Físico-QuímicaPropriedades Coligativas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
felps
2 - Nerd
Mensagens: 847
Registrado em: Qui 08 Dez, 2011 18:25
Última visita: 05-05-15
Set 2012 10 20:12

Propriedades Coligativas

Mensagem não lida por felps »

Alguém poderia me ajudar?

A dissolução de um sólido iônico em certa quantidade de água faz com que, em relação à água pura e nas mesmas condições de temperatura e pressão, a solução apresente:

I. Pressão osmótica menor.
II. Pressão de vapor menor.
III. Temperatura de início de fusão menor.
IV. Temperatura de início de ebulição menor.
V. Densidade maior.

Das afirmações acima estão certas, apenas:
a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II, III e V.
e) I, II, IV e V.
Resposta

c

Última edição: felps (Seg 10 Set, 2012 20:12). Total de 1 vez.


"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo,mesmo expondo-se ao insucesso,do que ficar na fila dos pobres de espírito,que nem gozam muito nem sofrem muito,por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota" F. Roosevelt

Thiers
1 - Trainee
Mensagens: 205
Registrado em: Seg 30 Abr, 2012 11:16
Última visita: 09-02-15
Set 2012 10 21:51

Re: Propriedades Coligativas

Mensagem não lida por Thiers »

Com a adição de um soluto não volátil, aumentará a interação entre as particulas do soluto e as partículas do solvente. Este é o motivo da dificuldade da passagem para o estador de vapor, assim como seu congelamento. Por isso podemos concluir que II está correta e a III também. Pelo fato de evaporar menos, a pressão máxima de vapor consequentemente irá diminuir. E com a maior interação entre as particulas o ponto de ebulição IRÁ AUMENTAR E O DE FUSÃO DIMINUIR(justificativa dos itens III e IV)


LEMBRE-SE QUE A INTENSIDADE DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DEPENDE UNICAMENTE DA QUANTIDADE DE PARTÍCULAS PROVENIENTES DO SOLUTO NÃO-VOLÁTIL.

I- Pressão osmótica menor. => a pressão osmótica aumenta com o aumento da concentração desde que mantenha a temperatura constante. Como vc adicionou mais soluto, logo aumentará a pressão osmótica. Portanto, o item é falso.

V- densidade é maior => quando você adiciona um solido iônico, você estará jogando soluto ou solvente???? Respondendo a esta pergunta, vc consegue resolver o item. Pelo fato, da densidade ser m da solução/ Volume da solução. E jogando no recipiente soluto aumentaremos m1(massa do soluto). O volume continua o mesmo, e a m2(massa do solvente, também) logo, a densidade aumentará por ser diretamente proporcional .




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”