidade, mantida à temperatura constante de 300 K, são colocados 110 L de nitrogênio a 5,0 atm e 57^o C, 80 L de oxigênio a 2,5 atm e -23^oC e 50 litros de neônio a 3,2 atm e 47^oC. A pressão total da mistura gasosa, em atm, é:

a) 4,45 atm.
b) 5,00 atm.
c) 5,70 atm.
d) 7,50 atm.
e) 9,90 atm.

texto oculto:

a
Read more : Gases | Exibições : 66 | Respostas : 1

Reações de oxirredução

Por que a oxidação do ferro só ocorre em solução aquosa? Por exemplo:

Fe\,\to\,Fe^{2+}\,+\,2e^{-}

Qual "característica" da água faz com que o ferro "libere" dois elétrons?

Se possível, evitem uma resposta muito didática (formal), pois este está sendo exatamente o meu problema: não estou conseguindo "mastigar" a explicação de "formação de ferrugem" do meu livro. Quero dizer, só não consigo entender o PORQUÊ o ferro só libera esses elétrons quando está em contato com a ...
Read more : Reações de oxirredução | Exibições : 107 | Respostas : 2

(SSA – 2010)Oxidação e Redução

(SSA – 2010) O ácido sulfúrico tem ação oxidante, quando concentrado, a quente e em certas condições experimentais. Em relação à reação química representada pela equação abaixo, é CORRETO afirmar, após ajustada, que

K_2Cr_2O_7 + H_2SO_4 + NaBr \rightarrow  K_2SO_4 + Cr_2(SO_4)_3 + Na_2SO_4 + H_2O + Br_2

a) o ácido sulfúrico age quimicamente como um agente oxidante.
b) na equação, a soma dos coeficientes do K_2SO_4 e H_2O é igual ...
Read more : (SSA – 2010)Oxidação e Redução | Exibições : 229 | Respostas : 1

pH e Hidrólise

Não sei se isso é permitido, mas minha dúvida é sobre os dados da questão e não a questão em si própria. Eu tenho os seguintes dados: Fórmula química do composto, massa molar do composto, ponto de solubilidade e seu Ka. E a questão está pedindo o pH de uma solução 0,1mol/L de um sal derivado desse composto. Como devo proceder? O Ka vai ser o mesmo? (A questão não disponibilizou outra constante). Obrigado desde ...
Read more : pH e Hidrólise | Exibições : 55 | Respostas : 0

(Ilha Solteira-SP) Eletroquímica

Marca-passo é um dispositivo de emergência para estimular o coração com uma corrente alternada para estabilizar a pulsação ou restabelecer o ritmo de um coração parado. A pilha utilizada nos marca-passos é constituída por eletrodos de lítio e iodo. A partir dos valores dos potenciais de redução-padrão, determine:

a) As equações das semi-reações de oxidação e redução.
b) A diferença de potencial da pilha.

dados: Li^+_{(aq)} + e^- \rightarrow Li_{(s)} \, ...
Read more : (Ilha Solteira-SP) Eletroquímica | Exibições : 181 | Respostas : 1

Balanceamento

Faça o balanceamento :
HSO_3^- + H_2O_2 + H_2O -> H_3O^+ + SO_4^{-2} + O^{-2}

Coeficientes :
texto oculto:

1, 1, 3,3,1,1
Read more : Balanceamento | Exibições : 43 | Respostas : 0

(UFF-RJ) Equilíbrio Químico

O gás sulfídrico, H_2S, é extremamente venenoso, incolor e seu odor lembra ovos estragados. Respirar este gás pode ser fatal e, em baixas concentrações, causa dores de cabeça e tonteira. É especialmente perigoso, pois, como inibe o sentido do olfato, o aumento de sua concentração deixa de ser percebido.

Se uma solução de H_2S, à temperatura ambiente e pressão de 1,0 atm, tem concentração aproximada de
0,1 M, então a ...
Read more : (UFF-RJ) Equilíbrio Químico | Exibições : 122 | Respostas : 1

(EFOA-MG) Equilíbrio Químico

Ao se misturar vapor de iodo (um gás violeta) com gás hidrogênio (incolor), ocorre uma reação química que resulta na formação do gás iodeto de hidrogênio (incolor).

I_2 (g)+H_2 (g)\overrightarrow{\overleftarrow} 2HI (g)

O gráfico abaixo mostra a variação das concentrações de reagentes e produtos durante um experimento em que foram utilizados 1,0 mol de I_2 e 1,0 mol de H_2, a 400 ^oC, em um frasco de 1,0 L.

tutorbrasil.JPG

Em ...
Read more : (EFOA-MG) Equilíbrio Químico | Exibições : 331 | Respostas : 1

(Fuvest-SP) Termoquímica

Alguém poderia me ajudar? Eu não tô conseguindo fazer a c.

(Fuvest-SP) O Veículo Lançador de satélites brasileiro emprega, em seus propulsores, uma mistura de perclorato de amônio sólido (NH_4ClO_4) e alumínio em pó, junto com um polímero, para formar um combustível sólido.

a) Na decomposição térmica do perclorato de amônio, na ausência do alumínio, formam-se quatro produtos. Um deles é a água e os outros três são substâncias simples diatômicas, duas das quais são ...
Read more : (Fuvest-SP) Termoquímica | Exibições : 170 | Respostas : 1

(Ence/Uni-Rio-RJ) Termoquímica

(Ence/Uni-Rio-RJ) Em 1867, Alfred Nobel desenvolveu e patenteou a dinamite, uma mistura de nitroglicerina e argila. O invento seria valioso na área da construção civil, mas tornou-se uma arma mortal durante a primeira guerra mundial, para desgosto de seu inventor. No final da vida, Nobel deixou toda a sua fortuna para o Instituto que leva o seu nome, que anualmente distribui prêmios para trabalhos relevantes em medicina, ciência e paz.

A ...
Read more : (Ence/Uni-Rio-RJ) Termoquímica | Exibições : 115 | Respostas : 1

Entrar  •  Registrar

Estatísticas gerais do fórum

75631283555080