Ensino MédioLógica Matemática Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
mawapa
1 - Trainee
Mensagens: 133
Registrado em: Dom 22 Out, 2006 01:07
Última visita: 29-10-14
Localização: Porto Alegre
Nov 2006 11 13:47

Lógica Matemática

Mensagem não lida por mawapa »

Cada um dos cartões abaixo tem um lado um número e do outro uma letra.
A83.png
A83.png (5.63 KiB) Exibido 16315 vezes
Alguém afirmou que todos os cartões que têm uma vogal numa face têm um número par na outra. Para verificar se essa informação é verdadeira:

a) é necessário virar todos os cartões
b) é suficiente virar os dois primeiros cartões.
c) é suficiente virar os dois últimos cartões.
d) é suficiente virar os dois cartões do meio
e) é suficiente virar o primeiro e o último cartão
f) é suficiente virar o primeiro e o terceiro cartão

Última edição: mawapa (Sáb 11 Nov, 2006 13:47). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Daniel Hartmann
sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Seg 30 Out, 2006 12:31
Última visita: 18-03-09
Localização: Jaciara - MT
Nov 2006 15 15:54

Re: Lógica Matemática

Mensagem não lida por Daniel Hartmann »

Olá mawapa. No início deste ano eu estudei um pouco de Lógica na escola e coincidentemente eu vi essa questão na minha apostila. Se não me engano, ela é de um vestibular recente da FUVEST (acho que caiu ano passado).

No problema, temos a seguinte afirmação:
Alguém afirmou que todos os cartões que têm uma vogal numa face têm um número par na outra.
De acordo com essa afirmação, temos 4 conclusões:

1) Todos os cartões que possuem uma vogal numa face devem, obrigatoriamente, possuir um número par na outra;
2) Nem todos os cartões que possuem uma consoante numa face possuem um número ímpar na outra;
3) Nem todos os cartões que possuem um número par numa face possuem uma vogal na outra (essa conclusão é conseqüência direta da conclusão 2);
4) Todos os cartões que possuem um número ímpar numa face devem, obrigatoriamente, possuir uma consoante na outra.

Vou tentar explicar de uma maneira mais clara: a restrição imposta foi a presença de uma vogal somente com números pares (uma vogal só deve fazer par com um número par). Mas isso não impede que um número par também apareça com uma consoante; impede uma vogal aparecendo com um número ímpar. Conseqüentemente, um número ímpar numa face deve aparecer somente com uma consoante na outra. Mas isso não impede que uma consoante apareça com um número par...

Finalmente, se um cartão possui uma vogal numa face, ele deve possuir um número par na outra. E se outro possuir um número ímpar numa face, ele deve possuir uma consoante na outra. Portanto, para verificar a veracidade dessa conclusão basta que viremos o primeiro e o último cartão, pois são as únicas restrições possíveis (alternativa e).

Se você não entendeu alguma coisa é só avisar!

Até mais!

Última edição: Daniel Hartmann (Qua 15 Nov, 2006 15:54). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
mawapa
1 - Trainee
Mensagens: 133
Registrado em: Dom 22 Out, 2006 01:07
Última visita: 29-10-14
Localização: Porto Alegre
Nov 2006 15 17:25

Re: Lógica Matemática

Mensagem não lida por mawapa »

Olá Daniel!

Deu pra entender sim a sua explicação, muito boa. mas eu já tinha a resolução, postei apenas como um desafio pro pessoal mesmo, é que tem bastante gente que se atrapalha com esse tipo de questão de lógica.

vlw
t+
Última edição: mawapa (Qua 15 Nov, 2006 17:25). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
barros302
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Qui 05 Jul, 2018 03:03
Última visita: 05-07-18
Jul 2018 05 04:14

Re: Lógica Matemática

Mensagem não lida por barros302 »

Prezados,

Creio que existe um erro neste problema. De acordo com a afirmação abaixo:

Todos os cartões que têm uma vogal numa face têm um número par na outra.

O termo ter nesta afirmação implica que se uma carta possui um número par em um dos lados, esta mesma carta terá de possuir no seu outro lado uma vogal, independente do lado que esteja voltado para cima. Desta forma independente se a pessoa está vendo um número par ou uma vogal em uma das cartas, de acordo com a regra, se de um dos lados existir uma vogal, do outro terá de ter um número par não tendo opção diferente de apresentar uma vogal no verso se na parte frontal existir um número par. As cartas poderiam estar dentro de uma sacola e ser retirada apresentando um dos lados, daria na mesma de acordo com o enunciado do problema que não cita nenhuma referência à posição da carta ou ao que foi visualizado. O fato de não se ver o verso em nada altera o fato da carta ter um número par em um dos lados se tiver uma vogal no outro. Estou explicando bastante porque é referente a problema clássico e famoso que na verdade parece que teve o sentido alterado em relação ao original. Na versão acima virar qualquer carta poderia resolver a questão. Se tem par em um dos lados, ou seja, se um número par está voltado para cima teria de ter uma vogal no verso, se aparece uma vogal, no verso tem te existir um número par o mesmo para as consoantes em relação a existir um numero impar do outro lado. A revista Galileu parece que publicou a versão que parece melhor adaptada por não ocorrer esta falha e citar a fonte, nesta ocorre a referência da posição da carta. Adiantando a questão, o problema anuncia que haverá par no VERSO se do outro lado, (a face visível) apresentar uma vogal, inverti somente a ordem e não a condição para ficar mais evidente, abaixo do link a postagem:

http://revistagalileu.globo.com/Revista ... IOTAS.html

5. Quatro cartas estão sobre a mesa. Cada uma delas tem uma letra de um lado e um número do outro.

A K 8 5

A regra é: se uma carta tem uma vogal de um lado, terá um número par no VERSO. Quais cartas você deve virar para descobrir se a regra é verdadeira?

FONTES: Questão 5: adaptação de problema clássico desenvolvido em 1966 por Peter C. Wason, psicólogo cognitivo do University College London.
________________________________________
Resposta:
5. Cartas A e 5
90% das pessoas testadas erraram a resposta. A maior parte escolhe a carta 8, quando o enunciado diz que “as vogais têm número par no verso”, mas não diz nada sobre todos os números pares terem uma vogal do outro lado. O autor do estudo sugere que isso acontece por uma tendência irracional do cérebro a se focar em confirmar uma regra em vez de tentar mostrar quando ela é falsa, conceito que ficou conhecido na psicologia como “viés de confirmação”.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”